Data, universo do Espelho e robôs no fim de semana

Data procura o amor. Kira e Bashir visitam o universo do Espelho, visto pela primeira vez na Série Clássica, em “Mirror, Mirror”. B’Elanna Torres coloca em risco a Voyager ao ativar um robô. Saiba tudo sobre os inéditos do fim de semana a serem exibidos pelo USA, no suplemento Jornadas Inéditas.

Aproveite e veja os clipes de Voyager para o inédito brasileiro (“Prototype”) e o americano (“Friendship One”) na seção de Vídeosda série.

 

 

“In Theory”
(“Em Teoria”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 099
Exibição nos EUA: 03/06/1991
Data Estelar: 44932.3.

sábado, 16h; domingo, 12h

Sinopse:

Data dá um novo passo para tornar-se mais próximo da humanidade quando sua colega de tripulação, a alferes Jenna D’Sora, começa a vê-lo como mais do que um amigo. Os dois passam muito tempo juntos estudando uma nebulosa de matéria negra e após perceber as intenções de Jenna, Data cria um programa especial que vai ajudá-lo a entender o que é o amor.

Enquanto isso, a tripulação tem que lidar com um estranho fenômeno: um planeta de classe M que está dentro da nebulosa dá uma “piscada”, ou seja, some e depois reaparece. E seja lá o que for que está causando isso, está também colocando a Enterprise em perigo.

Notas:

Após Jonathan Frakes, é a vez de Patrick Stewart (Picard) mudar de lado e dirigir um episódio da Nova Geração. Stewart voltaria a dirigir um episódio da série na quinta temporada, em “Hero Worship”, mais um episódio centrado em Data.

O gato de Data mostrado em “Data’s Day” recebe um nome: Spot. Porém mais tarde é revelado que ele na verdade é uma gata, que tem filhotes no episódio da sétima temporada “Genesis”.

Michele Scarabelli, que interpreta o interesse romântico de Data Jenna D’Sora, é conhecida como Susan na série de TV “Alien Nation”.

E o “alumínio transparente”, “criado” por Scotty no século 20 (“Jornada nas Estrelas IV”) é citado neste episódio.

Whoopi Goldberg retorna como Guinan após sua última aparição, em “Night Terrors”. Ela apareceu oito vezes nesta temporada, um recorde.

Rosalind Chao também retorna como a esposa de Miles O’Brien, Keiko, após sua última aparição em “Night Terrors”. Nesta sua temporada de estréia, Chao apareceu em quatro episódios. Agora ela retornará em “Disaster”, do quinto ano, onde dá a luz ao primeiro filho do casal O’Brien.

Elenco convidado:

Michele Scarabelli como a alferes Jenna D’Sora
Rosalind Chao como Keiko O’Brien
Colm Meaney como Miles Edward O’Brien
Pamela Winslow como alferes McKnight
Whoopi Goldberg como Guinan

Escrito por Joe Menosky & Ronald D. Moore
Direção de Patrick Stewart

 

“Crossover”
(“Espelho, Espelho Meu”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 043
Exibição nos EUA: 16/05/1994
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 17h; domingo, 13h

Sinopse:

Kira e Bashir, enquanto regressando de uma missão, passam por uma espécie de perturbação no interior da Fenda Espacial. Após finalmente efetuarem a difícil travessia, eles ficam surpresos por não encontrarem Deep Space Nine mais na vizinhança da fenda, mas sim orbitando Bajor.

Rapidamente eles percebem estar em universo alternativo, um em que a humanidade foi feita escrava de uma brutal aliança Klingon-Cardassiana-Bajoriana. Uma versão alternativa de Kira, chamada simplesmente de “Intendente”, comanda a Terok Nor deste universo, tendo uma versão alternativa de Garak como seu primeiro-oficial.

Notas:

Este episódio (assim como suas sequências) é baseado no mesmo universo paralelo do episódio da segunda temporada da série original, “Mirror, Mirror”DS9 retornaria ao “universo do espelho” por mais quatro vezes, nos seguintes episódios: “Through the Looking Glass”, da terceira temporada, “Shattered Mirror”, da quarta temporada, “Ressurection”, da sexta temporada, e “The Emperor’s New Cloak”, da sétima temporada

A familia Duras (do “universo do Espelho”) parece ser muito importante na aliança Klingon-Cardassiana-Bajoriana.

O roteiro (originalmente chamado de “Detour”) foi co-escrito por Peter Allan Fields, em seu último trabalho como contratado na série. Porém foi Robert Hewitt Wolfe que bolou o conceito de que fora a aliança entre os Klingons e os Cardassianos que tornou o “Império”, do episódio “Mirror, Mirror”, algo tão brutal em primeiro lugar. Também foi ele que concebeu que a tentativa de pacificação da versão alternativa de Spock (por sugestão de Kirk ao final de“Mirror, Mirror”) acabou dando errado, levando à queda do “Império” (algo não dissimilar ao que a personagem de Edith Keeler faria, com consequências similares, se não tivesse morrido no episódio “The City on the Edge of Forever”, também da série original).

Os ângulos de câmera, extremamente abertos, utilizados pelo diretor David Livingston, foram baseados nos do filme “The Third Man” e ajudam a conferir uma atmosfera de uma realidade alterada.

Apesar de muitos duvidarem, Robert Blackman, o reponsável pelo vestuário da série, jura que os uniformes de Kira e da “Intendente” são essencialmente os mesmos. As maiores diferenças, ele atribui aos saltos altos e à atuação de Nana, trazendo uma personagem totalmente diferente à vida. Por incrível que possa parecer, todos os seus colegas acham a real personalidade de Nana Visitor muito mais próxima da personalidade da “Intendente” do que a da real Kira.

As filmagens do episódio precisaram de um dia extra devido ao tempo gasto para filmar as cenas com as duas Kiras, em um trabalho extremamente complexo e difícil. Na cena em que Kira toca o rosto da “Intendente” é a mão da dublê que é utilizada.

A idéia original era ter o “Mirror-Worf” (a versão alternativa de Worf deste “universo do espelho”) entre os Klingons do episódio, mas quando Michael Dorn não ficou disponível para as filmagens, a maioria das falas que seriam para o seu personagem foram modificadas e passadas para o “Mirror-Garak”. Mas Dorn acabaria tendo a sua real chance no “universo do espelho” nos episódios“Shattered Mirror” e “The Emperor’s New Cloak”.

O coordenado de dublês Dennis Madalone trabalha neste e em todos os outros episódios do “universo do espelho” em DS9 como o personagem Marauder.

A banheira usada pela “Intendente” é a mesma usada por Troi e Riker no filme “Star Trek – Insurreição”.

Nana Visitor tem ótimas lembranças do episódio, especialmente nas filmagens da cena da banheira em que “por uma tremenda coincidência” a equipe responsável usou, na água da banheira, a ÚNICA substância capaz de desgrudar os tapa-seios de Nana.

Elenco convidado:

Andrew Robinson como Garak
John Cothran, Jr. como Telok
Stephen Gevedon como um Klingon
Jack R. Orend como um Humano
Dennis Madalone como o Marauder

História de Peter Allan Fields
Roteiro de Peter Allan Fields e Michael Piller
Direção de David Livingston

 

“Prototype”
(“Protótipo”)

Voyager
2ª temporada

Episódio 029
Exibição nos EUA: 15/01/1996
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 18h; domingo, 14h

Sinopse:

Quando a tripulação encontra um robô humanóide desativado com uma fonte de energia estranha flutuando no espaço, a engenheira-chefe B’Elanna Torres o traz a bordo e consegue repará-lo. Quando volta à vida, o misterioso homem mecânico, Unidade Autômata 3987, explica que seu tipo está próximo da extinção e pede a ela que monte um protótipo para a construção de mais unidades. Para preservar a Primeira Diretriz, Torres tem de declinar o pedido, mas quando a nave de 3987 é localizada, o robô a abduz e ameaça destruir a Voyager a não ser que a tenente contrua o protótipo.

Notas:

Jonathan Frakes (William Riker) dirigiu o episódio. Em entrevista, ele reclamou do baixo custo da produção, que resultou num visual bobo dos robôs em que a história se centrava.

Elenco convidado:

Rick Worthy como 3947
Hugh Hodgin como 6263

Escrito por Nicholas Corea
Direção de Jonathan Frakes