Fãs são cautelosamente otimistas sobre a série Enterprise

Salvador Nogueira
Editor de Trek Brasilis

A pesquisa DataTrekker mostrou que ainda é muito cedo para dizer se a nova série de Jornada nas Estrelas, atualmente chamada por todos de Enterprise, será realmente digna de suas predecessoras. A imensa maioria dos participantes indica que a série pode ser boa, mas que ainda não é possível avaliar.

Dos 111 votantes, 40 indicaram acreditam que há grandes chances de que ela acabe sendo uma boa opção, o que equivale a 36%. Outros 39 participantes dizem que é simplesmente impossível determinar o que vai sair desse caldo agora (35%).

Os excessivamente otimistas quase se cancelam com os excessivamente pessimistas. Enquanto 10 (9%) acham que Enterprise tem tudo para ser a melhor série de Jornada de todos os tempos, 16 (15%) vêem como uma verdadeira tragédia a criação de uma série anterior à Clássica, nos moldes do que tem sido divulgado.

Ainda há um pequeno grupo de céticos –seis pessoas (5%) só vão acreditar que Enterprise existe depois que a Paramount anunciar oficialmente.

Aliás, por falar em anúncio, todo mundo esperava um na semana passada, mas ele não aconteceu. Segundo todas as fontes, o maior problema está na escolha do capitão da nova série –a Paramount quer porque quer Scott Bakula (“Quantum Leap”) para o papel, mas o ator parece estar pedindo muito dinheiro e controle criativo sobre o programa, o que tem dificultado as negociações.

Para complicar ainda mais, Bakula foi confirmado na semana passada como um dos atores de um piloto de uma nova série de comédia, chamada “Late Boomers”. Ele substituirá Burt Reynolds, que abandonou a produção. As filmagens não irão atrapalhar as chances de Bakula ir à Enterprise, pois o ator só tem contrato para o piloto de “Late Boomers”, como astro convidado.

Sua participação no piloto, entretanto, dá mais poder de barganha a ele, já que desempregado ele não vai ficar. O que exige que a Paramount ceda em algumas das exigências do ator.

As filmagens do piloto da nova série começam na terça-feira da semana que vem (8 de maio), mas um anúncio oficial deve vir antes disso, provavelmente quando o capitão (sendo Bakula ou não) estiver escalado. Por enquanto, o silêncio permanece sendo a marca do estúdio.

Felizmente, eles estão soltando algumas notinhas. O Startrek.com, site oficial de Jornada, acaba de confirmar que Michael Westmore, maquilador principal de Jornada desde o início de A Nova Geração, fará a transição para Enterprise (que eles ainda chamam de Série V).

Curiosamente, até agora, todos a equipe já anunciada é velha conhecida de Jornada nas Estrelas. Cadê o “sangue novo” que Rick Berman prometeu em uma entrevista recente?

A próxima pesquisa DataTrekker fala de Scott Bakula. Vale a pena tanto esforço para colocá-lo na cadeira de capitão?