UPN terá Enterprise e “Roswell” na programação

A Variety confirmou hoje duas notícias, uma óbvia e outra não tão óbvia. Primeiro, a publicação divulgou que a rede UPN teria de fato concluído suas negociações para levar Enterprise, a nova série de Jornada nas Estrelas, para o canal.

Essa sempre foi a expectativa, uma vez que a UPN pertence ao mesmo conglomerado que a Paramount Pictures, que produz Jornada. Entretanto, diversas crises enfrentadas pela rede nos últimos meses colocaram em dúvida se o canal teria condições de veicular a série. A resposta definitiva já foi dada.

Aliás, não só de Enterprise vai viver a UPN –e é aí que entra a segunda notícia: os fãs de “Roswell”, série de ficção científica adolescente produzida pela Fox e exibida pela WB nos EUA, podem dormir tranquilos, pois a terceira temporada da série acaba de ser encomendada pela UPN.

Os fãs da série, que é produzida por Jonathan Frakes (William Riker) e Ronald D. Moore (ex-roteirista de A Nova Geração e Deep Space Nine), já estavam há tempos fazendo uma campanha para que a UPN adquirisse o programa, que já vinha sofrendo ameaças de cancelamento pela WB desde sua primeira temporada. Parece que o pedido foi atendido.

A má notícia é que talvez um outro veterano de Jornada tenha de esperar um pouco mais: Michael Piller, com sua nova série “The Dead Zone”, inspirada em romance de Stephen King. A UPN já comprou a série, mas talvez opte por começar sua exibição somente em janeiro de 2002 (os outros programas devem estrear em setembro de 2001).

O medo dos executivos é o excesso de programas de ficção científica entrando ao mesmo tempo na programação. A grade da UPN no “primetime” (horário nobre, entre 20h e 22h) ficará com a tradicional bateria de comédias na segunda-feira, as recém-adquiridas “Roswell” e “Buffy” na terça (ambas “refugos” da WB), Enterprise e “The Dead Zone” na quarta (caso a série seja escalada já para setembro), o show de luta livre WWF Smackdown na quinta e uma sessão de filme na sexta.

As novas compras financiadas pela rede são um investimento pesado da Viacom (empresa-mãe da Paramount e da UPN) para torná-la lucrativa. A expectativa, com as aquisições, é finalmente dar maior respeitabilidade à rede, que é apenas a quinta dos EUA, ficando atrás das grandes ABC, NBC, CBS e Fox.

A programação definitiva, com horários e detalhes das novas séries, será apresentada hoje aos potenciais anunciantes em um evento a ser realizado em Nova York. Possivelmente será um dia de novas informações sobre Enterprise, com a confirmação da premissa e dos outros personagens da série. Até agora, apenas o capitão Archer foi confirmado oficialmente pela Paramount.

Fonte: TrekToday