Bryan Fuller faz sua despedida de Jornada

Bryan Fuller foi um dos únicos roteiristas de Voyager a ser convocado por Rick Berman e Brannon Braga para integrar a nova equipe de escritores de Enterprise, mas ele recusou, apesar de sua apreciação por ter trabalhado nos últimos quatro anos em Voyager.

“Foi meu primeiro trabalho como escritor profissional em Hollywood, por isso me sinto abençoado de ter podido acompanhar [Voyager] até o fim”, disse, em entrevista ao Startrek.com. Entretanto, Fuller agora está “procurando por uma mudança em termos criativos”.

Embora ele não vá trabalhar em Enterprise, ele deixa um conselho aos roteiristas que virão. “Divirtam-se, meu Deus, eu acho que isso é a coisa mais importante”, disse. “Vocês são parte da história da televisão em uma das séries mais popular que nos vimos aparecer em nossos televisores.”

Ele recomenda que os escritores evitem a todo custo os clichês tradicionais de Jornada nas Estrelas. “Não façam nada que já tenhamos feito, desafiem-se a não usar teletransporte para tirar seus heróis de um aperto no último minuto. Se você puder não escrever ‘escudos a tantos por cento’, tente fazê-lo, porque a fala já foi escrita muitas vezes.”

O roteirista definiu sua participação em Voyager como um aprendizado. “Parece com formar-se no segundo grau”, disse. “Como avançar para novas experiências, porque foi –eu gastei os últimos quatro anos na escola– foi meu primeiro trabalho de escritor. Por isso senti como uma experiência educativa assim como profissional”.

O roteirista dá seu adeus ao colegial com grande nostalgia. “Adorei o que fui capaz de contribuir com a mitologia de Jornada nas Estrelas, mas estou realmenet empolgado para fazer algo novo”, disse.