Acaba a temporada 2000/2001 da TV americana

O fim da temporada chegou nos EUA e é hora de ver quem perdeu e quem ganhou. Segue uma pequena e breve análise sobre os números finais de audiência da última temporada da televisão americana. Todos os números correspondem a uma média ao longo da temporada e um ponto de audiência corresponde aproximadamente a um milhão de lares sintonizados.

Dentre as redes a vitoriosa foi a CBS (com 8.6 pontos de audiência em média), seguida pela ABC (com 8.4 pontos) e pela NBC (com 8.0 pontos). A FOX manteve o seu lugar de rede intermediária com 6.1 pontos. As pequenas se seguiram, a WARNER ficou com parcos 2.5 pontos e a UPN ficou na lanterna absoluta com 2.4 pontos de audiência em média. É interessante notar que a VIACOM (empresa mãe da Paramount, Blockbuster, MTV e Nickolodeon entre outras empresas de entretenimento) é dona da rede mais assistida, a CBS, e da menos assistida, a UPN. Sobre a frágil audiência média da UPN a nova série de Jornada, Enterprise, terá que construir uma base leal de espectadores.

As cinco séries de drama mais assistidas da temporada foram: “E.R.” (15.2, NBC nos EUA, SONY no Brasil), “Law and Order” (12.3, NBC nos EUA, USA no Brasil), “The Practice” (12.0, ABC nos EUA, FOX no Brasil), “C.S.I.”(11.7, CBS nos EUA, SONY no Brasil) e “The West Wing” (11.6, NBC nos EUA, WARNER no Brasil). Estas séries largam na frente para a disputa do Emmy deste ano e estão todas confirmadas por ao menos mais 3 temporadas. Para efeito de comparação, a audiência média de Voyager nesta temporada ficou em torno de 3.2 pontos.

É curiosa a proliferação de “Reality-shows” como o “Temptaton Island”, o programa mais assistido da FOX. Tais programas ocupam sete posições dentre os 25 programas mais assistidos. A comédia “Becker” (com Terry Farrell, a Jadzia Dax de DS9), exibida aqui no Brasil pela SONY, terminou a temporada entre os 16 programas mais assistidos.

FONTE: ZAP2IT