Q faz sua primeira aparição em Voyager

Q está de volta a Jornada nas Estrelas, desta vez em Voyager. E ele não está sozinho. Traz consigo uma patota de personalidades, incluindo um certo comandante da Enterprise-D. Enquanto isso, Data acerta as contas com a Entidade Cristalina que assombrou sua colônia anos atrás. São as Jornadas Inéditas do fim de semana no USA Network.

“Silicon Avatar”
(“Ressentimentos”)
A Nova Geração
5ª temporada

Episódio 104
Exibição nos EUA: 14/10/1991
Data Estelar: 45122.3.

sábado, 16h; domingo, 12h


Sinopse:

Riker e um grupo avançado estão ajudando um grupo de colonos a se adaptar ao seu novo lar quando são subitamente atacados pela Entidade Cristalina. Com a exceção de dois colonos, todos são salvos pela Enterprise.

A dra. Kila Marr, que está no rastro da Entidade desde que seu filho Renny foi morto por ela em Omicron Teta, junta-se à tripulação da Enterprise na caçada à Entidade. Omicron Teta é o planeta de Data, e a Dra. Marr culpa o andróide pela morte de seu filho, já que foi o irmão gêmeo malvado de Data, Lore, quem atraiu a Entidade para aquele planeta.


Notas:

Saiba tudo sobre a Entidade Cristalina:

É uma forma de vida espacial de origem desconhecida, cuja estrutura lembra um floco de neve gigante. Aparentemente a Entidade Cristalina sobrevive de absorver a energia de formas de vida biológicas em planetas, deixando para trás superfícies inteiramente devastadas. Ela foi a responsável pela destruição da colônia de Omicron Teta em 2336, onde causou a morte de todo os habitantes locais. Data e Lore foram construídos nesta colônia pelo Dr. Noonien Soong, mas escaparam ilesos do ataque da Entidade, provavelmente por estarem desligados no momento da investida, ou por serem formas de vida artificiais. Quem atraiu a Entidade ao planeta foi Lore. O dr. Noonien e a dra. Juliana Soong escaparam do ataque em um casulo de fuga, mas a dra. Juliana foi seriamente ferida (“Inheritance”, sétimo ano). Nos anos seguintes, a dra. Kila Marr, cujo filho morreu em Omicron Teta, estudou a Entidade examinando 12 locais que ela atacou, incluindo o planeta Forlat III.


Elenco Convidado:

Ellen Geer como a dra. Kila Marr
Susan Diol como Carmen Davila

História de Lawrence V. Conley
Roteiro de Jeri Taylor
Direção de Cliff Bole


“Death Wish”
(“Desejo de Morte”)
Voyager
2ª temporada

Episódio 30
Exibição nos EUA: 19/02/1996
Data Estelar: 49301.2.

sábado, 18h; domingo, 14h


Sinopse:

Durante tentativa de coletar uma amostra de cometa, a Voyager acaba trasportando a bordo um membro do Q Continuum, que estava aprisionado dentro do astro. O ser expressa sua gratidão pelo “resgate” e diz adeus à tripulação. Mas, na tentativa de desaparecer, acaba fazendo todos os homens da nave sumirem. Quando a capitã Janeway exige o retorno de seus oficiais, o velho conhecido Q, que tantas vezes atormentou Picard e a Enterprise, aparece a bordo. Porém, ele não é o único a fazer grandes aparições…


Notas:

O episódio marca a primeira aparição de Q em Voyager. O personagem voltaria ao seriado em duas outras ocasiões, em “Q and the Grey” (terceira temporada) e em “Q2” (sétima temporada).

O episódio marca a segunda aparição de um personagem de A Nova Geração em Voyager, e a primeira de um personagem regular, o comandante William Riker. O primeiro a fazer a transição foi Reginald Barclay, em “Projections”, do início do segundo ano. Mais tarde, Geordi La Forge faria uma participação (em “Timeless”, do quinto ano) e Deanna Troi e Barclay se tornariam personagens recorrentes da série nas últimas duas temporadas.

O episódio, nos bastidores, mostra uma dupla interessante em ação: Michael e Shawn Piller, pai e filho. Após sair de Jornada, Michael Piller abriria com seu filho uma produtora própria, chamada “Piller Squared”. Aqui, Shawn foi responsável pela história, e Michael roteirizou.

O diretor James Conway tem uma velha história com Jornada nas Estrelas, mas seu trabalho mais importante é bem recente: ele está dando o pontapé inicial na série Enterprise, ao dirigir o episódio-piloto, “Broken Bow”.

O ator Gerrit Graham não fez sua estréia no franchise neste episódio, ao atuar como o Q rebelde. Antes ele havia interpretado o alienígena Tosk, no episódio “Captive Pursuit”, de Deep Space Nine.


Elenco Convidado:

John de Lancie como Q
Gerrit Graham como Q2
Peter Dennis como Isaac Newton
Maury Ginsberg como Maury Ginsberg
Jonathan Frakes como William Thomas Riker

História de Shawn Piller
Roteiro de Michael Piller
Direção de James L. Conway