ESPECIAL: Episódio final de Voyager em revista

Sinopse:

FUTURO:

Estamos na terra do futuro, 33 anos após a Voyager se perder no Quadrante Delta. Um noticiário relembra o retorno de Voyager, 10 anos antes, enquanto uma envelhecida Janeway toma um pouco de chá, sozinha em seu apartamento.

Na festa dos 10 anos do retorno de Voyager, chega a hora de ver o que o futuro reservou para os tripulantes da nave. Naomi Wildman (que não aparece no episódio, assim como sua mãe Samantha) têm uma filha pequena, de nome Sabrina. Harry Kim (aparentemente solteiro) é o capitão da nave estelar Rhode Island (aparentemente da mesma classe da Equinox). Tom Paris é um civil (aparentemente), escritor de holonovelas. B’elana Torres é uma civil (aparentemente), adida ao governo Klingon. O doutor adotou o nome de Joe, acabou de se casar com uma humana (leia-se “Barbie”) de nome Lana e têm uma alta posição na Frota Estelar (aparentemente os direitos dos hologramas foram reconhecidos, além de não se ver o emissor portátil do doutor em nenhuma cena no futuro). Barclay (aparentemente solteiro) é comandante e professor da Academia da Frota Estelar, assim como a almirante Janeway (solteira), que dividirá uma disciplina sobre os Borgs com Reg, no semestre que se inicia.

Tuvok está hospitalizado devido a uma doença neurológica degenerativa, que lhe roubou completamente a razão. Os primeiros sintomas de tal doença foram diagnosticados pelo doutor, 26 anos atrás. Seven Of Nine morreu, 23 anos atrás e Chakotay (o seu marido) morreu de desgosto, anos depois. Paris e Torres tem uma filha de 26 anos, uma alferes da Frota Estelar de nome Miral Paris, que está em uma missão secreta sob ordens da almirante Janeway. Torres diz que o favor pedido pela almirante Janeway (um pedido para incluir a casa de Korath no grande conselho Klingon) está bem encaminhado. Quando a antiga Engenheira da Voyager pergunta se isto têm algo a ver com a missão de Miral, a almirante se esquiva.

A almirante Janeway visita Tuvok, para se despedir. Ela também obtém com o doutor, sem falar o motivo, uma grande quantidade de uma droga experimental, que combate o envenenamento por táquions. Barclay ajuda a almirante a obter uma nave auxiliar entupida de tecnologia anti-Borg. Ela vai ao túmulo de chakotay e diz adeus.

(Aqui já estamos aproximadamente com 15 minutos de exibição e termina a melhor parte do episódio.)

(Voyager se tornou um museu no pátio do Presidio. Do escritório de Janeway podemos avistar Alcatraz.)

PRESENTE:

A imensa quantidade de alarmes falsos para o nascimento da filha de Torres, leva a tripulação a instituir um “bolão do bebê”, para apostar na hora em que Miral vai nascer. Chakotay e a capitão Janeway discutem o substituto de Neelix. Chakotay e Seven têm o seu terceiro encontro (Eu sei! Eu sei!). Tuvok já exibe os sintomas de sua doença (mas o doutor mantém tudo entre os dois por enquanto). Seven e Neelix jogam pelo sub-espaço. Seven descobre uma nebulosa infestada de fendas espaciais.

FUTURO:

Tuvok está completamente perturbado devido a última visita de Janeway. O doutor fica desconfiado e pressiona Barclay, que acaba soltando o destino da almirante. O doutor partilha tal informação com o capitão Harry Kim.

A almirante com a ajuda de Miral Paris (um verdadeiro achado do pessoal de elenco) vai se encontrar com o Klingon Korath (vivido pelo homem múltiplo de Jornada, Vaughn Armstrong) para obter um peça de equipamento fundamental para a sua viagem. Após a recusa de Korath em honrar o acordo original, Janeway rouba o equipamento. Ela segue em sua nave auxiliar com dois cruzadore Klingons em sua cola. Mas não se preocupem, a nave da almirante possui uma espécie de armadura que suporta o poder de fogo combinado das duas naves.

PRESENTE:

A Voyager encontra um monte de cubos Borgs no interior da nebulosa e bate em retirada, sob o olhar atento da rainha Borg (Alice Kriege, retornando ao papel que criou).

FUTURO:

A nave de Kim intercepta Janeway mas a almirante o convence da importância de sua missão e o capitão acaba ajudando a almirante em seu “desentendimento” com os Klingons. A almirante Janeway utiliza o dispositivo de Korath para abrir uma passagem espaço-temporal até a Voyager do presente e a atravessa.

PRESENTE (ATÉ O FINAL):

A Voyager fecha a abertura antes que os cruzadores Klingons possam atravessar também. A rainha observa incrédula a transmissão da almirante para Voyager.

(Aqui já estamos com aproximadamente 45 minutos de exibição e o episódio perde a interessante estrutura narrativa de presente-futuro, o que acaba por prejudica-lo. Sem dúvida é este o ponto em que o episódio vai ser cortado quando for exibido em duas partes nas reprises.)

A almirante propoem que a Voyager utilize a tecnologia de defesa que ela trouxe do futuro, passe pelos Borgs e entre em uma das fendas espaciais para voltar para casa. A capitão Janeway aceita a proposta e são iniciados os preparativos para a missão. A rainha avisa a Seven, quando esta estava se regenerando, que a Voyager não deve retornar a nebulosa sob hipótese alguma.

A tecnologia da almirante é impressionante. A armadura resiste ao assalto combinado de múltiplos cubos e os novos torpedos explodem cubos inteiros, com extrema facilidade. Porém a almirante não avisou que a nebulosa guarda uma fantástica estrutura (um “Transwarp Hub”) que permite que os Borgs posicionem instantaneamente naves nos quatro cantos da galáxia, provavelmente a maior vantagem tática da coletividade. A capitão Janeway manda dar meia-volta e quer um plano para destruir tal estrutura. A almirante é totalmente contra.

As duas Janeways discutem e a almirante conta sobre Tuvok, Seven e Chakotay. Tuvok confirma a sua doença para a capitão e diz que a únca cura possível é um elo mental com um dos seus familiares (os quais estão todos no Quadrante Alfa). A almirante Janeway conta tudo também para Seven, na esperança de que a ex-Borg possa fazer a capitão mudar de idéia, mas a única reação de Seven é romper com Chakotay. Um plano arriscado é formulado só que a capitão quer a aprovação de todos, devido ao enorme risco envolvido. Kim, sempre o mais obcecado em voltar para casa, aprova o plano e propoem um brinde não ao destino, mas sim a Jornada.

A almirante Janeway se comove com os últimos acontecimentos e articula um plano de apoio com a capitão. Ela vai ao encontro da rainha na cidadela Borg e quando a majestade dos Borgs assimila a almirante, ela comete um erro fatal. A almirante fora infectada com o agente patogênico apresentado no episódio “Child’s Play” e a rainha, a cidadela e a nave auxiliar da almirante são destruidos. A almirante deu a vida para levar a sua tripulação para casa.

Voyager esta em um conduinte de transdobra, rumando para o Quadrante Alfa. Usando os torpedos do futuro a Voyager conseguiu produzir uma reação em cadeia que vai acabar por destruir totalmente a estrutura. Na reta de chegada para casa a Voyager têm em sua cola uma última esfera Borg. Na abertura do conduinte no quadrante alfa, uma frota de naves, convocada pelo almirante Paris (presente na sede do projeto “PathFinder”, juntamente com o tenente Barclay), aguarda a chegada de naves Borgs.

Tom Paris consegue estacionar a Voyager no interior da esfera, quando esta abre a sua comporta de assimilação, e Janeway e Cia. acabam explodindo a esfera por dentro, chegando em uma gloriosa bola de fogo ao Quadrante Alfa. Em meio a confusão nasce Miral Paris, Tom desce para enfermaria e Chakotay assume o “CON” não sem antes trocar um “sorrisinho” com Seven. Janeway ordena um curso para casa e a Voyager segue para a terra escoltada por uma frota de naves da Frota Estelar.