Nichelle Nichols conta história do beijo interracial

Que Jornada nas Estrelas foi a pioneira a mostrar um beijo interracial na televisão, entre o capitão Kirk e a tenente Uhura, todo mundo já sabia. O que ninguém sabia é que aquele momento revelava também que William Shatner era tão mulherengo quanto seu personagem, o bom e velho Jim. Quem conta é Nichelle Nichols, a atriz que faz Uhura, em entrevista ao site EMusic.com.

“Foi tão divertido”, ela disse. “Naquele momento, eu não pensava nisso como ‘O Primeiro beijo interracial. Eu recebi o roteiro e disse, ‘Oh, uau, legal! Vamos ter um pouco de romance aqui!’ […] Não muitas pessoas sabem disso, mas foi originalmente escrito para ser entre Uhura e Spock. Mas Bill Shatner disse, ‘Oh, não! Se alguém vai beijar Nichelle, tem de ser eu!’ E então eles rescreveram, e todo nós achamos bem engraçado.”

Conforme a data de exibição do episódio, “Plato’s Stepchildren”, foi se aproximando, as risadas foram substituídas por preocupações de como o público iria reagir. “Chegamos ao dia –você sabe, o Grande dia. E de repente havia aquele zunzunzum no estúdio, eles estavam preocupados sobre como o Sul ia reagir”, disse Nichols. Mas a atriz fez questão de dizer que a resposta acabou sendo muito positiva.

“As cartas despencavam. Tivemos mais cartas sobre aquele episódio do que de qualquer outro episódio em todos os tempos de Jornada nas Estrelas. Mas Gene [Roddenberry] me disse sobre uma carta vinda de um fã, ‘Essa carta aqui, essa é o máximo de cartas negativas que recebemos’. Era de um homem no Sul, que disse, ‘Eu não acredito na integração das raças e na fraternidade das raças, mas toda vez que algum rapaz americano de sangue vermelho como o capitão Kirk pega uma garota em seus braços que se parece com a tenente Uhura, ele não vai resistir a ela.’ Então, muitas das preocupações e temores sobre se as pessoas saberiam lidar com aquilo se dissiparam, e eu acho que sabíamos estar no caminho certo.”

Alguém que também pensava que Jornada estava no caminho certo com Uhura era Martin Luther King, que persuadiu Nichols a permanecer na série. “Eu conheci o dr. King em uma entidade beneficente e ele me disse que ele era uma das pessoas mais importantes na família dele. Que eles assistiam Jornada nas Estrelas e que eu era um modelo e uma heroína para eles. E eu disse que estava muito orgulhosa disso e que era muito legal, e então eu disse que eu estava [considerando] muito deixar a série, e ele disse abruptamente, ‘Você não pode! Você não deve de jeito nenhum. Você sabia que você tem o primeiro papel não-estereótipo na televisão? Você é a primeira. Isso não é um papel feminino. Isso não é um papel negro. É um papel de qualidade, e é um papel igualitário, e é em uma posição de comando. Você tem de continuar, porque não só crianças negras e mulheres vêem você e aspiram e você tem significado para elas, mas todo o resto nos olha pela primeira vez do jeito que deveríamos –em uma base igual e em um nível de dignidade e autoridade e com a mais alta das qualificações.'”

A entrevista completa com Nichols, em que ela também fala de sua influência na Nasa e de lembranças com Gene Roddenberry, pode ser encontrada em Mp3 (com 15 minutos de duração) aqui.

Fonte: TrekToday