Dever para com os amigos ou para com a verdade?

Wesley Crusher está de volta à Nova Geração, mas desta vez sua função é abrilhantar um episódio que fala de honra, justiça e dever. É a Jornada Inédita do fim de semana, imperdível, no USA.

 

“The First Duty”
(“O Primeiro Dever”)
A Nova Geração
5ª temporada
Episódio 119
Exibição nos EUA: 30/03/1993
Data Estelar: 45703.9.

sábado, 16h; domingo, 12h


Sinopse:

Enquanto em treinamento na Academia da Frota Estelar, o esquadrão de cadetes em que está Wesley Crusher sofre um terrível acidente, que mata um de seus membros. A Enterprise está por perto pois Picard deve fazer o discurso de abertura do ano na instituição, o que deixa Wes em uma situação ainda mais difícil. E conforme as investigações têm prosseguimento, ele precisa decidir: seu dever é para com seus colegas ou para com a verdade?

Notas:

Wesley Crusher está de volta nesse que é considerado o melhor episódio com o personagem, além de um dos melhores de toda a Nova Geração.

O ator Ray Walston, falecido em 2001, é conhecido do público como o personagem principal da série de 1960 “Meu Marciano Favorito”. Neste episódio o veterano ator interpreta Boothby, o jardineiro da Academia da Frota Estelar em São Francisco. Boothby já havia sido citado em dois episódio da Nova Geração, “Final Mission” e “The Game”, mas nunca havia aparecido até este episódio.

O primeiro capitão Vulcano da Nova Geração também aparece aqui. É Satelk, interpretado por Richard Fancy.

Ro Laren não é a única Bajoriana na Frota Estelar. Em “The First Duty” conhecemos a cadete Sito Jaxa, outra Bajoriana tentando a sorte na carreira de oficial da Frota. Sito voltará a aparecer em um excelente episódio da sétima temporada, “Lower Decks”, onde terá grande importância para a trama.

Robert Duncan McNeill, que mais tarde seria o tenente Tom Paris, de Voyager, participa deste episódio como o cadete de primeira classe Nicholas Locarno. Você vai reparar muitas semelhanças entre este personagem e Paris. Na verdade, os produtores são não aproveitaram Nick Locarno como piloto da USS Voyager pois teriam os mesmos problemas de direitos autorais que tiveram ao tentar introduzir T’Pau em Enterprise. Nos dois casos, foi preferível simplesmente trocar o nome do personagem a pagar royalties aos criadores originais.

Repare no logotipo da bandeira da Academia da Frota Estelar. Lá está escrito “San Francisco/MMCLXI”, ou seja, São Francisco/2161, o ano em que a Federação foi fundada. No logotipo pode ser encontrada também a frase em latim “Ex astra, scientia”, ou seja, “Das estrelas, conhecimento”. A frase foi baseada no slogan presente no logotipo da missão da Apollo 13 que dizia “Ex luna, scientia” (“Da Lua, conhecimento”).

“The First Duty” é tão eloquente que chegou a ser exibido várias vezes aos cadetes da Academia do Exército dos EUA.

Elenco Convidado:

Ray Walston como Boothby
Robert Duncan McNeill como cadete de primeira classe Nick Locarno
Ed Lauter como tenente comandante Albert
Richard Fancy como capitão Vulcano Satelk
Jacqueline Brooks como almirante superintendente Brand
Wil Wheaton como cadete de terceira classe Wesley Crusher
Walker Brandt como cadete de segunda classe Jean Hajar
Shannon Fill como cadete de segunda classe Sito Jaxa
Richard Rothenberg como um cadete

Escrito por Ronald D. Moore & Naren Shankar
Direção de Paul Lynch