Saiba como foi a convenção da Frota

Quem acha que a última convenção da Frota Estelar Brasil, realizada no último sábado no Anhembi, em São Paulo, viveu só da exibição de episódios inéditos está muito enganado. É bem verdade que o evento contou com nada menos que quatro episódios, incluindo o finale de Voyager, “Endgame”, mas não faltaram atrações adicionais para as cerca de 800 pessoas que estiveram no auditório Elis Regina.

O grupo de teatro Zona Neutra não fez apresentação, mas forneceu toda a cenografia de palco, que contou com uma réplica das estações de piloto e navegador da ponte da Enterprise clássica, assim como a cadeira do capitão Kirk.

O dublador Ricardo Juarez (Tom Paris) também esteve por lá, apresentando uma versão paródia de um clipe da nova série de Jornada, Enterprise, dublada por ele e por Guilherme Briggs. Os dois são fãs de Jornada e prometem disponibilizar esse e outros clipes na web em breve.

Marcos Kleine apresentou várias de suas versões para os temas de Jornada nas Estrelas, incluindo o do filme “Primeiro Contato” e uma nova abordagem do tema da Série Clássica, em ritmo de funk. Logo depois da apresentação do músico, que estava acompanhado de um tecladista, foi a vez do convidado internacional da convenção ganhar o palco.

Richard Arnold, assistente de Gene Roddenberry até sua morte, fez uma longa apresentação com slides em que cobriu todas as séries de Jornada, desde o piloto original, “The Cage”, até a última temporada de Voyager, em que descreveu rapidamente todos os episódios que levaram a “Endgame”.

Uma tradutora ficou encarregada de repetir em português o que Arnold dizia, o que acabou prejudicando um pouco a apresentação. “Por causa da tradução, só pude falar metade do que normalmente falo”, disse o palestrante ao Trek Brasilis.

Após a palestra, Arnold fez um pequeno leilão, vendendo material raro de Jornada, como fotos autografadas por atores. A maior parte dos ítens acabou saindo após três ou quatro lances, por cerca de R$ 20 cada.

Pierluigi Piazzi, professor de física do Anglo, que normalmente participa das convenções da Frota dando palestras sobre ciência, desta vez ficou com a sessão “Ferengi” do evento, como definiu Luiz Navarro, presidente da Frota. Foi Piazzi que apresentou os planos do clube paulista para trazer um ator de Jornada no ano que vem, vendendo ingressos antecipadamente.

Além de atrair os fãs, o evento também foi acompanhado pela turma do CRUJ, protagonistas do programa infantil do SBT, Disney Club. O grupo de garotos produziu uma matéria entrevistando Navarro e gravou uma cena do programa no palco. O material vai ao ar no próximo sábado, às 10 horas da manhã.