Andre Bormanis fala de ciência na nova série

Andre Bormanis, consultor científico de Jornada por vários anos e agora incorporado à equipe de roteiristas de Enterprise, acha que a nova abordagem que está sendo feita dos aspectos científicos está ajudando a melhorar tanto a precisão para com a ciência quanto a qualidade dos roteiros. “Difíceis eram aquelas coisas de anomalias espaciais”, disse, durante um bate-papo promovido pelo TrekWeb.

O Trek Brasilis esteve representado no evento e conseguiu disparar uma pergunta para Bormanis, justamente nesse sentido. Qual o equilíbrio que está sendo feito entre ciência e ficção nesta série e como isso se diferencia das séries anteriores, nós perguntamos.

“Em resumo, a ciência precisa servir à história”, ele respondeu. “Saímos da nossa rota para acertar na ciência do episódio desta semana [‘Breaking the Ice’], e isso realmente ajudou a história. Já que a série se passa em uma época anterior, queremos manter a ciência mais próxima da ciência de hoje e por isso não veremos muito pelo caminho ‘anomalias espaciais’ e assim por diante. Por outro lado, Enterprise é ficção científica, então nos sentimos à vontade para inventar novos fenômenos e teorias de vez em quando.”

Bormanis também comentou sobre o uso de arcos pela série, destacando o da Guerra Fria Temporal. “Eu acho que a Guerra Fria Temporal será uma saga contínua para a série, e as relações entre humanos e Vulcanos irão provavelmente evoluir –esse será um arco interessante, eu acho.”

O escritor e físico aproveitou para dar mais detalhes de “Cold Front”, o episódio que mostrará a volta dos Sulibans à série, com seu conflito temporal. Segundo ele, a nova abordagem de viagem no tempo é um diferencial da série. “Algo mais que distingue Enterprise das outras séries é que um conceito como viagem no tempo é realmente um ‘esquenta-cuca’ para Archer e cia.”, ele disse. “Eles pensam nisso como ficção científica, onde já era fato estabelecido em todas as outras séries.”

O roteirista também mencionou outro tema presente em “Cold Front” –religião. “Ele terá um grupo de pelegrinos alienígenas em uma busca espiritual.”

Segundo Bormanis, muitos outros alienígenas, além de Vulcanos e Sulibans, devem aparecer no futuro. “Os Andorias são personagens tão legais, você pode contar em vê-los de novo”, disse. “Onde nossa relação com eles mudará no futuro, isso é algo que iremos descobrir conforme continuemos escrevendo novos episódios para esses personagens.”

Mas, por ora, a possibilidade de vermos os Romulanos na série continua remota. “Realmente depende de onde podemos encontrar boas histórias. Se pudermos encontrar uma boa história que envolva algum aspecto da guerra Terra/Romulana, usaremos. Se não, acho que há flexibilidade suficiente na linha do tempo para sugerir que a guerra aconteceu depois da missão da Enterprise.” E olha que ele sabe do que está falando: seu primeiro roteiro para a série é “Silent Enemy”, que alguns suspeitavam ser a primeira aparição dos Romulanos –o que obviamente foi negado por Bormanis.

O roteirista também falou do episódio “Sleeping Dogs”, que irá ao ar no ano que vem. “Começa a ser filmado na semana que vem, mas eu acho que não deveria dar nenhum detalhe. Mas será um episódio muito divertido!”