REVIEW: “The Director’s Edition” não decepciona

Na semana passada foi lançado nos EUA a “Edição do Diretor” de Jornada nas Estrelas – O Filme. O Trek Brasilis apurou que, pelo menos até março de 2002, não haverá lançamentos de DVDs de Jornada no Brasil. Logo, é provável que o DVD da “Edição do Diretor” do primeiro filme de Jornada para o cinema seja lançado por aqui após essa data.

Para não deixar você na mão o TB já assistiu ao DVD da edição especial e pôde confirmar que, sem dúvida, trata-se do melhor lançamento de Jornada até agora.

Edição do Diretor

O DVD, duplo, traz em seu primeiro disco a versão especial do filme, com muitas cenas que não estavm disponíveis no VHS lançado no Brasil pela CIC Vídeo ou na versão exibida pela televisão. Embora não modifiquem a trama, adicionam mais detalhes à produção. Destaque para a cena da lágrima solitária de Spock por V’Ger.

Além das cenas extras, o que chama (e muito) a atenção são as novas cenas de efeitos especiais feitas em CGI. Desde o planeta Vulcano, passando pelo wormhole criado pelo desequilíbrio dos motores de dobra da Enterprise (lembra-se do asteróide ?) até chegar em V’Ger, muitas cenas foram melhoradas ou simplesmente refeitas. Pela primeira vez a nave de V’Ger é totalmente visível. Um ‘caminho de pedras’ que liga V’Ger até o disco da Enterprise, por onde Kirk, Spock, Ilia, Decker e McCoy andam para descobrir que na verdade V’ger é a sonda Voyager 6 foi adicionado, melhorando substancialmente a cena.

O som apresenta-se excelente, masterizado em Dolby 5.1 Surround. A imagem está boa, mas poderia ser melhor. Alguma sujeira e borrões teimam em aparecer, mas nada preocupante.

Além do som original, o disco traz uma faixa de comentários, legendada em inglês, em que o diretor Robert Wise, os especialistas em efeitos visuais John Dykstra e Douglas Trumbull, o compositor Jerry Goldsmith e o ator que interpretou Decker, Stephen Collins, contam mais detalhes das cenas e da produção do filme.

Extras

O segundo disco apresenta, através de um belíssimo menu, três documentários contendo entrevistas com o elenco e produção. São eles “Phase II: The Lost Enterprise”, que conta detalhes da série de Jornada que nunca aconteceu, “A Bold New Enterprise”, com detalhes da produção do primeiro filme de Jornada para o cinema e “Redirecting the Future”, com detalhes das cenas com novos efeitos em CGI.

O segundo disco é completado com trailers, vários spots de televisão da época do lançamento, um arquivo de storyboards, um pequeno promo da nova série Enterprise e as esperadas cenas adicionais que não estão na versão do diretor.

Cenas Adicionais

Dezesseis cenas adicionais são apresentadas no disco, divididas da seguinte maneira: 5 delas em “1979 Theatrical Version” e 11 em “1983 TV Version”.

1979 Theatrical Version

As cenas apresentadas são, na verdade, as originais das cenas que foram encurtadas ou modificadas com novos efeitos visuais para a “Edição do Diretor”. Confira a lista:

– Vulcan and Starfleet
– Attack on the Enterprise
– Cloud Journey
– V’ger Flyover
– Wing Walk

Todas essas você já viu, seja em VHS ou na TV. Porém há mais uma sequência extra que ilustra essa seção do DVD: “The Memory Wall”. Trata-se de uma sequência que muitos esperavam ver no DVD, que traz uma curta e inacabada cena filmada de Spock e Kirk no interior de V’Ger. A versão final que foi para a tela, chamada “Spock Walk”, traz apenas o vulcano no interior de V’Ger.

1983 TV Version

Em 1983, várias cenas não utilizadas na versão do cinema foram inseridas na versão para a televisão americana. Essas cenas não foram incluídas na “Edição do Diretor”. Confira:

– Sulu and Ilia #01 e # 02
– Kirk’s Quarters
– Officer’s Lounge
– Attack on the Enterprise
– Intruder Transmission
– A Huge Vessel
– Kirk Follow Spock
– Ilia’s Quarter #01 e #02
– The Creator is a Machine

Quem não quiser esperar até o final do primeiro semestre do próximo ano, pode encomendar o disco nas lojas importadoras. O preço está em cerca de R$ 120,00.