Jornada V precisa de restauração, diz artista

Na última sexta-feira, o TrekToday promoveu um bate-papo com Daren Dochterman, o supervisor de efeitos visuais da Edição do Diretor de “Jornada nas Estrelas: O Filme”, feita especialmente para DVD.

O artista, fã confesso de Jornada nas Estrelas, comentou uma coisa que muitos têm reparado: o fato de o filme não ter sido tão limpado para a criação da nova transferência. “A transferência estava a cargo da Paramount. Embora o sr. Wise, Mike Matessino, Dave Fein e eu estivéssemos nas sessões de transferência, foi tecnicamente lidado pelos carinhas do estúdio”, disse. “Deveria ter havido uma redução de ruído final e uma passagem anti-granulação… que foi parcialmente feita. Mas no fim acho que acabou sendo uma consideração financeira.”

Diante da perspectiva de o estúdio lançar os outros filmes em edições especiais, Dochterman apontou qual ele acha que precisaria de trabalho de renovação de efeitos especiais. “Acho que ‘Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira’ precisa de trabalho na área de efeitos. Estou certo de que eles gastaram um bocado de tempo e de suor nele… mas parece não se encaixar com os outros filmes”, disse.

Sobre a polêmica não-inclusão da sequência de Jornada I conhecida pelos fãs como “Memory Wall”, uma cena filmada originalmente para o filme que incluía uma caminhada espacial de Kirk e de Spock (e não a solitária de Spock, que acabou indo para a versão final), o artista tirou o corpo fora. “Essa é realmente uma questão para os colegas da Paramount… nunca quisemos restaurar a cena, já que o sr. Wise nunca a quis no filme… as tomadas que conseguimos colocar como suplementos estavam lá para mostrar como o set se parecia e alguns dos testes de iluminação… acho que a razão para não termos visto nenhuma das tomadas com atores é possivelmente contratual… mas não estou certo.”

Dochterman também revelou que a empresa de efeitos especiais Foundation Imaging (a mesma que trabalhou em Voyager e atualmente faz os efeitos de Enterprise) trabalhou mais do que o que está na nova versão do filme. “Tínhamos mais uma tomada das armas de V’Ger em volta da Terra, cercando-a. Estava concluída e parecia maravilhosa… mas simplesmente não se encaixou com o ritmo da sequência. Então tivemos de deixá-la”, contou.

“Também tivemos um par de tomadas curtas que fizemos substituindo os torpedos Klingons quando eram atirados da saída trasiera de um dos cruzadores no cinturão de plasma que V’Ger está usando para atacar… então as editamos no filme, mas elas não pareciam certas por alguma razão. Então escolhemos não incluí-las.”