Scotty faz uma aparição em A Nova Geração!

Um momento especial para todos os fãs de Jornada este fim de semana: Scotty está de volta, em A Nova Geração. E essa é apenas uma das três aventuras inéditas que teremos com nossas séries favoritas. Confira tudo, em mais uma edição de Jornadas Inéditas.

“Relics”
(“Relíquias”)
A Nova Geração
6ª temporada

Episódio 130
Exibição nos EUA: 12/10/1992
Data Estelar: 46125.3.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h


Sinopse:

A Enterprise encontra uma esfera Dyson, um objeto teórico que nunca ninguém havia visto antes. Sobre ela, uma nave da Federação acidentada. Quando eles vão a bordo, descobrem que há alguém preso no buffer de transporte. Só mesmo um “fazedor de milagres” como o lendário engenheiro Montgomery Scott para garantir a própria sobrevivência até o resgate, 75 anos depois…


Notas:

Veja tudo que há para saber sobre esse episódio histórico clicando aqui.

Elenco Convidado:

James Doohan como capitão Montgomery “Scotty” Scott
Lanei Chapman como alferes Ragar
Erick Weiss como alferes
Stacie Foster como tenente Bartel
Ernie Mirich como garçom


Escrito por Ronald D. Moore
Direção de Alexander Singer

“Equilibrium”
(“Equilíbrio”)
Deep Space Nine
3ª temporada

Episódio 050
Exibição nos EUA: 17/10/1994
Data Estelar: desconhecida.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h


Sinopse:

Jadzia começa a ter explosões de raiva sem precedentes e a ter alucinações envolvendo uma música e uma figura mascarada, imagens e sons que ela e nenhum dos hospedeiros anteriores do simbionte Dax conseguem identificar. Com a real possibilidade de rejeitar o seu simbionte, Dax, Bashir e Sisko rumam para o planeta natal Trill, a bordo da Defiant, para desvendar tal mistério, que guarda um segredo que não somente poderá mudar completamente a vida de Dax como também de toda a sociedade Trill.

Notas:

O roteiro do episódio (primeiro de René Echevarria para DS9) teve como ponto de partida um show de mágica assistido pelo então produtor-executivo Michael Piller. O show tinha a participação do mágico Jeff Magnus McBride, que acabaria aparecendo no episódio tanto como o próprio Joran Belar, como a sua “versão mascarada das alucinações de Jadzia Dax”. O personagem Joran belar seria mais tarde interpretado por Avery Brooks em “Facets” (também da terceira temporada) e por Leigh J. McCloskey em “Field of Fire” (da sétima temporada).

Entretanto, transformar o lampejo de Piller e mesmo uma história comprada de Christopher Teague, um amigo em comum de Piller e McBride, em uma premissa funcional não foi nada fácil. Ira Behr disse na época que eles tinham simplesmente o ator (o citado mágico), as suas máscaras e nada mais. Ron Moore lembra que a história original de Teague tinha a ver com um “circo que vinha a bordo de DS9” com um mágico vivido por McBride como parte da trupe. O roteirista disse que definitivamente este NÃO era o caminho a ser seguido!

Foi o próprio Moore que “sacou” que a tal “figura mascarada” seria uma boa metáfora para um Trill e dai o episódio se tornou um veículo para Dax. Echevarria lembra que o episódio passou de um episódio do tipo “o que está acontecendo com Dax?” Para um envolvendo um grande e sombrio mistério. O roteirista também lembra que o que o seu roteiro pedia inicialmente era uma pequena cidade onde Dax avistava alguma coisa no topo de uma montanha e subia, indo investigar e ficando intrigada por uma sucessão de imagens e lugares sem saber por quê. Como sempre tais “desejos de roteirista” tiveram que ser tratados de uma maneira muito mais simples (e econômica), com os cenários de DS9, da Defiant e do famoso “Planet Hell” (o palco 18 do estúdio, utilizado para paisagens alienígenas como cavernas, por exemplo). Os efeitos visuais também foram mantidos ao mínimo.

Como a música era muito importante para o episódio, Jay Chattaway foi procurado com antecedência para compor um tema que Dax pudesse cantarolar no curso do episódio. Um outro desafio para a produção foi em uma transição em que Jadzia deixa o Promenade e mergulha em uma de suas alucinações –tal transição tinha que ser suave e ainda indicar claramente que tal mudança de cenário acabara de acontecer.

Nicholas Cascone também apareceu como Davies no episódio “Pen Pals” (da segunda temporada de A Nova Geração).


Elenco Convidado:

Lisa Banes como dr. Renhol
Jeff Magnus McBride como Joran Belar
Nicholas Cascone como Timor
Harvey Vernon como Yolad Belar

História de Christopher Teague
Roteiro de René Echevarria
Direção de Cliff Bole

“The Swarm”
(“O Enxame”)
Voyager
3ª temporada

Episódio 49
Exibição nos EUA: 25/09/1996
Data Estelar: 50252.3.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h


Sinopse:

Paris e Torres são confrontados por alienígenas que se materializam em sua nave auxiliar, disparam uma arma contra eles e desaparecem tão rápido como tinham aparecido. Eles conseguem voltar à Voyager, mas o piloto precisa de cuidados urgentes, e o Doutor está se esquecendo de todo o conhecimento médico armazenado em seus bancos de memória…


Notas:

Robert Picardo deu suas próprias sugestões sobre o Doutor para os produtores e roteiristas. Foi dele a idéia da perda de memória do holograma por causa do excesso de informações inúteis armazenadas, como ópera.

Tim Russ achou que seu personagem não foi muito bem tratado no episódio. Quando perguntado sobre a ausência de protestos de Tuvok após a decisão de Janeway de cruzar aquele espaço alienígena hostil, Russ respondeu: “Ele objetou na sala de reuniões e eu pedi aos produtores por mais que uma objeção. Achei que o personagem devia ter traçado o plano de vôo por aquela região.”


Elenco Convidado:

Carole Davis como Diva
Steven Houska como Chardis

Escrito por Michael Sussman
Direção de Alexander Singer