TV Guide tem nova edição especial de Jornada

A revista TV Guide está distribuindo nos EUA, a partir de 6 de maio, um a edição especial em homenagem (tardia) aos 35 anos de Jornada nas Estrelas. Há entrevistas com o atual “chefão” do franchise, Rick Berman, o escritor e criador de DS9 e Voyager Michael Piller e outros. Além disso, as últimas novidades sobre “Nêmese”, o próximo filme do franchise, e Enterprise.

A revista colorida, com suas 96 páginas, revela todo tipo de informação sobre os bastidores do filme e as jornadas dos personagens da Nova Geração durante a história.

“Há uma grande eletricidade em cima desse filme. As tomadas diárias se parecem mais com um filme de Ridley Scott ou de John Woo do que um filme de Jornada clássico”, diz Berman. “Acho –contrariamente aos rumores– que este será muito, muito provalvelmente um filme que não será o último. Se esse filme se sair bem como eu acredito que irá, será um mero caso de semanas –ou melhor, dias– antes que a Paramount venha a mim e diga ‘Então, quando iremos trabalhar no número 11?'”

O roteirista John Logan confirma sua paixão pelo seriado. “Quando você vai ao fundo de tudo, eu sou realmente um ‘fãzaço’ de Jornada de coração. Eu sou o cara que compra o primeiro ingresso da primeira matinê do primeiro dia em que um novo filme de Jornada chega aos cinemas. Quando criança eu era o capitão Kirk todo Halloween. Todas as minhas idéias de certo e errado, todos os meus conceitos de moralidade vieram do capitão Kirk. Eu sou o fã definitivo.”

Brent Spiner (Data) também está confiante no desempenho do filme. “Acho que ‘Nêmese’ é o mais cerebral e mais emotivo de todos os dez filmes de Jornada.”

Para Jonathan Frakes, o filme será o ponto alto da Nova Geração no cinema. “Se esse for o fim, vamos terminar por cima. Há muito de energia nova nesse filme. E isso poderia encorajar a Paramount a ficar com a gente. Claro, tudo vai depender do todo-poderoso dinheiro. É tudo questão de bilheteria.”

Em uma pequena nota de rodapé sobre “Nêmese”, pouco antes do final das filmagens, a cadeira do capitão da Enterprise foi roubada do estúdio, num intervalo entre gravações. O roubo causou um prejuízo de US$ 15 mil à Paramount, que está investigando para ver como a cadeira foi sumir. No mercado negro de colecionadores, ela vale facilmente dez vezes esse valor.

“The Best of Both Worlds”

A revista também destaca vários comentários sobre o episódio “THe Best of Both Worlds”, considerados por muitos como o melhor da Nova Geração em todos os tempos. Berman disse: “Os telespectadores ainda escreviam para nós –gritando, na verdade– como estiveram desde a estréia da série, que não tínhamos direito de colocar um inglês careca no lugar de William Shatner. Mas quando o ‘cliff-hanger’ se mostrou tão bem-sucedido, quando claramente mostrou quão investidos e viciados os telespectadores estavam, eu olhei para Michael Piller, que escreveu o episódio, e ele olhou para mim, e ambos dissemos, ‘Agora o que nós fazemos?'”

O diretor do episódio, Cliff Bole, relembra. “Nosso único foco era terminar em tempo e no orçamento. Nenhum de nós sabia que estávamos cimentando o futuro de Jornada, ou que estaríamos fazendo de cliff-hangers de fim de temporada uma tradição, ou que os Borgs se tornariam os mais populares dos vilões. Não tínhamos idéia do barulho que o episódio ia causar.”

Patrick Stewart (Picard) diz que o episódio realmente aumentou seu nível de reconhecimento. “Eu estava dirigindo na Pacific Coast Highway com o teto abaixado em meu carro. Outro conversível apareceu do meu lado de repente e o motorista –uma mulher de meia idade– disse, ‘Ei, você! Preciso te dizer que você arruinou meu verão!'”

Michael Piller escreveu o episódio, mas não planejava ficar para o quarto ano da série e concluir a saga. “Eu tinha uma equipe muito infeliz e todos eles largaram tudo no fim daquela temporada. Havia muito tumulto e eu estava fazendo a maior parte dos roteiros e estava acabado, cansado além do imaginável. Eu não tinha idéia de como sair do ‘cliff-hanger’. E, francamente, eu considerava isso o problema de outra pessoa, não meu. Eu não estava pensando nos fãs ou no franchise. Depois que a Parte I foi ao ar, Gene Roddenberry me convenceu a ficar mais uma temporada. Ele achava mesmo que a série precisava de só mais uma temporada para explodir, que precisávamos de só um pouquinho mais de tempo e teríamos um fenômeno nas mãos. E ele estava absolutamente correto.”

Enterprise

O designer de figurinos Robert Blackman falou à TV Guide sobre um assunto totalmente diferente –a criação dos uniformes de Enterprise. Ele comentou sobre a decisão de voltar ao sistema de cores da Série Clássica.

“Voltamos às cores dos uniformes originais, colocando o capitão Archer em dourado, como Kirk, em vez de vermelho, como Picard. Nessa forma bem pequena, esse tipo de homenagem é empolgante para mim e muito significativa para os fãs.”

O mestre da maquiagem Michael Westmore comentou sobre a questão de mudar coisas previamente estabelecidas em outras séries, algo com que ele tem tido que lidar um bocado, com Klingons e Andorianos por perto.

“Sempre estamos procurando um modo de melhorar uma espécie alienígena, embora não alteremos a tradição de Jornada só por fazer. Toda vez que mudamos algo que está estabelecido, é precedido por muitas, muitas reuniões com os produtores. Todos falamos sobre isso. Queremos mesmo alterar a história? Vale realmente a pena? A audiência ficará bem com isso?”

Fonte: TrekWeb