A Defiant é roubada de Deep Space Nine!

A Nova Geração questiona os limites da vida. Em Deep Space Nine, o sequestro da Defiant põe em risco a segurança do quadrante Alfa. Em Voyager, Janeway e cia. tentam salvar o futuro distante da Terra. São as novas Jornadas Inéditas.

“The Quality of Life”
(“A Essência da Vida”)
A Nova Geração
6ª temporada

Episódio 135
Exibição nos EUA: 16/12/1992
Data Estelar: 46307.2.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h


Sinopse:

Data arrisca as vidas de Picard e de Geordi para salvar o que ele acredita ser uma forma de vida. Só que ela é, assim como ele, de natureza totalmente artificial.

Notas:

No episódio há um personagem chamado Farallon. Esse é o nome de uma ilha na baía de São Francisco, na Califórnia.

Esse é o quinto episódio da série dirigido por Jonathan Frakes. No total, ele comandou oito episódios da Nova Geração, e mais dois filmes para o cinema.

A atriz Ellen Bry, que interpreta a dra. Farallon, já fez papéis em diversas séries de TV, como “Chicago Hope”, “Baywatch”, “Dallas”, “Chips” e “Party of Five”. No cinema, o filme mais conhecido em que atuou foi “Impacto Profundo”, que também contava com Denise Crosby, a Tasha Yar da Nova Geração.

Elenco Convidado:

Ellen Fry como dra. Farallon
J. Downing como chefe de transportes Kelso
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

História de Naren Shankar
Roteiro de L.D. Scott
Direção de Jonathan Frakes

“Defiant”
(“Defiant”)
Deep Space Nine
3ª temporada

Episódio 055
Exibição nos EUA: 21/11/1994
Data Estelar: 48467.3.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h


Sinopse:

O comandante Will Riker está de passagem em DS9, para Risa, e se encontra com uma estafada Kira e acabam conversando bastante. Mais tarde, Kira leva Riker para mostrar a Defiant. Assim que Kira libera a trava de segurança do computador da nave, Riker a tonteia e finge um acidente para conseguir que Sisko libere as garras de atracação, o que permite que Riker parta com a Defiant em dobra. O que o comandante da Enterprise pretende com a nave de Sisko?


Notas:

Ron Moore lembra que a equipe de roteiristas de DS9 já vinha falando em trazer Tom Riker para a estação e fazê-lo alguma espécie de líder dos Maquis há algum tempo. Ira Behr sugeriu que inicialmente ele andasse um pouco pela estação e interagisse com os demais personagens antes de revelar a sua conexão com os Maquis. Quando Moore sentou para escrever o primeiro rascunho, ele se perguntou o que os Maquis poderiam estar querendo de DS9, a resposta foi imediata: “A Defiant!” Moore então conseguiu escrever até o roubo da Defiant por Tom Riker, mas a partir daí o roteirista “travou”.

A história começou a recuperar força nas reuniões de equipe a respeito do episódio. Alguém trouxe à tona (provavelmente o próprio Behr) a idéia do filme “Fail Safe” e foi decidido colocar Sisko em uma “sala de guerra” em Cardássia para ajudar a localizar e destruir a sua própria nave.

Gary Hutzel teve bastante trabalho com os gráficos que detalhavam os movimentos das naves Cardassianas e o espaço patrulhado por elas. Em especial a grande tela Cardassiana não existe como um modelo físico, mas como uma miniatura combinada com o auxílio da técnica da “tela azul”.

Dukat lamentando ter perdido o aniversário do seu filho é um dos vários pontos que contribuíram para que Dukat fosse considerado por uma parte dos fãs como um dos “mocinhos” da série, pelas temporadas três, quatro e metade da quinta. Entretanto, o episódio duplo “In Purgatory’s Shadow” & “By Inferno’s Light” muda tal situação em uma das maiores reviravoltas da série.

A verdade sobre o personagem de Thomas Riker foi um ponto difícil para o roteiro e a dicotomia “herói/terrorista” e os seus problemas de identidade relativos à existência do outro Riker só foram clareados com as sucessivas rescritas.

Frakes gostou muito de participar do episódio e chegou a dizer que preferia Tom a Will na época. De fato, o ator esperava uma continuação em que Kira seria enviada para libertar Tom. O que nunca aconteceu. De fato, na lista da quarta temporada (de temas para possíveis histórias) disponibilizada para os escritores free-lancers, constam os seguintes temas com um claro “não queremos isso” do lado: Tom Riker, Mirror-Jennifer Sisko (uma história interna já estava engatilhada), Nog na Academia (idem), Odo grávido (?!), Jadzia Dax grávida (?!) etc. Falando em gravidez, quem ficaria grávida seria a major Kira Nerys, ao final da quarta temporada. Frakes ainda voltaria para dirigir “Past Tense, Part II”, ainda nesta terceira temporada.

As operações secretas da Ordem Obsidiana no sistema Orias seriam explicadas no legendário episódio duplo “Improbable Cause” & “The Die is Cast”, mais a frente nesta mesma terceira temporada.

O personagem Thomas Riker foi introduzido no episódio “Second Chances”, da sexta temporada de A Nova Geração. Tom é uma duplicata idêntica de William Thomas Riker criada devido a um bizarro acidente de transporte, descrito naquele episódio. Tom e Will são idênticos, indistinguíveis sob qualquer exame conhecido. De fato, Tom teria tanto direito a ser o “real” Riker quanto Will. Ao final de “Second Chances”, o segundo Riker adotou o seu nome do meio e passou a servir como tenente da Frota a bordo da nave estelar USS Ghandi, onde expressou opiniões políticas consistentes com as de um simpatizante Maquis. Essa recapitulação é feita por Odo durante o episódio “Defiant”.

Tricia O’Neil participou (como Kurak) também de “Suspicions”, da sexta temporada de A Nova Geração, mas é definitivamente mais lembrada pelos fãs de Jornada pelo seu trabalho como a capitã da Enterprise-C Rachel Garrett, no absoluto clássico “Yesterday’s Enterprise”, da terceira temporada daquela série.

Shannon Cochran revive aqui Kalita, a sua personagem Maquis de “Preemptive Strike”, da sétima temporada de A Nova Geração, e retornaria ainda como a Klingon Sirella, esposa do general Martok, em “You Are Cordially Invited”, da sexta temporada de DS9.

Marc Alaimo retorna mais uma vez nesta temporada, em “Explorers”. Esta é a única participação de Robert Kerbeck em Jornada. Michael Canavan viria a aparecer mais tarde (como Curneth) em “Unforgettable”, da quarta temporada de Voyager.

Elenco Convidado:

Marc Alaimo como gul Dukat
Tricia O’Neil como Korinas
Shannon Cochran como Kalita
Robert Kerbeck como um soldado Cardassiano
Michael Canavan como Tamal
Jonathan Frakes como Thomas Riker
Majel Barrett como a voz do computador


Escrito por Ronald D. Moore
Direção de Cliff Bole

“Future’s End, Part II”
(“O Fim do Futuro, Parte II”)
Voyager
3ª temporada

Episódio 51
Exibição nos EUA: 13/11/1996
Data Estelar: 50312.5.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h


Sinopse:

No planeta Terra do século 20, a Voyager tenta impedir que um ambicioso empresário se lance em uma nave temporal vinda do século 29 rumo ao futuro, causando a destruição do Sistema Solar.

Notas:

Este episódio tem um pequeno blooper. Em uma cena, o Doutor sai do carro, deixando a porta de trás aberta. Na tomada seguinte, ela está fechada.

O caminhão explodindo mostrou o poder das novas técnicas de efeitos especiais de Voyager. Embora a imagem seja gerada por computador (CGI), é extremamente realista.

Ao final do episódio, o Doutor holográfico finalmente adquire um sistema derivado de tecnologia do século 29, que permite que ele ande livremente por qualquer ambiente.


Elenco Convidado:

Sarah Silverman como Rain Robinson
Allan Royal como capitão Braxton
Ed Begley, Jr. como Henry Starling
Brent Hinkley como Butch
Clayton Murray como Porter

Escrito por Brannon Braga & Joe Menosky
Direção de Cliff Bole