Jean-Luc Picard é capturado por Cardassianos!

Jean-Luc Picard tem uma experiência de primeira mão com os métodos de investigação Cardassianos, em um dos mais espetaculares episódios da série. Enquanto isso, Deep Space Nine ganha sua versão de “Sonhos de uma Noite de Verão”, e em Voyager Kes é vítima de possessão –e não é por Neelix. Confira tudo no fim de semana do USA, com mais Jornadas Inéditas.

“Chain of Command, Part I”
(“Cadeia de Comando, Parte I”)
A Nova Geração
6ª temporada

Episódio 136
Exibição nos EUA: 14/12/1992
Data Estelar: 46357.4.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h


Sinopse:

Depois de ser designado para participar de uma perigosa missão secreta, o capitão Picard é capturado pelos Cardassianos. Enquanto isso, a tripulação da Enterprise precisa se adaptar ao intragável substituto enviado para comandar a nave.

Notas:

“Chain of Command” apresenta pela primeira vez em Jornada nas Estrelas a relação entre Bajor e Cardássia. Planejado inicialmente para ser um crossover da Nova Geração e de Deep Space Nine, acabou virando um episódio duplo da Nova Geração, pois a exibição do episódio-piloto de DS9 ainda demoraria um mês.

O nome do novo capitão linha-dura da Enterprise-D, Jellico, foi o nome de um capitão da frota britânica da I Guerra Mundial.

Uma cena em que Jellico contava a La Forge que costumava jogar rugby com o antigo capitão do engenheiro da Enterprise-D, Zimbata, da USS Victory (“Elementary, Dear Data”, “Identity Crisis”), acabou no chão da sala de edição.

A partir deste episódio, Deanna Troi começa a alternar o uso do uniforme da Frota Estelar com suas tradicionais “roupas de aeróbica”.

Ronny Cox, que interpreta o capitão Edward Jellico, é conhecido do público por sua atuação nos filmes “Total Recall”, “Robocop” e na série “Um Tira da Pesada”.


Elenco Convidado:

Ronny Cox como capitão Edward Jellico
Natalija Nogulich como almirante Nechayev
John Durbin como Gul Lemec
Lou Wagner como Solok


História de Frank Abatemarco
Roteiro de Ronald D. Moore
Direção de Robert Scheerer

“Fascination”
(“Fascinação”)
Deep Space Nine
3ª temporada

Episódio 056
Exibição nos EUA: 28/11/1994
Data Estelar: desconhecida.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h


Sinopse:

Durante o mais importante feriado Bajoriano, o amor está no ar em DS9. Keiko e Molly visitam o chefe O’Brien, a embaixadora Troi quer consolar Odo (por ele ter descoberto que a sua raça é a dos Fundadores do Dominion) e o vedek Bareil vem rever a major Kira, que é a mestre de cerimônias do “Festival da gratidão” na estação. Entretanto algo inexplicável acontece e as mais inesperadas paixões começam a surgir.


Notas:

Ira Steven Behr lembra do episódio como um (necessário segundo ele) segmento leve antes do pesado “Past Tense”. E mesmo Behr admite os problemas do episódio. Ele lembra que foi provavelmente Michael Piller quem trouxe a idéia de fazer uma versão de “Sonhos de uma Noite de Verão” (de Shakespeare) em DS9. O diretor Avery Brooks confirma que o episódio foi de fato “pra lá de over”.

O cinegrafista Jonathan West diz que foram tomadas liberdades no episódio, que não são usuais em um típico episódio da série. Os cenários foram mais iluminados e as cores foram realçadas. Outro ponto curioso foi a utilização de elementos reflexivos como purpurina ao fundo das cenas, para tentar dar um aspecto “de mágica” ao episódio. A paleta de cores para o episódio também foi expandida. Cores literalmente proibidas (em condições normais), como roxo, foram utilizadas.

O responsável pelos vestuários, Robert Blackman, também aproveitou a liberdade utilizada na produção do episódio. Idem para o compositor Dennis McCarthy, que introduziu algum humor na trilha, o que também não é usual.

Vários atores não gostaram do resultado final. Armim Shimerman considerou o episódio tolo e “embaraçoso para nós, por estarmos atuando fora dos nossos personagens e fazendo cenas amorosas envolvendo pessoas que supostamente são apenas amigas entre si”, segundo o alter-ego de Quark. El Fadil também não aprovou o segmento e admite não ter ensaiado os “amassos” entre ele e Nana Visitor.

Este é o segundo episódio de DS9 com a embaixadora betazóide Lwaxana Troi (vivida por Majel Barrett-Roddenberry, viúva do criador de Jornada nas Estrelas, Gene Roddenberry). Ela apareceu inicialmente em “The Forsaken”, da primeira temporada, e tornaria a aparecer pela última vez em “The Muse”, da quarta temporada. Em uma parte do roteiro não-incluída na versão final do episódio, Lwaxana justifica o fato de ela saber sobre o Dominion (e de que são os seus Fundadores formados pela raça de Odo) dizendo ter “amizades no alto escalão”, entre elas a almirante Nechayev, que ela considera a “irmã que ela nunca teve”.

Neste episódio é estabelecido acima de qualquer dúvida que Odo ama Kira e que o sentimento além de não ser recíproco, não é nem ao menos notado pela major.

A próxima participação do Vedek Bareil na série se dará nesta mesma temporada, em “Life Support”, ao lado de Kai Winn.

Bashir e O’Brien jogaram 70 jogos de raquetebol desde “The House of Quark”, quando Keiko e Molly deixaram a estação para uma expedição em Bajor. As “duas mulheres da vida de O’Brien” só retornariam a parecer em cena em “Acccession”, da quarta temporada (Keiko trará uma surpresa para Miles em tal episódio –a gravidez do segundo filho do casal).

Behr considerou a melhor coisa do episódio o enfoque no relacionamento entre Keiko e O’Brien (entretanto uma cena teve de ser refilmada, pois a discussão entre o casal foi atuada de forma por demais agressiva de parte a parte). Um dos momentos favoritos de Behr na temporada foi a cena final em que, mal Keiko põe o pé fora de DS9, Bashir já chama O’Brien para mais um jogo de raquetebol. A amizade entre os dois floresceu na ausência de Keiko. O relacionamento entre os dois é o favorito de Behr na série.

O maior feriado Bajoriano (que é também comemorado em DS9 anualmente) é aquele do “Festival da gratidão”. O propósito é colocar os problemas para trás e recomeçar a vida. Listas de problemas pessoais são escritas à mão, enroladas e queimadas em uma pira especialmente montada para tal propósito. Durante as 26 horas (um dia padrão Bajoriano e também de DS9) do festival, enquanto artistas populares se apresentam, os participantes mantêm a tradição “queimando os seus problemas”.

“Peldor Joi” é o cumprimento padrão entre os participantes do festival. Existe a especulação que o “Peldor festival” a que Sisko se refere em “Rapture” (da quinta temporada), seja de fato o “Festival da gratidão”, sendo “Peldor” a palavra Bajoriana para “gratidão”.

Tivemos a participação de James Crocker, veterano da segunda temporada de DS9, com crédito de história, seu último na série. Philip Lazebnik (um escritor de comédias) faz a sua única participação em DS9 aqui (ele havia trabalhado anteriormente em A Nova Geração em episódios como “Devil’s Due” e “Darmok”).

O nome Ermat Zimm (da fala de Quark, quando ele está tentando vender as “infames canetas destinadas a se tornarem itens de colecionador”) é uma pequena homenagem a Herman Zimmerman, o grande responsável pelo visual da estação.

Elenco Convidado:

Majel Barrett-Roddenberry como Lwaxana Troi
Philip Anglim como Bareil Antos
Rosalind Chao como Keiko O’Brien
Hana Hatae como Molly O’Brien


História de Ira Steven Behr & James Crocker
Roteiro de Philip Lazebnik
Direção de Avery Brooks

“Warlord”
(“O Senhor da Guerra”)
Voyager
3ª temporada

Episódio 52
Exibição nos EUA: 20/11/1996
Data Estelar: 50348.1.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h


Sinopse:

Quando o Doutor e Kes tratam três alienígenas feridos, cuja nave foi detectada à deriva no espaço, um deles –um político extremista e megalomaníaco chamado Tieran– morre, pouco depois de transferir sua mente para o corpo de Kes, controlando-a e acessando os poderes Ocampas.

Notas:

Aqui é vista a primeira aparição do programa “South Seas Island holiday resort” no holodeck.

Repare nos pés de Neelix que são mostrados aqui. Eles são muito diferentes dos mesmos pés do personagem quando mostrados em “Caretaker”.

Desde “Basics, Part II” mais ninguém havia morrido em Voyager. Aqui é a vez do alferes Martin perder a vida.


Elenco Convidado:

Anthony Crivello como Adin
Brad Greenquist como Demmas
Galyn Gorg como Nori
Charles Emmett como Resh
Karl Wiedergott como Ameron
Leigh J. McCloskey como Tieran

História de Andrew Shepard Price & Mark Gaberman
Roteiro de Lisa Klink
Direção de David Livingston