Saiba como foi a convenção com Walter Koenig

Depois de alguns anos outro ator de Jornada nas Estrelas veio ao Brasil para participar de uma convenção, novamente em São Paulo. A exemplo da vinda de George Takei em 1996, Walter Koenig não decepcionou os fãs. Leia o relato de quem esteve lá e ainda ganhou um autógrafo personalizado!

Um sábado com Pavel Chekov
Por Sandro José dos Santos

No último sábado alguns trekkers puderam, mais uma vez, experimentar algo muito raro em terras tupiniquins, encontrar pessoalmente um dos atores de Jornada nas Estrelas, Walter Koenig.

A “Convenção do Capitão Chekov” organizada pela Frota Estelar Brasil ocorrida no Auditório Elis Regina do Anhembi foi um desses momentos que ficarão para sempre na memória dos fãs que lá estiveram. Embora Koenig demonstrasse abatimento, devido à viagem, ele foi sempre simpático e atencioso durante a sua palestra e enquanto respondia as perguntas da platéia. Logo após ele distribuiu autógrafos para todos os presentes à convenção.

Koenig contou sobre seu teste para o papel de Chekov quando tinha de representar uma cena para os produtores em que dizia “Capitão, a nave vai explodir” de maneira dramática. Após essa cena os produtores pediram para ele fazer o mesmo de maneira mais cômica, ao que ele questionou “Como alguém pode dizer que a sua nave vai explodir de maneira engraçada?”.

Koenig também foi perguntado sobre seus atritos com William Shatner e disse que durante a série Bill realmente queria “brilhar” mais que os coadjuvantes e realmente magoou a ele e a outros atores mas, que acredita que ele não fazia isso intencionalmente, disse que das duas últimas vezes que trabalharam juntos, no filme Jornada nas Estrelas Generations e no game Starfleet Academy tiveram um relacionamento muito bom e cordial.

Ele acha que Chekov nunca foi muito explorado e que poderia ter rendido muito mais. Sobre seu papel em Babylon 5, Koenig elogiou as séries e seu produtores e acredita que ainda pode voltar a essa franquia. Sobre a convenção ainda vale destacar a presença novamente de Richard Arnold e de Pierluigi Piazzi já recuperado dos seus sérios problemas de saúde. Muito bonito também estava o cenário do palco com uma réplica dos painéis de navegação da Enterprise e com o símbolo da Federação.

A lamentar apenas o público que ficou abaixo do esperado, com aproximadamente 300 pessoas. Acredito que isso ocorreu pela falta de interesse dos meios de comunicação em divulgar o evento.

Vale citar a reforma por que passou o Auditório Elis. Todas as instalações, do hall aos camarins, foram reformadas e estão muito melhores, as poltronas foram trocadas a entrada foi reformada, as paredes e pisos foram pintadas. O espaço agora realmente está digno de convenções internacionais e outros grandes eventos.

Sandro José dos Santos é fã de Jornada nas Estrelas e especialista em Homem-Aranha