Deanna Troi é uma Romulana?!?

Depois de duas semanas atribuladas, Jornadas Inéditas está de volta ao Trek Brasilis. Não poderia haver melhor hora, entretanto, para o retorno. Depois de um episódio intragável na semana passada, A Nova Geração volta com força total, com Romulanos e o melhor episódio de Deanna Troi. Em Deep Space Nine o destaque vai para o Ferengi Nog, e em Voyager temos a estréia de Robert Picardo como diretor na série. Confira.

“Face of the Enemy”
(“Face do Inimigo”)
A Nova Geração
6ª temporada

Episódio 140
Exibição nos EUA: 08/02/1993
Data Estelar: 46519.1.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h


Sinopse:

Sem mais explicações, Troi aparece em uma nave Romulana como se fosse um deles. Apesar de desnorteada, ela precisa fazer de tudo para evitar ser descoberta, enquanto lida com sua nova identidade…

Notas:

Carolyn Seymour, que aqui interpreta a comandante Toreth, já havia trabalhada na Nova Geração como outra Romulana, no episódio “Contagion”, do segundo ano.

A alferes McKight, interpretada por Pamela Wislow, já foi vista na série nos episódios “Clues” e “In Theory”, ambos do quarto ano.

O roteiro original deste episódio previa Q alterando toda a tripulação da Enterprise-D para a de uma Ave de Guerra Romulana. Claro que todos os personagens seriam transformados em Romulanos. A premissa foi descartada pois, segundo Rick Berman, o roteiro tinha muito a cara da série “Quantum Leap”.

Elenco Convidado:

Carolyn Seymour como Toreth
Barry Lynch como DeSeve
Dennis Cockrun como capitão alienígena
Robertson Dean como o piloto
Pamela Winslow como a alferes McKnight
Scott McDonald como N’Vek
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador


História de René Echevarria
Roteiro de Naren Shankar
Direção de Gabrielle Beaumont

“Heart of Stone”
(“Coração de Pedra”)
Deep Space Nine
3ª temporada

Episódio 060
Exibição nos EUA: 06/02/1995
Data Estelar: 48521.5.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h


Sinopse:

Kira e Odo voltando de uma missão de rotina em um Explorador desviam o seu curso para perseguir uma nave Maquis. Eles continuam a perseguição na superfície de um planeta e separam por um momento. Kira prende o pé em uma rocha, mas quando tenta se libertar com o seu feiser a rocha muda de forma e começa a envolvê-la. A major tem pouco tempo de vida. Enquanto isso, na estação, Nog está decidido a convencer Sisko a escrever uma carta de recomendação para que o Ferengi possa tentar a admissão na Academia da Frota Estelar.

Notas:

Em “Heart of Stone”, a história envolvendo Odo e Kira claramente era a história primária do episódio (com referência no título inclusive), mas a história secundária envolvendo Nog querendo entrar na Academia da Frota ganhou muito mais aprovação por parte da audiência. Ira Behr admite que isso aconteceu, a história secundária se tornou a mais interessante durante a produção do episódio. Todos atuaram muito bem na história secundária e “também não tiveram aquela maldita ‘rocha’ para atrapalhar”, diz o mentor da série.

A claustrofobica Nana Visitor absolutamente odiou a idéia da rocha. Primeiro o seu pé foi literalmente rebitado no chão e depois ela foi progressivamente sendo “vestida” com um “apertado modelo exclusivo” cristalino. A produção pelo menos teve o bom senso de colocar uma espécie de assento dentro da estrutura para que a atriz pudesse relaxar um pouco entre as tomadas.

Visitor detestou também o produto final, pois ficou aparente o seu corpo transformando-se em rocha e não sendo envolvido por uma, que era o efeito desejado. O diretor Alexander Singer batalhou para tentar fazer a rocha visualmente mais interessante, mesmo em pós-produção, mas ele reconhece o fracasso.

A atriz Salome Jens gentilmente permitiu que os seus créditos fossem colocados apenas ao final do episódio para manter o suspense até o fim. O roteirista René Echevarrria disse, na época, que o modo como Odo descobriu que a “falsa Kira” não era a verdadeira, racionalizando a partir do fato de ela dizer que o amava, deve ter sido extremamente doloroso para o personagem.

Na primeira lida do roteiro, Aron Eisenberg (o ator de Nog) ficou com muito medo de estar sendo sacado da série. Só quando Rick Berman veio falar com ele pessoalmente é que o seu medo passou. Quando leu de novo o texto é que percebeu o tamanho do presente que estava ganhando. Seu personagem foi recebendo cada vez mais e mais desenvolvimento ao longo das temporadas (ganhando bem mais importância do que Jake ao final da série inclusive). Na quarta temporada ele vai para a Academia, na quinta ele inicia um programa de treinamento em DS9 e nas duas últimas ele participa ativamente (já como alferes da Frota Estelar) da Guerra com o Dominion, em campo e pilotando a Defiant em várias batalhas. O personagem é um dos que mais sofre com os horrores da Guerra, como pode ser visto em “The Siege of AR558” e “It’s Only a Paper Moon”, ambos da sétima
temporada. A última cena na série, uma das últimas de “What You Leave Behind”, do tenente Nog, que se refere diretamente ao episódio desta semana, é extremamente tocante. Nog permanece como o maior exemplo de desenvolvimento de personagens em DS9, basta colocar a primeira (de “Emissary”) e a última cena dele na série lado a lado. Outro momento inesquecível do personagem se dá quando ele (como capitão) comanda a Defiant no futuro alternativo do clássico absoluto “The Visitor”, da quarta temporada.

No episódio descobrimos que O’Brien continua gostando de praticar canoismo (hábito dos tempos da Enterprise de Picard) no holodeck e agora com a companhia de Odo, e que o comissário continua gostando dos livros policiais do chefe. Robert Wolfe queria inclusive que René Auberjonois cantasse “Louie, Louie”, mas a produção não conseguiu os direitos da canção, que Odo diz que o Miles adora cantar enquanto está remando.

Wolfe e Behr também citaram pela primeira vez o alferes Vilix’pran na série. Bashir e Sisko comentam sobre o chá de bebê do alferes que vai dar a luz. Só que além de ser macho ele se reproduz “desabrochando”. Seus filhos nascem e passam o início de suas vidas em um pequeno reservatório d’água que O’Brien está construindo. Ele tinha asas na cabeça dos produtores, mas tal coisa não chegou na versão final do roteiro. Ele, por motivos óbvios, não aparece em cena na série, mas é citado novamente em “Apocalypse Rising” e “Business as Usual”, ambos da quinta temporada.

Elenco Convidado:

Max Grodénchik como Rom
Aron Eisenberg como Nog
Salome Jens a Fundadora
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador


Escrito por Ira Steven Behr & Robert Hewitt Wolfe
Direção de Alexander Singer

“Alter Ego”
(“Alter Ego”)
Voyager
3ª temporada

Episódio 55
Exibição nos EUA: 15/01/1997
Data Estelar: 50460.3.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h


Sinopse:

Enquanto a Voyager estuda um estranho fenômeno espacial, Harry, perturbado pelo fato de estar se apaixonando por uma personagem do holodeck, pede a Tuvok que lhe ensine a suprimir as emoções. Mas quando ele intervem, a mulher holográfica revela uma obssessão irracional pelo Vulcano, despertando os ciúmes do alferes.

Notas:

O ator Robert Picardo (Doutor) dirige pela primeira vez um episódio de Voyager. No sexto ano da série, ele também comandaria “One Small Step”.

Sandra Nelson (Marayna), também apareceu em Deep Space Nine, como Tavana no episódio “Soldiers of the Empire” (quinta temporada) –filmado mais ou menos na mesma época que “Alter Ego”.

O tenente Vorik aparece pela segunda vez na série. A primeira ocasião foi no episódio passado, “Fair Trade”.


Elenco Convidado:

Sandra Nelson como Marayna
Alexander Enberg como Vorik
Shay Todd como mulher do holodeck

Escrito por Joe Menosky
Direção de Robert Picardo