USA tem clássicos espirituais de Jornada!

Alguns consideram o melhor episódio de A Nova Geração. Outros não vão tão longe: é o melhor com Q. Mas uma coisa ninguém questiona: é um clássico da série. Prepare-se para ter uma experiência post-mortem com Jean-Luc Picard e Q, no melhor estilo de Jornada nas Estrelas. E se uma não for suficiente, aguarde um pouco mais e acompanhe algo bem semelhante com Janeway, em Voyager. E aproveite o intervalo para ver Sisko às voltas com sua confusa posição de Emissário dos Profetas em Bajor, em Deep Space Nine.

O fim de semana espiritual que o USA vai proporcionar aos fãs é simplesmente imperdível. O Trek Brasilis garante. E agora, sem mais delongas, Jornadas Inéditas.

“Tapestry”
(“Trama”)
A Nova Geração
6ª temporada

Episódio 141
Exibição nos EUA: 15/02/1993
Data Estelar: desconhecida.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h


Sinopse:

Picard tem um problema com seu coração artificial. A doutora Crusher faz de tudo para salvá-lo, mas fracassa. A última pessoa que o capitão esperaria encontrar depois de morrer seria… Q.

Notas:

“Tapestry” foi baseado em uma fala de Picard do episódio do segundo ano, “Samaritan Snare”, em que ele diz a Wesley Crusher que tem um coração artificial.

A briga de Picard com o Nausicaan era parte de um outro roteiro, chamado “A Q Carol”, um episódio baseado em “A Christimas Carol”, de Charles Dickens. Nesse roteiro Q dava a chance a Picard de consertar alguns “erros” que cometera na vida, entre eles a briga com o Nausicaan, a chance de criar uma família, evitar que Jack Crusher fosse morto na USS Stargazer e fazer as pazes com seu irmão, Robert Picard.

Desde o episódio-piloto, “Encounter at Fairpoint”, este é o primeiro episódio com Q que não contém no título um trocadilho com o nome da entidade onipotente, como “Hide and Q”, “Q Who?”, “Deja Q” ou “QPid”.


Elenco Convidado:

John de Lancie como Q
Ned Vaughn como alferes Cortan “Corey” Zweller
J.C. Brandy como alferes Marta “Marty” Batanides
Marcus Nash como o jovem alferes Jean-Luc Picard
Clint Carmichael como um Nausicaan
Rae Norman como Penny Muroc
Clive Church como Maurice Picard
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Escrito por Ronald D. Moore
Direção de Les Landau

“Destiny”
(“Destino”)
Deep Space Nine
3ª temporada

Episódio 061
Exibição nos EUA: 13/02/1995
Data Estelar: 48543.2.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h


Sinopse:

Nas vésperas da primeira missão científica conjunta Bajoriana-Cardassiana (decorrente do tratado assinado recentemente), um certo vedek Yarka procura Sisko e conta sobre uma antiga profecia que, segundo a interpretação dele, aponta para a possível destruição da Fenda Espacial (o “Templo Celestial” segundo os Bajorianos) no curso de tal missão. Inicialmente cético, Sisko acaba tendo que refletir sobre a sua condição de Emissário dos Profetas, à medida que mais e mais evidências apontam para a realização de tal profecia.


Notas:

“Destiny” teve a sua origem em uma história e roteiro escritos por Cohen & Winer, material comprado durante a segunda temporada de DS9 e que por vários motivos nunca entrou em produção. René Echevarria lembra que o problema do rascunho original é que a história tratava de uma profecia envolvendo algo maravilhoso. Uma espécie de um milagre e que Sisko iria fazer parte dele (a profecia original é aquela referida nas falas finais do episódio). Foi Ron Moore que veio com a idéia de uma profecia envolvendo uma iminente tragédia, o que focou o episódio. A idéia de Sisko desconfortável com a sua posição de “Emissário” para o povo Bajoriano se integrou sem problemas também.

Echevarria teve um papel fundamental em todos os episódios envolvendo Sisko e a fé religiosa. Desde a sua entrada (após o final de A Nova Geração) na terceira temporada de DS9, ele se dedicou a esta linha de história. Mesmo que de forma não creditada, a sua participação em episódios como “Destiny”, “Accession” (quarta temporada), “Rapture” (quinta temporada) etc. é indiscutível.

Um dos cenários inicialmente construídos para a Defiant foi o de uma cabine genérica para tripulantes. Com três paredes móveis e uma fixa (aquela relativa ao corredor a nave), um diretor poderia mover ou tirar qualquer dessas “paredes” para dar diferentes visuais à “cabine da semana”. O efeito do cometa foi produzido graças a utilização de um modelo físico com o exterior de uma rocha e o interior transparente (ou, melhor dizendo, translúcido) como o de um cristal ou de uma pedra de gelo. O transmissor, vedete do episódio, é simplesmente o “observatório solar” do filme “Generations”, com algumas reformas.

Tracy Scoggins já era conhecida na época da produção do episódio por sua Cat Grant em “Lois & Clarke: The New Adventures Of Superman” e depois participaria de “Babylon 5” em sua quinta e última temporada como a capitã Elizabeth Lockley. Erick Avari tem outras duas participações em
Jornada até o momento: como B’Ijik em “Unification, Part I” (da quinta temporada de A Nova Geração) e como Jamin em “Terra Nova” (da primeira temporada de Enterprise).

Elenco Convidado:

Tracy Scoggins como Gilora
Wendy Robie como Ulani
Erick Avari como Vedek Yarka
Jessica Hendra como Dejar


Escrito por David S. Cohen & Martin A. Winer
Direção de Les Landau

“Coda”
(“Coda”)
Voyager
3ª temporada

Episódio 58
Exibição nos EUA: 29/01/1997
Data Estelar: 50518.6.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h


Sinopse:

Depois de um acidente com uma nave auxiliar, a capitã Janeway, severamente ferida, é atacada pelos Vidiians e tem uma misteriosa experiência de “quase-morte”, durante a qual ela encontra seu pai, o almirante Edward Janeway.

Notas:

No episódio, o almirante Janeway chama Kathryn de “meu passarinho”. A expressão é uma referência ao livro escrito por Jeri Taylor ambientado na série, “Mosaic”, que conta o passado da capitã. É um dos raros casos em que a literatura de Jornada influencia algum episódio. Também, com Taylor sendo co-criadora, produtora-executiva da série e escritora do episódio em questão, fica mais fácil.

Quem gosta de contar perdas de nave auxiliar na série vai se divertir com “Coda”. Durante o episódio, a nave Sacajawea é destruída diversas vezes. Claro, o famoso ‘botão reset’ vai apagar todos esses impactos da existência até o fim do episódio…


Elenco Convidado:

Len Cariou como o almirante Edward Janeway
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Escrito por Jeri Taylor
Direção de Nancy Malone