Romulanos chegam no início da temporada!

Os produtores de Enterprise parecem ter entrado em acordo com os fãs no que diz respeito à condução da nova temporada da série. Brannon Braga, co-criador e produtor-executivo da série, revelou ao Sci-Fi Wire algumas das novidades que virão no início do segundo ano, e todas estão bem afinadas com a opinião da maioria dos fãs.

Teremos a continuação do arco da Guerra Fria Temporal, com “Shockwave, Part II”, e então teremos um descanso deste que é o tema mais incômodo da série para os fãs mais puristas. “Na continuação do cliffhanger, vamos aprender algumas coisas sobre Archer e papel que a Enterprise deve ter na formação do universo de Jornada. E, além disso, vamos esperar um pouco, e então voltar à Guerra Fria Temporal. Mas não vamos fazê-la muito. Queremos que seja um elemento contínuo.”

“Estamos tentando melhorar com relação ao primeiro ano”, diz Braga. “Temos uma grande continuação para o cliffhanger, com que estamos muito satisfeitos, e isso é ótimo. E temos, Deus, já temos sete histórias prontas. Estamos apenas começando. Queremos capitalizar mais no fato de que é uma pré-sequência. Queremos ter uma temporada que talvez tenha mais ação que na última. E queremos manter os fluidos criativos vindo.”

Braga completou dizendo que o personagem central da série, o capitão Jonathan Archer (Scott Bakula) vai desenvolver sua “espacialidade”. “Rick [Berman, produtor-executivo] e eu discutimos isso um bocado na entrada da temporada”, diz Braga. “Gostaríamos de ver Archer começar a pegar o jeito. …Ainda gostaríamos de vê-lo lutando, cometendo erros. Em “Shockwave, Part II”, ele está basicamente em julgamento. A missão toda está em julgamento. Então acho que na temporada dois, ele realmente precisará provar-se capaz. Ele precisa assumir o comando e descobrir como fazer isso direito. Porque ele fez umas burradas no ano passado. E, neste ano, estamos esperando ver um cara que comece a preencher seu potencial como capitão. E o que isso significa, eu não tenho idéia.”

Com relação à primeiro-oficial Vulcana de Archer, Braga faz mistério, mas promete revelações bombásticas. “Temos algumas grandes surpresas guardadas para T’Pol. Algumas revelações de personalidade bem surpreendentes para T’Pol.”

Braga também revelou o que todo mundo já estava esperando: a aparição dos Romulanos vai mesmo acontecer agora, no começo da temporada. “Eu acho que posso dizer sem arrumar muitos problemas para mim que logo no começo da temporada teremos nossa primeira rusga com os Romulanos. O capitão Archer vai ter um encontro bem letal com os Romulanos logo de cara.” E completa: “Fomos muito cuidadosos. A continuidade está ajustadinha. Acredite em mim. Nós sabemos. Nós sabemos.”

Braga também contou do que se trata o primeiro episódio de John Shiban (ex-produtor de “Arquivo-X”) na série: ele mostrará o tenente Malcolm Reed às voltas com uma mina no casco exterior da Enterprise. Será o terceiro episódio da temporada.

O segundo, guarda uma surpresa especial: uma revelação bombástica sobre os Vulcanos. O episódio faz parte da estratégia de criar um diferencial de caracterização desses alienígenas com relação ao resto do franchise. “Uma das coisas que percebemo logo de cara, quando estávamos fazendo esta série, é que havia uma chance de fazer os Vulcanos realmente interessantes novamente”, diz Braga. “Os Vulcanos são realmente uma espécie paradoxal, especialmente nesta série, em que eles são muito iluminados, e se consideram iluminados, mas gostam de estragar as coisas também.”

“O segundo ou terceiro episódio será um grande episódio [Vulcano], que na verdade se passa nos anos 1950, e descobrimos que o primeiro contato com Zefram Cochrane na verdade não foi a primeira vez que Vulcanos estiveram na Terra. E o Alto Comando tem esse segredo que está tentando encobrir.”

Braga prometeu novamente que a série vai lidar com o surgimento da Federação. “O nascimento da Federação será sugerido em ‘Shockwave, Part II’. Será sugerido. E no fundo da nossa cabeça, isso é algo que pode ter um papel na série. Ainda não sabemos do quanto, mas definitivamente começamos a indicar essas coisas de longo alcance naquele episódio.”

Para concluir, o produtor-executivo diz que veremos mais de John Billingsley (Phlox) e Anthony Montgomery (Travis Mayweather) na série. “Acho que Phlox é definitivamente um personagem que gostaríamos de explorar mais, e Mayweather, e então talvez Reed e Hoshi. Mas acho que Phlox e Mayweather são os dois que você vai ver mais.”