Veja a primeira aparição dos Borgs em Voyager!

Voyager chega a uma nova fase. O episódio desta semana conta com a primeira aparição dos Borgs na série. Os vilões cibernéticos seriam os maiores inimigos da nave nas temporadas seguintes. Em Deep Space Nine, O’Brien é vítima de um fenômeno temporal e precisa evitar sua morte e a destruição da estação. Em A Nova Geração, Worf precisa sair da enrascada em que se meteu no episódio anterior. Confira as novas Jornadas Inéditas.

“Birthright, Part II”
(“Direito de Nascença, Parte II”)
A Nova Geração
6ª temporada

Episódio 142
Exibição nos EUA: 01/03/1993
Data Estelar: 46579.2.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h


Sinopse:

Worf está preso em uma instalação Romulana cheia de Klingons, depois de partir em busca de seu pai. A procura foi em vão, e agora o oficial de segurança da Enterprise precisa encontrar um meio de voltar para casa…

Notas:

Este episódio foi o primeiro e único da série dirigido por Dan Curry, o supervisor de efeitos especiais da Nova Geração. “Fiquei muito feliz pela escolha de Dan, pois sempre gostei muito dele”, diz Michael Dorn, o Worf. “É uma pessoa muito interessante e paciente”, completa.

No áudio original, em inglês, é possível ouvir um erro de Patrick Stewart ao gravar o diário do capitão. Ele diz que a data estelar é 46759.2 ao invés da correta, 46579.2. A data estelar 46759.2 estaria entre os episódios 146 e 147. “Birtright, Part II” é o episódio 143.

Um mapa estelar que aparece durante o episódio mostra que uma das estrelas do setor em que está a Enterprise tem o nome de “Echevarria”, que é o sobrenome do autor do episódio, René Echevarria.


Elenco Convidado:

Sterling Macer, Jr. como Toq
James Cromwell como Jaglom Shrek
Jennifer Gatti como Ba’el
Cristine Rose como Gi’ral
Alan Scarfe como Tokath
Richard Herd como L’kor

Escrito por René Echevarria
Direção de Dan Curry

“Visionary”
(“Visionário”)
Deep Space Nine
3ª temporada

Episódio 063
Exibição nos EUA: 27/02/1995
Data Estelar: desconhecida.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h


Sinopse:

O’Brien visita, ao longo do episódio, por breves períodos de tempo, diferentes possíveis realidades algumas horas no futuro, vislumbrando acontecimentos que apontam para inesperados desdobramentos de uma complexa e cada vez mais tensa situação de tensão política envolvendo Klingons, Romulanos, além da sua própria morte e da destruição de DS9.


Notas:

A história de “Visionary” veio do professor texano Ethan Calk, que depois venderia outra história sobre paradoxos temporais que levaria ao clássico “Children of Time” da quinta temporada. Ira Behr encomendou um roteiro compatível para o seu amigo e escritor de ficção científica John Shirley (e que nunca havia trabalhado com TV) e disse na época que o processo foi tão difícil para Shirley que eles quase terminaram a amizade. Ira Behr (o mentor de DS9) não ficou muito satisfeito com o resultado final (de um “mistério high-tech”) que ele considerou mais adequado ao estilo de A Nova Geração.

Ira Behr não é muito fã de histórias que tenham premissas muito técnicas ou que envolvam “tecnobaboseira”, sendo este talvez o maior motivo de suas discussões com Michael Piller enquanto este último esteve à frente da série. É notório que tal estilo de histórias foi menos utilizado após Behr assumir o controle criativo de DS9, o que se deu durante a produção do legendário episódio duplo “Improbable Cause” e “The Die is Cast”, desta terceira temporada.

O alvo do jogo de dardos toma o seu lugar definitvo no Quark’s. Cabe observar que o jogo foi utilizado para mostrar que os saltos de O’Brien não levavam tempo algum no presente. Hironalina para tratamento de envenenamento radioativo é uma referência ao episódio da segunda
temporada da Série Clássica “The Deadly Years”. Dois modelos de DS9 foram filmados para a sua destruição em tela, mas infelizmente os produtores usaram muito pouco do que foi filmado no produto final.

As outras participações de Jack Shearer em Jornada são as seguintes: como Vadosia em “The Forsaken” (da primeira temporada de DS9), como o almirante Strickler em “Non Sequitur” (da segunda temporada de Voyager) e como o almirante Hayes em “Hope and Fear” (da quarta temporada de Voyager), “Life Line” (da sexta temporada de Voyager) e no filme “Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato”.

Elenco Convidado:

Jack Shearer como Ruwon
Annette Helde como Karina
Ray Young como Morka
Bob Minor como Bo’rak
Dennis Madalone como Atul


História de Ethan H. Calk
Roteiro de John Shirley
Direção de Reza Badiyi

“Unity”
(“Unidade”)
Voyager
3ª temporada

Episódio 59
Exibição nos EUA: 12/02/1997
Data Estelar: 50614.2.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h


Sinopse:

Perdidos e tentando retornar em sua nave auxiliar para a Voyager depois de uma missão na Expansão Nekrit, Chakotay e a alferes Kaplan detectam um sinal de comunicação da Federação que acreditam vir da nave. Mas ao chegarem à origem do sinal descobrem algo que mudará a viagem para casa para sempre…

Notas:

Quando Ken Biller percebeu que ia escrever o primeiro roteiro Borg para Voyager, tentou encontrar um jeito novo e interessante de olhar para a Coletividade. “Como personagens, eles não são tão interessantes, porque só fazem uma coisa”, disse. “Eles perseguem e consomem seus inimigos incansavelmente.” Biller leu o roteiro de “Primeiro Contato”, que ainda não tinha sido filmado, e ocorreu-lhe que os Borgs poderiam de alguma forma perder essa característica. “De repente me veio a imagem da Torre de Babel”, comentou, “essa comunidade incrivelmente complexa tinha sido criada e se sua estrutura fosse abalada você teria todas essas pessoas falando em idiomas diferentes, incapazes de se comunicar. Me ocorreu que um grupo de ex-Borgs seria uma comunidade interessante a explorar.”

Biller também traçou um paralelo com a quebra do bloco soviético, e o novo período de nostalgia com relação ao comunismo, pela visão de Riley, a ex-Borg. ”Por que temos que pensar que ser um Borg é uma experiência tão horrível?”, brincou Biller. “Talvez quando você se torna um Borg, a experiência é tão extraordinária quanto Riley diz.”

O episódio foi dirigido por Robert Duncan McNeill (Tom Paris), que teve vários problemas técnicos para solucionar. O cenário Borg não veio do filme. “O set Borg, acredite ou não, era um corredor com cerca de 1,20m de comprimento, curvado nas pontas”, disse. “Era o menor set que eu já tinha visto na minha vida. Não tínhamos espaço na plataforma para construir uma nave Borg grande, porque os outros sets tinham ocupavam muito espaço. Todo espaço que eles tiveram era de basicamente 1,20m em um semicírculo. Eu disse ‘Vocês não podem fazer isso. Os Borgs deveriam ter cubos enormes’. Acho que conseguimos esconder esse fato, e fazer parecer como se eles estivessem num labirinto de túneis de verdade.”

McNeill também comentou sobre outras dificuldades de se filmar um episódio com os Borgs. “O que assusta sobre os Borgs, como diretor, é que eles gastam muito tempo na maquiagem. Você pode se prejudicar com problemas na maquiagem. Tínhamos um Borg com um braço mecânico. Ele tinha um braço que tinha de se parecer com tesouras, mas os cabos não estavam funcionando. De repente você olha no relógio e percebe que uma hora ou duas se passaram e você não fez nada porque estava brincando com os cabos. O braço veio do filme. O figurino e maquiagem vieram do filme. Era o novo Borg, mais assustador.”

O episódio tem um blooper. O Doutor diz: “Nada como o vácuo do espaço para preservar um belo cadáver.” Acontece que o corpo a que ele se referia não esteve no vácuo do espaço, mas dentro de uma nave com sistemas de controle ambiental ainda ativos.

Segundo Chakotay, a Voyager está a 67 anos de distância de casa.

Mais uma nave auxiliar é perdida em “Unity”.

A Expansão Nekrit, cenário de “Fair Trade”, é novamente mencionada.

O ator Ivar Brogger (Orum) volta a aparecer em Voyager como Barus, no episódio “Natural Law”, do último ano.

A alferes Kaplan já havia aparecido em “Future’s End”. Ela morre em “Unity”, mas é citada em “Imperfection”, da última temporada da série.


Elenco Convidado:

Lori Hallier como Riley Frazier
Ivar Brogger como Orum
Susan Patterson como alferes Kaplan

Escrito por Kenneth Biller
Direção de Robert Duncan McNeill