Ben Sisko está de volta ao universo-espelho!

Ben Sisko precisa salvar a espécie humana. Detalhe: em um universo paralelo, visto pela primeira vez na Série Clássica! Além da contínua saga do universo-espelho, temos Jean-Luc Picard dividido entre o amor e o dever e, em Voyager, Tuvok e Neelix quase saem no braço. Tudo isso, nos inéditos do fim de semana exibidos pelo USA Network.

“Lessons”
(“Lições”)
A Nova Geração
6ª temporada
Episódio 145
Exibição nos EUA: 05/04/1993
Data Estelar: 46693.1.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h

Sinopse:

Picard, com insônia, descobre que vários sistemas da Enterprise estão desativados. Ao tentar identificar o problema, ele descobre que uma astrofísica da nave está desviando a energia para seu laboratório. O capitão já está pronto para dar a ela uma bela bronca, mas ele não contava com a intervenção de um certo cupido…

Notas:

Aqui voltamos a ouvir o tema de “The Inner Light”, tocado por Picard em sua flauta. O tema foi criado pelo compositor Jay Chattaway.

Wendy Hughes, que interpreta a tenente-comandante Nella Daren, é natural da Austrália e nasceu em 1952.

Elenco Convidado:

Wendy Hughes como Nella Daren

Escrito por Ronald Wilkerson & Jean Louise Matthias
Direção de Robert Wiemer

“Through the Looking Glass”
(“Do Outro Lado do Espelho”)
Deep Space Nine
3ª temporada
Episódio 065
Exibição nos EUA: 17/04/1995
Data Estelar: desconhecida.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h

Sinopse:

Ben Sisko é raptado pelo O’Brien do universo do espelho (visitado um ano atrás por Kira e Bashir). “Smiley” então explica a Sisko que o “seu” capitão Sisko iniciou uma rebelião contra a Aliança Klingon-Cardassiana em seu universo, mas infelizmente acabou morrendo em ação. Ele quer que Sisko assuma o lugar do falecido e convença a viúva dele, uma grande cientista envolvida em pesquisas militares, a se unir ao movimento. Ou os rebeldes terão de matá-la, por questões de segurança. Sisko acaba decidindo ajudar depois de descobrir que tal mulher também é a contraparte da sua própria falecida esposa, Jennifer.

Notas:

Participação de Tim Russ, o Tuvok de Voyager, como a sua contraparte do universo espelho. Ele havia participado anteriormente da série, como um Klingon, em “Invasive Procedures”.

Participação de Felecia M. Bell como a contraparte do universo do espelho da falecida esposa de Ben Sisko (vista em “Emissary”).

Dennis Madalone, que reprisa o seu papel de rebelde caolho de “Crossover”, é o coordenador de dublês de DS9.

O universo alternativo retrado em “Through The Looking Glass” é o mesmo que foi descoberto no episódio “Mirror, Mirror” da segunda temporada da Série Clássica de Jornada.

Elenco Convidado:

Andrew Robinson como Garak
Felecia M. Bell como Jennifer Sisko
Max Grodénchik como Rom
Tim Russ como Tuvok
John Patrick Hayden como um supervisor Cardassiano
Dennis Madalone como o rebelde caolho

Escrito por Ira Steven Behr & Robert Hewitt Wolfe
Direção de Winrich Kolbe

“Rise”
(“Ascensão”)
Voyager
3ª temporada
Episódio 60
Exibição nos EUA: 26/02/1997
Data Estelar: desconhecida.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h

Sinopse:

Quando o planeta Nezu é bombardeado por asteróides e seus habitantes encaram uma evacuação em massa, a USS Voyager intervem enviando Tuvok e Neelix em parceria com importantes membros de uma equipe de resgate local. Rapidamente descobre-se que há um traidor envolvido no incidente, e no meio da investigação a amizade entre os dois tripulantes é posta a teste.

Notas:

Jeri Taylor, a principal produtora de Voyager durante a terceira temporada, expressou em entrevista o seu desapontamento com a história. “‘Rise’ simplesmente não foi feito da forma que tínhamos imaginado. Ele teve uma concepção maravilhosa, mas tinha que ter sido ancorado no que estava acontecendo entre Neelix e Tuvok e eu não acho que isso foi tratado como deveria”, disse.

Alan Oppenheimer também participou de A Nova Geração, como Koroth, no episódio “Rightful Heir”, da sexta temporada, e em Deep Space Nine foi o capitão Keogh, de “The Jem’Hadar” (segundo ano). Além disso, em 2000 emprestou a voz para o jogo “Star Trek: Starfleet Command – Volume II: Empires at War”.

Tom Towles apareceu em Deep Space Nine como o Klingon Hon’Tihl, no episódio “Dramatis Personae”, do primeiro ano da série.

Elenco Convidado:

Alan Oppenheimer como embaixador Nezu
Lisa Kaminir como Lillias
Kelly Connell como Sklar
Tom Towles como Dr. Vatm
Geof Prysirr como Hanjuan
Gary Bullock como Goth

História de Jimmy Diggs
Escrito por Brannon Braga
Direção de Robert Scheerer