REVIEW: “Jornada nas Estrelas II – A Ira de Khan”

No dia 06 de agosto foi lançado nos Estados Unidos a Edição do Diretor de Jornada nas Estrelas II em DVD. A versão nacional chegará apenas em 19 de novembro, mas não é por isso que o leitor do Trek Brasilis vai ficar sem saber detalhes do disco duplo.

O famoso site norte-americano The Digital Bits publicou um completo review do DVD, que o TB reproduz a seguir. A tradução do texto para o português ficou a cargo de Jorge Saldanha, webmaster do site nacional Scoretrack, especializado em trilhas sonoras do cinema.

Como complemento ao review, sugerimos ao leitor visitar o artigo “[A Ira de Khan]² – Versão do diretor Nicholas Meyer”, publicado aqui no TB no ano passado. Lá pode ser feito o download das cenas extras que hoje em dia se encontram neste novo DVD.

REVIEW: Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan
(Star Trek II: The Wrath of Khan)

Versão do Diretor – 1982 (2000) – Paramount

Por Bill Hunt, editor de The Digital Bits

Cotação do Filme: A
Cotações do DVD (Video/Audio/Extras): B+/B+/B-

Especificações e Recursos:

Disco 1: O Filme

116 minutos, PG, formato de vídeo widescreen letterbox (2.35:1), otimizado para TVs 16×9, gravação em um dos lados, dupla camada RSDL (troca de camada a 1:00:24 de duração, no capítulo 9), comentário de áudio do diretor Nicholas Meyer, comentário em texto de Michael Okuda (co-autor de The Star Trek Encyclopedia), encarte, menus animados com imagens, sons e música do filme, seleção de cenas (17 capítulos), Áudio: Inglês (DD 5.1 & 2.0 Surround) e Francês (DD 2.0 Surround), Legendas: Inglês, Closed Caption.

Disco Dois: Extras

4 documentários: Diário do Capitão (27 mins – 16×9, DD 2.0), Desenhando Khan (24 mins – 16×9, DD 2.0), Efeitos Visuais (18 mins – 16×9, DD 2.0), e O Universo de Jornada nas Estrelas (29 mins – 16×9, DD 2.0), Entrevistas Originais (11mins – 4×3, DD 2.0 – com William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley e Ricardo Montalban), arquivo de storyboards (para 13 cenas – 16×9), trailer de cinema (16×9, DD 2.0), menus animados com imagens, sons e músicas do filme, Legendas: Inglês

“Ah, Kirk, meu velho amigo… você conhece o velho ditado Klingon que diz, a vingança é um prato que é melhor servido frio? E é muito frio… no espaço.”

Certo… isto é o melhor de Jornada nas Estrelas. Aqueles que pensam que a ficção-científica não é capaz de fornecer momentos realmente dramáticos, devem assistir a este filme para mudarem de idéia.

Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan é a continuação inteligente de um dos melhores episódios da série original, Semente do Espaço (também disponível em DVD). Nele, a Enterprise encontra uma nave à deriva no espaço, tripulada por humanos geneticamente aprimorados, todos em animação suspensa. Descobre-se mais tarde que eles, liderados por Khan Noonien Singh (Ricardo Montalban), foram os responsáveis pela quase destruição da Terra durante as Guerras Eugênicas da última década do século XX, e que fugiram do planeta para evitar a condenação por seus crimes. Após terem sido revividos e resgatados pelo Capitão Kirk e sua tripulação, eles tentam tomar a Enterprise para utilizá-la em seus planos de conquista. Mas Kirk e Spock estragam os seus planos, abandonando Khan e seus companheiros no planeta Ceti Alpha V, presumindo que lá eles sobreviveriam sem ameaçar mais ninguém.

Porém, seis meses após Khan e seu povo terem sido deixados lá, um planeta vizinho explode e altera o clima de Ceti Alpha V, transformando-o em um inóspito deserto. Quinze anos depois Khan e alguns ainda sobrevivem, e agora tudo o que ele quer é vingar-se do homem que ele julga ser o responsável por tudo – o Almirante James T. Kirk. Quando a nave estelar USS Reliant chega para examinar o planeta, sem suspeitar que ele é Ceti Alpha V, Khan subitamente recebe os meios para levar a cabo sua vingança. E melhor ainda, a Reliant está envolvida nos testes de um aparelho experimental conhecido como Genesis, que possui um enorme poder tanto para criar vida como para destruí-la. Para facilitar ainda mais as coisas para ele, Kirk leva a Enterprise em um vôo de treinamento, tripulada somente por um punhado de inexperientes cadetes da Frota Estelar. Agora, tendo Khan um inimaginável poder em suas mãos e com a Enterprise em desvantagem tática, Kirk e Spock deverão pagar um alto preço para derrotar o vilão mais uma vez.

Se há uma coisa básica em drama e conflito, é a de que grandes heróis requerem grandes vilões. E não há melhor vilão, em qualquer encarnação de Jornada nas Estrelas, do que Khan. Geneticamente alterado para possuir inteligência e força excepcionais, ele é praticamente invencível. Não importa o que você ache de Montalban (“Ah sim, Tatoo…”), ele está simplesmente incrível aqui. E William Shatner nos presenteia com aquela que eu considero a sua melhor interpretação de Kirk, estando à altura de Khan a cada reviravolta da trama, a cada round.

A direção de Nicholas Meyer é perfeita, mantendo a ação com grande estilo e colocando no filme uma atmosfera sombria, de perigo. Esta não é Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, onde a ponte da nave estelar mais parece uma sala de estar – esta Enterprise baseia-se na clássica tradição naval, e parece realmente ser uma nave capaz de fazer a paz ou a guerra. Ei, esta é uma dura galáxia… Os roteiristas não-creditados Meyer e Harve Bennett adicionaram grandes doses de drama e estilo, com muitas referências à literatura clássica nos diálogos. E a partitura de James Horner, que posteriormente comporia as trilhas de Titanic, Coração Valente e Apollo 13, é absolutamente eletrizante.

Este novo DVD apresenta a versão do diretor, um pouco mais longa do que a original (por volta de quatro minutos). As cenas adicionais não são de grande importância, e já são conhecidas por aqueles que assistiram o filme na ABC. Na maior parte, são pequenas extensões de cenas aqui e ali – um momento ou dois com Scotty, quando Kirk faz a primeira vistoria a bordo da Enterprise, uma conversa um pouco mais longa entre Kirk, Magro e Spock sobre Genesis, outro momento com Scotty e Magro na enfermaria após o primeiro ataque de Khan, e outros momentos menores. As cenas restauradas não adicionam qualquer impacto dramático ao filme, mas (e isso é importante) também não prejudicam. Sem dúvida os fãs gostarão de vê-las.

A maioria de vocês ficará feliz em saber que este lançamento utiliza a mesma e excelente master de vídeo produzida para a edição anterior em DVD, porém com correções nos tons da cor (provavelmente sob a supervisão do diretor). Como resultado, a imagem está agora um pouco mais “quente”, ostentando cores levemente mais vivas. Como antes, a imagem não é um padrão de qualidade, tendo em vista a idade do filme. Há momentos em que há alguma granulação visível, em outros se percebe o uso de filtros para aumentar a nitidez. Em compensação, como já mencionei, as cores são vibrantes e os níveis do preto são excelentes. Outro ponto positivo é a quase inexistência de pontos e riscos na imagem. Esta é a melhor cópia já lançada para ser assistida em casa, e continuará sendo até o lançamento de uma versão em Alta Definição (HD). Como no outro DVD, estou completamente satisfeito com o vídeo deste.

A faixa de áudio Dolby Digital 5.1 é (pelo menos até onde eu pude perceber) exatamente igual à do DVD anterior. De um modo geral é muito boa, apesar de ser inferior ao áudio dos DVDs de Jornada nas Estrelas mais recentes. A mixagem é rica em graves, mas você não ouvirá tantos efeitos surround como seria de se esperar. Por outro lado, o diálogo é bem nítido, e quando a ação esquenta você definitivamente ouve as caixas de som traseiras. Há também uma mixagem atmosférica agradável, e você perceberá as diferenças sonoras de cena a cena, de locação a locação. Melhor ainda, a música de Horner nunca soou tão bem em minha sala. Mais uma vez, fico muito satisfeito.

Como seria de esperar, a Paramount produziu um bom conjunto de material bônus para este lançamento que, na maior parte, agrada. O disco 1 contém um ótimo comentário em áudio do diretor Nicholas Meyer, onde ele fala sobre como envolveu-se com o projeto, da sua visão particular do universo de Jornada e deste filme em especial, e sobre vários momentos divertidos passados junto com os atores. Há muita coisa boa aqui, você percebe que muito do que faz este filme tão bom e tão acessível às platéias em geral vem diretamente dos esforços de Meyer em tentar compreender corretamente este universo. Ele fala bem e é muito bom ouvir o seu inteligente ponto de vista sobre o filme. Em adição ao áudio com Meyer, há também ótimos comentários em texto do autor (e consultor de Jornada) Michael Okuda. Eu estou realmente apreciando seus comentários nestes DVDs, e espero que eles continuem nos próximos lançamentos. Okuda nos passa montes de pequenos fatos, trivia e detalhes técnicos que Trekkers ávidos certamente irão amar.

O disco 2 é composto principalmente de featurettes, nos moldes dos que a Paramount vem produzindo para colocar em todos os seus DVDs de Jornada. Eles possuem muito conteúdo e fascinantes entrevistas com numerosos membros do elenco e equipe. MAS… quero aqui fazer uma reclamação. Quem quer que seja que grave aquelas entrevistas precisa urgentemente fazer um curso de técnicas de vídeo. Todos os featurettes estão em formato 16×9, o que dá um toque muito legal. Mas o visual está terrível. A iluminação é ruim, o balanço de branco da câmera está desregulado, os cenários de fundo são feios, o zoom aproxima demais o rosto das pessoas… a lista de problemas é bem comprida. Isto está ficando cada vez mais comum em DVD – vídeos mal gravados em DVDs de grandes estúdios. Escutem… é fácil conseguir um kit de iluminação barato e melhorar a aparência dos entrevistados. E também não é difícil de se conseguir em Los Angeles um cameraman de talento e experiência disposto a fazer esse trabalho, quem sabe até de graça. Caras, estes não são filmes caseiros para as crianças… este é um DVD de um grande estúdio. E um vídeo nunca deveria ser tão ruim. NUNCA.

Ok… este é o lado ruim. O bom é que todos os featurettes conseguem superar os problemas técnicos. Estas pessoas são fascinantes e o que elas têm a dizer é igualmente fascinante. Você não apenas assiste a entrevistas com os atores principais e o diretor, mas também com o produtor Harve Bennett, o desenhista de produção Joe Jennings (que também trabalhou na série original), vários técnicos em efeitos visuais e muito mais. Um pouco é engraçado, um pouco é fascinante, vale a pena conferir tudo. O Diário do Capitão é uma visão detalhada da produção, desde o seu humilde início, passando pelo acerto com os atores (convencer Nimoy a retornar foi um esforço ENORME), até chegar às filmagens e além. Ainda bem que também inclui muitas e novas entrevistas com os principais membros do elenco. Desenhando Khan apresenta entrevistas com Jennings, o figurinista Robert Fletcher, o diretor de arte Lee Cole e outros que atuaram no design do filme e na logística por trás de tudo. E Efeitos Visuais inclui entrevistas com o supervisor de efeitos Ken Ralston e membros da equipe da ILM, além de montes de fotos de bastidores e videoclipes.

Também há uma série de entrevistas com membros do elenco (inclusive Shatner, Nimoy, o falecido DeForest Kelley e Ricardo Montalban), feitas à época do lançamento original nos cinemas. Há o pequeno documentário O Universo de Jornada nas Estrelas, onde dois autores de livros da franchise, Julia Ecklar e Greg Cox, são entrevistados. É um pouco desconfortável às vezes… do tipo daqueles estranhos momentos que ocorrem nas convenções (sim, já estive em algumas), quando você percebe que algumas dessas pessoas levam o show a sério demais (se você entende o que estou falando). Mas os dois escreveram livros que trataram de personagens ou assuntos introduzidos neste filme, então o que eles tem a dizer é relevante e interessante. E completando os extras temos uma galeria de storyboards do filme e o trailer de cinema. Os storyboards foram bem formatados para TVs 16×9, deste modo os desenhos são grandes e marcantes, representando treze cenas do filme.

Em suma, todo esse material é muito bom. Poderia a Paramount ter caprichado mais neste lançamento? Claro. Mas considerando o grande volume de DVDs de Jornada que eles estão lançando atualmente, você pode entender porque não é melhor. Os dois discos do set possuem menus animados, que nos levam para a estação espacial Regula One e para o planeta Genesis. Um toque de capricho.

A Ira de Khan é de longe a inquestionável jóia dos filmes de Jornada nas Estrelas, e a Paramount FINALMENTE produziu uma edição especial em DVD à sua altura, que todos irão aprovar e apreciar. Você simplesmente não pode dizer que é fã Jornada nas Estrelas e não possuir este DVD em sua coleção. É absolutamente imperdível. Se há edições especiais em DVD melhores do que esta, ainda assim ela oferece mais do que o suficiente para agradar. E… ainda não há tantos outros DVDs de Jornada tão bons quanto este para lhe manter ocupado. Altamente recomendado.

Escrito por Bill Hunt
Tradução de Jorge Saldanha