Especialista defende recriar série em CGI

Cada ano que passa, uma real volta às origens personificada por uma produção que de alguma forma seja um remake da Série Clássica fica mais próxima. A revolução digital na televisão provavelmente vai transformar o sonho de trazer de volta William Shatner, Leonard Nimoy e DeForest Kelley, tal qual se pareciam nos anos 60, em realidade.

Quem está defendendo essa possibilidade não é um mero entusiasta, mas Rob Bonchune, um supervisor de efeitos especiais da empresa EdenFX, que trabalha para a mais nova série de Jornada, Enterprise. “Você poderia fazer a velha série de Jornada nas Estrelas”, ele diz. “A missão original teve apenas três anos. Você poderia fazer mais dois totalmente em CGI.”

CGI, ou Imagens Geradas por Computador (na sigla em inglês), são a tecnologia que está revolucionando os efeitos especiais na TV e no cinema. Impressionantes tomadas geradas digitalmente já são lugar comum no cinema, mas só agora começam a tomar conta da TV. “Tecnicamente, você poderia fazer esses tipos de cena dois ou três anos atrás, mas seriam muito caros e tomariam muito tempo para TV”, diz Bonchune. “Agora se tornou muito mais prático.”

Bonchune comentou, em sua entrevista ao Wired.com, o estado dos efeitos especiais de Enterprise, destacando os Sulibans digitais produzidos para “Broken Bow”, o episódio-piloto da série. “Tendo Deus por testemunha, eles se parecem absolutamente reais. Não há meio de isso ter sido feito há dois anos.”