USA não tem novas temporadas de Jornada

É impressionante como muitas vezes a melhor arma para confirmar ou refutar um rumor é o bom senso. Não fazia sentido o USA Network anunciar novas temporadas de A Nova Geração, Deep Space Nine e Voyager para setembro, se na ocasião eles nem teriam tido tempo de exibir os episódios já comprados, referentes às atuais temporadas.

Mesmo assim, as confirmações independentes publicadas pelo site TV Magazine e pelo jornal “O Globo” pareciam apontar nessa direção. Alguns fãs já estavam comemorando a notícia, mas infelizmente a informação era equivocada.

Tudo não passou de um truque publicitário do USA, tentando chamar a atenção para sua programação, em especial com relação a Jornada nas Estrelas, face à estréia de Enterprise no AXN.

O que o canal transmitiu, por meio de sua assessoria de imprensa, ao “TV Magazine” foi a seguinte nota:

“O Canal USA programou para setembro a estréia das novas temporadas de algumas das suas principais séries. Três séries da saga Star Trek terão episódios inéditos,­ Voyager, Next Generation e Deep Space Nine. Para os afficionados por tribunais e advogados, o canal exibe novos episódios de Lei & Ordem e Lei & Ordem Unidade de Vítimas Especiais. Também já estão confirmados episódios inéditos de Homem Invisível.”

Depois de cruzar informações com o Trek Brasilis, o TV Magazine editou sua matéria para enfatizar que se tratam de apenas novos episódios de Jornada, mas não novas temporadas. “Apenas as ‘Lei & Ordem’ são novas temporadas”, informou ao TB Maurício Araújo, editor do site nacional especializado em TV.

Esse dado é coerente com as informações passadas ao TB pela chefe de tradução da dubladora VTI-Rio para Jornada nas Estrelas, Cristina Nastasi. Há alguns dias, Nastasi foi consultada sobre a possível chegada de novos episódios e afirmou que não há movimentação nos bastidores para o início das traduções das novas temporadas. Como o USA segue com sua política de exibir suas séries dubladas, não há dúvida de que as próximas temporadas de Jornada ainda não estão em vista.

Portanto, o que teremos no USA em setembro são episódios inéditos da sexta temporada de A Nova Geração, do terceiro ano de Deep Space Nine e do terceiro ano de Voyager. A exibição dessas temporadas deve terminar apenas no início de outubro. Depois disso, teremos reprises.

Mesmo assim, apesar de o rumor não ter se confirmado, a atitude do USA em divulgar a exibição dos novos episódios mostra que o canal pretende ter a exibição de Jornada como uma de suas principais marcas, aliviando alguns temores de que ele pudesse estar preparando uma retirada estratégica por conta da entrada de Enterprise no AXN.