Picard descobre a origem da vida na galáxia!

O fim de semana reserva emoções espetaculares para os fãs de Jornada. Em A Nova Geração, Picard e cia. vão descobrir por que a maioria absoluta dos alienígenas na galáxia é humanóide. Em Deep Space Nine, Odo e Garak se envolvem numa confusão que pode colocar em movimento uma guerra intergaláctica, num dos melhores episódios da série. Para compensar, Voyager traz um episódio com destaque em Harry Kim. Jornadas Inéditas.

“The Chase”
(“A Busca”)
A Nova Geração
6ª temporada
Episódio 146
Exibição nos EUA: 26/04/1993
Data Estelar: 46731.5.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h

Sinopse:

Um velho mestre de Picard em arqueologia, o professor Galen, vem a bordo da Enterprise, para propor ao capitão a maior e mais importante missão arqueológica da história da galáxia…

Notas:

A atriz que interpreta a humanóide ao final do episódio é Salome Jens, a Fundadora (raça de Odo) principal de Deep Space Nine.

Neste episódio há uma cena histórica: pela primeira vez em Jornada nas Estrelas humanos, Klingons, Romulanos e Cardassianos aparecem juntos na mesma cena!

Ron D. Moore e Joe Menosky se inspiraram no livro “Contato” de Carl
Sagan criar o episódio.

Em “Gambit”, episódio duplo do sétimo ano, Picard finge ser um arqueólogo de nome Galen, em homenagem ao professor Galen deste episódio.

Este é o sexto episódio da série dirigido por Jonathan Frakes, o Will
Riker. No geral, na Nova Geração, ele dirigiu oito episódios e os filmes para cinema “Primeiro Contato” e “Insurreição”.

O Trek Brasilis já publicou um artigo sobre “The Chase” em 2000. Para ler, clique aqui.

Elenco Convidado:

Salome Jens como a Humanóide
John Cothran Jr. como o capitão Klingon Nu’Daq
Maurice Roeves como o capitão Romulano
Linda Thorson como Gul Ocett
Norman Lloyd como o Professor Galen
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

História de Ronald D. Moore & Joe Menosky
Roteiro de Joe Menosky
Direção de Jonathan Frakes

“Improbable Cause”
(“Causa Improvável”)
Deep Space Nine
3ª temporada
Episódio 066
Exibição nos EUA: 24/04/1995
Data Estelar: desconhecida.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h

Sinopse:

Após um do seus tradicionais almoços com Bashir, Garak se dirige para a sua alfaiataria que explode com ele dentro. O Cardassiano se salva, mas o mistério em torno de tal atentado e a recusa de Garak em cooperar com Odo levam o comissário à loucura. A investigação de Odo revela o envolvimento dos Romulanos. Mas por que os Romulanos estariam querendo matar Garak?

Notas:

A história inicial do episódio brotou da mente do editor de episódios Robert Lederman. Enquanto montava “Second Skin”, ele observou Garak matando Entek e imaginou que a Ordem não poderia deixar barato tal ato. Não poderia simplesmente deixá-lo no exílio em paz. Ele (e o seu parceiro de escrita David R. Long) bolaram uma história em que, sentindo que sofreria um atentado, Garak explode a sua própria loja. A idéia da dupla não envolvia o personagem de Enabran Tain. René Echevarria, que escreveu o roteiro, logo perguntou a toda a equipe da série: “Por que Garak faria uma coisa assim?” Durante tal discussão, a construção de naves da Ordem Obsidiana no sistema Orias (de “Defiant”) foi também trazida à mesa.

Uma nova história foi concebida e Echevarria escreveu uma versão do roteiro em que no começo do “Ato 4”, Garak entregava a Bashir uma barra isolinear, dizendo: “valiosas informações – para se o pior vier a acontecer comigo”. Ao final do “Ato 5”, Garak então fazia que Tain deixasse que Odo e ele partissem graças a este ardil e o velho Cardassiano assim o fazia. Ninguém da equipe ficou satisfeito com a história.

Aí que Michael Piller, em um dos seus últimos atos oficiais como manda-chuva da série, disse para manter Odo na Ave de Guerra Romulana e partir para combater o Dominion no quadrante Gama. “Façam uma segunda parte”, disse o produtor. Além dos problemas em modificar a história para ir para uma segunda parte, “Through The Looking Glass” estava para entrar em produção, logo após “Improbable Cause” e não havia como mudar. Daí “The Die is Cast” teve de ser produzido depois. Felizmente a agenda de Paul Dooley permitiu que ele voltasse quase três semanas depois para fechar o episódio agora duplo.

Daí Echevarria e Moore rescreveram a primeira parte e Moore partiu para escrever a segunda. Agora a história da tal “barra isolinear” virou uma brincadeira que Garak prega em Bashir. Eles também tornaram implícito o motivo para Garak explodir a própria alfaiataria quando Bashir conta a fábula sobre o menino pastor de ovelhas. Os novos uniformes da Tal Shiar foram fruto de um esforço de Moore, que simplesmente odiava os uniformes Romulanos originais feitos para a primeira temporada de A Nova Geração.

Gary Monak usou a experiência adquirida para explodir a escola de Keiko em “In the Hands of the Prophets” para explodir a alafataria de Garak esta semana. Jonathan West não pôde usar chamas reais para iluminar as cenas de Garak em meio aos escombros da sua loja, mas utilizou uma iluminação especial para simular tal efeito.

Mila (Julianna McCarthy) voltaria a aparecer nos episódios finais da série: “The Dogs of War” e “What You Leave Behind”. Apesar de nunca ter sido confirmado em tela, tudo indica que Mila é de fato a mãe de Garak.

Este episódio duplo é tão importante para a saga de DS9 quanto o episódio “The Coming Of Shadows” o é para a saga de “Babylon 5”.

Episódio indicado ao Prêmio Emmy de melhor penteado.

Elenco Convidado:

Andrew Robinson como Elim Garak
Carlos LaCamara como Retaya
Joseph Ruskin como o Informante Cardassiano
Darwyn Carson uma Romulana
Julianna McCarthy como Mila
Paul Dooley como Enabran Tain

História de Robert Lederman & David R. Long
Roteiro de René Echevarria
Direção de Avery Brooks

“Favorite Son”
(“Filho Favorito”)
Voyager
3ª temporada
Episódio 62
Exibição nos EUA: 19/03/1997
Data Estelar: 50732.4.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h

Sinopse:

Quando Harry passa a exibir um comportamento anormal, ele instintivamente guia a Voyager para um misterioso mundo, o planeta-natal Taresiano. Lá, membros de uma população quase que exclusivamente feminina contam-lhe uma chocante história sobre seu nascimento, revelando que o alferes é, em parte, alienígena e que voltou para fins reprodutivos…

Notas:

Jeri Taylor, a principal produtora de Voyager durante a terceira temporada, chegou a comentar o episódio. “‘Favorite Son’ era uma idéia interessante que em sua concretização acabou parecendo meio boba.”

Deborah May (Lyris) participou de Deep Space Nine como Haneek, no episódio “Sanctuary”, da segunda temporada.

Elenco Convidado:

Cari Shayne como Eliann
Deborah May como Lyris
Patrick Fabian como Taymon
Kelli Kirkland como Rinna
Kristanna Loken como Malia

Escrito por Lisa Klink
Direção de Marvin V. Rush