Frota Cardássia-Romulus ataca o Dominion!

Enquanto o Dominion está prestes a sofrer uma grande investida por forças de uma aliança Romulana-Cardassiana, Riker é internado em um hospital psiquiátrico alienígena, sem lembranças de seu passado na Frota. Para completar, Kes dá saltos temporais em Voyager. Confira o que o USA reserva neste fim de semana para as Jornadas Inéditas.

“Frame of Mind”
(“Demência”)
A Nova Geração
6ª temporada
Episódio 147
Exibição nos EUA: 03/05/1993
Data Estelar: 46778.1.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h

Sinopse:

Preso em um hospital para doentes mentais alienígenas, com pouca memória do passado, Riker é convencido de que está ficando louco.

Notas:

Susanna Thompson intepreta aqui a personagem Jaya. Thompson é mais conhecida por seu papel de Rainha Borg em Voyager e de Lenara, autora de um beijo na boca de Jadzia Dax em “Rejoined”, de Deep Space Nine.

Desde “The Neutral Zone”, último episódio da primeira temporada, James L. Conway não dirigia um episódio da Nova Geração. Este foi o terceiro e último que ele comandou por trás das câmeras.

A base do roteiro de “Frame of Mind” foi de Brannon Braga, que
sugeriu “O que aconteceria se Riker acordasse em um asilo insano?”. Após três dias de reunião, Michael Piller, Rick Berman e Braga conseguiram fazer um roteiro baseado nessa idéia.

Elenco Convidado:

David Selsburg como dr. Syrus
Andrew Prine como o administrador
Gary Werntz como Mavek
Susanna Thompson como Jaya

Escrito por Brannon Braga
Direção de James L. Conway

“The Die is Cast”
(“A Sorte Está Lançada”)
Deep Space Nine
3ª temporada
Episódio 067
Exibição nos EUA: 01/05/1995
Data Estelar: desconhecida.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h

Sinopse:

Uma frota conjunta dos serviços de inteligência Romulano e Cardassiano, sob o comando de Enabran Tain, atravessa a Fenda Espacial em uma missão de exterminar os Fundadores do Dominion em seu lar no quadrante Gama. A bordo, Garak tenta recuperar a confiança do seu antigo mentor, enquanto Odo aguarda o iminente genocídio do seu povo. Em DS9, a Frota Estelar menciona a sua preocupação com uma possível retaliação dos Jem’Hadars.

Notas:

Ronald D. Moore decidiu manter o foco no relacionamento entre Garak e Odo, que foi o principal elemento de “Improbable Cause”. Ira Behr diz que Garak é capaz de torturar alguém se tiver que fazê-lo, mesmo que ele não queira cometer tal ato. E tal complexidade foi explorada na história. Behr e cia queriam realmente mostrar um personagem regular em extremo sofrimento e Odo foi a “vítima” escolhida por eles. René Auberjonois não objetou, apesar de precisar de ainda mais tempo do que o normal para ser submetido a maquiagem da cena da tortura de Odo (incluindo uma versão específica do seu uniforme).

O diretor Livingston tentou capturar o máximo de intensidade aqui. Encostando ao máximo a câmera nos dois atores (Robinson e Auberjonois), literalmente os espremendo na parede. Auberjonois falou na época que se sentiu como um personagem de “King Lear” e utilizou um estilo de atuação definitivamente da escola de Shakespeare. McCarthy tentou colocar um pouco de sentimento na trilha da cena, para mostrar que Garak também estava sofrendo em torturar o comissário.

Foi de Moore a idéia de que a impossibilidade de Odo retornar ao seu estado gelatinoso (seguindo o seu ciclo de 16 horas), o levaria a um estado que seu corpo aparentaria perder toda a sua umidade. O dispositivo de tortura utilizado por Garak era um protótipo e os seus planos foram
perdidos com a destruição da Frota (também idéia de Moore). A equipe de efeitos visuais não precisou utilizar “tela azul” na cena em que finalmente Odo volta ao seu estado natural, utilizando diretamente a fotografia de primeira unidade.

O episódio apresentou que, apesar de tudo o que os Fundadores representam, Odo ainda queria voltar para o seu povo. Tivemos também a primeira batalha de frotas de naves da história de Jornada.

Este foi o primeiro episódio em que Ira Steven Behr recebeu crédito completo de produtor-executivo, tomando o lugar do co-criador da série Michael Piller, que estava indo produzir “Legend” para a rede UPN na época. Piller continuaria a servir de consultor para série, uma posição sem poder decisório.

Leon russon já havia aparecido anteriormente em Jornada como Comandante em Chefe da Frota Estelar no filme “Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida”.

Enabran Tain voltaria a aparecer uma vez mais na série, no clássico “In Purgatory’s Shadow”, da quinta temporada de DS9.

Este episódio duplo (“Improbable Cause” e “The Die Is Cast”) é tão importante para a saga de DS9 quanto o episódio “The Coming of Shadows” o é para a saga de “Babylon 5”.

Elenco Convidado:

Andrew Robinson como Elim Garak
Leland Orser como o coronel Lovok
Kenneth Marshall como Michael Eddington
Leon Russom como o almirante Toddman
Paul Dooley como Enabran Tain
Wendy Schenker como a piloto Romulana

Escrito por Ronald D. Moore
Direção de David Livingston

“Before and After”
(“Antes e Depois”)
Voyager
3ª temporada
Episódio 63
Exibição nos EUA: 09/04/1997
Data Estelar: 50973.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h

Sinopse:

Kes acorda e se vê como uma mulher idosa, no leito de morte, cercada por filhos e netos. Embora esteja na Voyager, não reconhece ninguém à sua volta. Ela não demora a perceber que está lentamente saltando no tempo, voltando ao passado de sua vida. O problema é que a ajuda da tripulação para resolver o problema pode chegar tarde demais…

Notas:

O episódio introduz os Krenim, raça que na quarta temporada representará uma das maiores ameaças à Voyager.

Os cabelos de Kes, que se mantiveram no mesmo penteado por quase três anos, aparecem compridos aqui. Note que as orelhas Ocampas dela não estão mais à mostra, agora cobertas pelos cabelos. A atriz vinha mostrando crescente desconforto com a maquiagem.

O telelespectador pode ter uma visão concreta de como é a concepção Ocampa. As cenas do trabalho de parto já haviam sido descritas em “Elogium”, mas nunca tinham sido mostradas.

Elenco Convidado:

Jessica Collins como Linnis
Michael L. Maguire como Benaren
Christopher Aguilar como Andrew
Janna Michaels como Kes jovem
Rachel Harris como Martis

Escrito por Kenneth Biller
Direção de Allan Kroeker