Takei fala sobre personagens gays e o novo Sulu

george_takei-1.jpgO veterano ator da Série Clássica, George Takei (Sulu), conversou com o site Metro Weekly, onde disse estar feliz por Abrams manter a diversidade, assim como foi na série original e que gostaria de ver um tema sobre homossexualidade em Jornada. Takei ainda fez uma pequena revelação sobre o novo Sulu.

Takei, embora seja defensor de uma maior liberdade de expressão para temas homossexuais na televisão e no cinema, concordou com o criador da série original por não introduzir essa discussão nos anos 60, “Eu me lembro de ter conversado com Gene Roddenberry sobre a introdução de um personagem gay. Gene era um homem extraordinário e um visionário. Ele sempre nos dizia que a Enterprise era uma metáfora da Terra e que a força da nave estava na diversidade, com a tripulação trabalhando em conjunto. Gene era realmente uma pessoa esclarecida e achava ser uma tolice toda essa homofobia (discriminação a homossexualidade) e toda essa legislação e preconceitos contra a igualdade de sexos. Mas ele sentia que para estabelecer as bases que havia criado para a série era importante para a futura franquia se manter no ar, uma vez que as emissoras de televisão eram os meios de comunicação mais conservadores, na época. Se ele puxasse esse tema, o programa seria detonado”, disse Takei.

“Essa era a filosofia de Gene. Infelizmente, quando Gene morreu a série A Nova Geração morreu junto. Um grupo assumiu o comando e não necessariamente mantive a filosofia humanística do criador. David Gerrold, que escreveu “O problema com os Pingos”, produziu um episódio com tema homossexual para A Nova Geração, que não foi adiante por causa da tendência (conservadora) dos tempos. Contudo o script foi filmado no fanfilm New Voyages”, alegou o ator.

O personagem Sulu sempre aparentou possuir um temperamento forte e masculino. Chegou a ter uma filha, Demora (interpretada pela atriz Jacqueline Kim), e tornou-se capitão de uma nave estelar. Takei acredita que mesmo que fosse revelada sua sexualidade nos tempos da série original, eles não teriam mudado as características básicas de Sulu, “Essa é uma questão. Eles (da produção) sabiam que eu era gay, mas eu não havia divulgado isso a imprensa. É difícil de dizer, mas acredito que como meu personagem tornou-se pai e capitão, isso teria sido possível. Algumas pessoas sabiam de minha condição (gay), mas ainda assim fizeram o meu personagem seguir o caminho que seguiu”.

sulu_esgrima.JPGA respeito do novo Sulu, Takei fez uma pequena revelação, “É um Sulu mais jovem (do que eu fui). Na realidade, ele possui alguma bravura heróica nesse filme que vem à tona. Nós sabemos que a paixão de Sulu é a esgrima e teremos muita luta de esgrima acontecendo”, disse Takei. O ator John Cho que interpreta o jovem Sulu no novo filme de Jornada, disse em entrevista recente que estava fazendo muito treinamento para cenas de ação.

Fonte: TrekMovie e TrekWeb