Mãos a obra, uma vez mais

Os freqüentadores habituais do Trek Brasilis já perceberam que nas ultimas semanas a equipe abraçou o trabalho de “resgate” do conteúdo clássico do TB para seu novo formato, o que vem dando trabalho devido a quantidade de material produzido desde o surgimento do site. Junto com as noticias este trabalho de produção de material original sobre Jornada nas Estrelas sempre foi nossa marca registrada, produção que por diversos motivos havia sido bastante reduzida. Mesmo que a franquia esteja ainda em compasso de espera do novo filme, entendemos que é hora de retornar a produzir matérias e artigos, uma vez que todo o universo já produzido em Jornada permite ainda um grande numero de discussões e reflexões.

Oxalá o filme de JJ Abrams seja um sucesso e possa dar a franquia mais famosa do universo novo frescor, mas por enquanto ainda temos muito a comentar sobre o que já foi realizado por Jornada nas Estrelas tanto na TV quando no cinema seja para o bem ou para o mal.

Seguindo a trilha do que parece  ser o mote desta nova encarnação cinematográfica de Jornada, resolvemos juntar o velho e o novo num artigo que pretende tratar de todas os segmentos da Serie Original, Nova Geração, Deep Space Nine, Voyager e Enterprise que abordaram da alguma maneira temas “temporais” tentando identificar como estes foram importantes ou não e quais seus pontos positivos e negativos.

Antes de começar uma observação torna-se importante: Em 2002 nosso colaborador Fernando Rodrigues já havia iniciado um artigo com este tema passando pela Série Original e tratando a Nova Geração com mais profundidade. Entendemos que não havia por que re-escrever este trabalho e este será apenas reproduzido como parte desta nova abordagem, entretanto como o trabalho  abordou até a quinta temporada da Nova Geração, completar os segmentos faltantes será nossa única contribuição ao material original sobre esta edição da franquia em particular.

São ao todo 49 segmentos incluindo ai os filmes, o que nos garante uma viagem com muitas atrações. Nos do Trek Brasilis esperamos que apreciem este trabalho mais uma vez realizado com carinho pela equipe.

Abraços a todos e boa leitura.