Maioridade: A Nova Geração completa 21 anos

tng15anos11.jpgHá 21 anos e um mês (e um dia!), em 28/09/1987, ia ao ar nos Estados Unidos o episódio-piloto de A Nova Geração, “Encounter at Fairpoint“.

No final da década de 80, o universo de Jornada nas Estrelas não era tão imenso quanto hoje. Enquanto aguardamos o lançamento do décimo-primeiro empreendimento cinematográfico para o ano que vem, naquela época existiam apenas quatro filmes para cinema e a série original dos anos 60, além dos 22 episódios da série animada. Hoje temos dez filmes para cinema e mais de 700 episódios de televisão.

tng15anos2.jpg

Capa da primeira revista oficial da série. Dezembro de 1987

No Brasil, A Nova Geração chegou bem rápido. Já em 1989, as locadoras recebiam fitas com episódios da primeira temporada, algo até inesperado pois naquela época não havia Jornada na TV brasileira desde o início da década. Em 1991, a extinta TV Manchete comprou as duas primeiras temporadas da Série Clássica e o primeiro ano de A Nova Geração, que era exibido nas tardes de sábado. Embora a série não tenha demorado a chegar para os telespectadores brasileiros, ficou estagnada, presa ao seu primeiro ano durante muito tempo. Quem queria saber mais sobre as aventuras de Picard e a nova Enterprise-D tinha de recorrer aos “traficantes de fitas”, como eram conhecidas as pessoas que recebiam os episódios diretamente dos Estados Unidos e vendiam cópias, às vezes por preços bem salgados, para os fãs que tinham a necessidade de acompanhar a série. Vale ressaltar que na grande maioria das vezes a qualidade da imagem era péssima. Convenções e reuniões de trekkers para assistir às novidades de A Nova Geração eram eventos aguardados com ansiedade.

tng15anos3.jpg 

Nessa época pré-internet e pré-TV por assinatura, uma boa maneira de acompanhar o que rolava, além dos eventos, era através das revistas em quadrinhos publicadas pela Editora Abril entre 1991 e 1992. As edições contavam com explicações dos editores sobre a presença de Whoopi Goldberg no elenco, as promoções de patente de LaForge e Data, o novo posto de Worf, a ausência da dra. Crusher no segundo ano e a nova barba de Riker.

Em 1997, uma boa notícia. A Rede Record começava a exibir o 3º ano, que contava com clássicos como “Yesterday´s Enterprise“, “Sarek” e boas supresas como “Who Watches the Watchers?” e “The Defector“. Infelizmente, a Record nunca exibiu o episódio final da temporada, “The Best of Both Worlds“. Enquanto isso, na TV a cabo, o canal USA promovia seu final de semana Sci-Fi, estreando o 2ª ano da série, uma temporada prejudicada pela greve dos roteiristas de Hollywood em 1988, mas que trazia bons roteiros como “Q Who“, “The Measure of a Man” e “A Matter of Honor“. O canal USA, depois Universal Channel, continuou a exibir a série até recentemente, e todos os 178 segmentos estiveram disponíveis ao fã brasileiro. A CBS Paramount também lançou por aqui os sete anos da série em DVD.

O Trek Brasilis, com seus quase dez anos de vida, conta com um grande acervo de informações sobre A Nova Geração em sua versão clássica, que aos poucos está sendo trazida para o site atual. Basta dar uma busca por “A Nova Geração” e conferir.

tng15anos4.jpg

Matéria publicada em 2002 pelo TB, quando A Nova Geração completou 15 anos, e atualizada para o aniversário de 21 anos da série.