TAS 1×01: Beyond the Farthest Star

Movimentada trama procura fazer uso grandioso da mídia de animação

Sinopse

Data estelar: 5521.3.

A Enterprise encontra-se em missão de mapeamento de um ponto desconhecido da galáxia, quando capta misteriosas emissões de rádio de um corpo estelar conhecido como Questar M-17, uma estrela de massa negativa. A nave segue para investigar esses sinais e enfrenta sérios efeitos gravitacionais. Apesar disso, a nave consegue entrar em órbita.

Eles encontram a fonte dos sinais que atraíram a Enterprise, uma gigantesca nave não identificada em órbita, abandonada e sem energia, que segundo as leituras de Spock teria mais trezentos milhões de anos de idade. Kirk lidera um grupo de investigação do qual fazem parte Spock, McCoy e Scott. Uma vez lá eles descobrem que a tripulação, aparentemente um tipo de vida “insectoide” teria tentado destruir a nave, mas não encontram nada que justifique as emissões de rádio que levaram a Enterprise até aquele lugar do espaço.

O grupo encontra o que parece ser o centro de comando da nave alienígena, e assim que estão em seu interior uma gravação começa a ser reproduzida, informando que a tripulação tentava destruir a nave para evitar que uma criatura malévola a bordo atingisse outros planetas. Quase ao fim da gravação uma reação em cadeia tem início no interior da nave, e explosões começam a pipocar por todos os lados. O grupo retorna à Enterprise, mas a criatura a qual a mensagem se referia, ainda viva depois de todos os milhares de anos, também é transportada a bordo e toma conta dos controles da nave.

Kirk ordena que Scott arme um dispositivo de autodestruição na engenharia, mas a criatura impede o engenheiro, e depois usa os feisers da Enterprise para destruir a nave morta de onde veio. A criatura planeja usar a Enterprise para deixar o campo de atração da estrela morta, mas Kirk ordena que Spock isole o console de navegação com um campo de força magnético. A criatura dispara contra a tripulação da ponte usando os sistemas internos de defesa, querendo obrigar Kirk a tirá-la de seu exílio.

O capitão finge concordar, mas, em vez disso, marca um curso direto contra a estrela morta. Acreditando que a nave irá se chocar contra a estrela, a entidade deixa a nave e fica presa no campo gravitacional da estrela morta, enquanto a Enterprise se salva no ultimo minuto usando o efeito “estilingue” para fugir do impacto e retornar à sua missão inicial.

Comentários

“Beyond the Farthest Star” é um daqueles episódios que a gente sempre quis ver na Série Clássica, mas raramente tinha chance, com muita ação, muitos disparos de feisers, uma nave estelar alienígena gigantesca e absolutamente diferente, criaturas além da nossa imaginação e, de sobremesa, nosso conhecido “efeito estilingue”.

Apesar de a Série Animada não ser assim tão animada, permitia aos autores usar mais a criatividade do que na Série Clássica, no que diz respeito ao contexto em que as aventuras aconteciam. Ao vivo, as dificuldades técnicas e orçamentárias inviabilizariam a produção de episódios como este. Com tais limitações minimizadas, temos um episódio com um roteiro meio manjado, que é a misteriosa nave alienígena abandonada, e um mistério para resolver, mas apesar disso o segmento consegue divertir.

Com uma relativamente extensa cadeia de eventos compactada em vinte minutos, a historia assume um ritmo agradável, que permite ao espectador formular suas próprias teorias, mas não se demora demais em divagações. Cada segundo em tela é preenchido com algum tipo de ação, e vamos de quadro em quadro nos envolvendo com a trama. Este segmento é pura diversão, nada mais, nada menos, e dificilmente funcionaria bem em live-action, mas encontra seu lugar na Série Animada.

Por outro lado, não há muito que tirar do episódio, se excluirmos as cenas de ação e todo o disse-me-disse sobre a provável origem da nave “insectoide”. Mas não dá para reclamar. Dado que o público-alvo da série originalmente era infanto-juvenil, tal enredo até se justifica.

Avaliação

Citações

“It’s a starship… like nothing I’ve ever seen. The size of it.”
(É uma nave estelar… nunca vi nada assim. Olhem o tamanho!)
McCoy

“The crew tried to destroy the ship herself.”
(A tripulação tentou destruir a própria nave.)
Spock

Trivia

  • Esse foi o quarto episódio produzido para A Série Animada e o primeiro exibido.
  • Em ação os cintos de suporte de vida.
  • Este foi o primeiro episódio da Série Animada a ir ao ar, exatamente sete anos após a exibição de “The Man Trap”, primeiro episódio da Série Clássica, e da franquia de Star Trek, e ser exibido.
  • O roteirista Samuel A. Peeples também escreveu “Where No Man Has Gone Before”, segundo piloto da Série Clássica e terceiro episódio a ser exibido
  • O chefe de transporte Kyle não foi dublado pelo ator John Winston, que fazia o papel na Série Clássica. Aqui a voz é de James Doohan.
  • O episódio foi adaptado por Allan Dean Foster no livro Star Trek Log One, publicado pela Ballantine Books em junho de 1974.

Ficha técnica

Escrito por Samuel A. Peeples
Dirigido por Hal Sutherland
Exibido em 8 de setembro de 1973

Título em português: “Além da Estrela Mais Distante”

Elenco

William Shatner como James T. Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelley como Leonard McCoy
George Takei como Hikaru Sulu
Nichelle Nichols como Uhura
James Doohan como Montgomery Scott/comandante alienígena/alienígena maligno/engenheiro/tenente Kyle

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição e revisão de Salvador Nogueira

Próximo episódio