Jeri Ryan e Robert Picardo falam sobre Voyager

ryan-e-picardo-magazineA revista Star Trek Magazine trouxe, em sua mais recente edição, uma ampla reportagem sobre Voyager, a quarta série da franquia. A revista analisa as temporadas, os personagens, os efeitos, além de mostrar duas entrevistas com os atores do elenco. Veja a seguir trechos dos comentários de Jeri Ryan (7 de 9) e Robert Picardo ( Doutor) a respeito de seus trabalhos na série.

Sua primeira série de ficção científica foi Dark Skies, onde desempenhou uma extraterrestre investigadora. Qual a diferença em ir de Dark Skies para Voyager?

ryan-dark-skiesRyan: “Bem, Dark Skies, eu olho como um brilhante e maravilhoso momento, porque essa foi a minha primeira série. Não foi dado um merecido agito pela emissora. Mas foi, julgo eu, muito bem escrito e de incrível atuação. Mas foi muito, muito breve. Eu estava apenas nos últimos sete episódios antes da série ser cancelada. Então eu fui direto para Jornada. Um salto duro para mim, porque eu não sou uma pessoa de ficção científica. Nunca fui. E Dark Skies foi um pouco mais fácil porque era um período em particular, situado na década de 60. Foi muito legal e embora fosse sobre alienígenas e não sendo verdade, ainda era um pouco mais realista e um pouco mais palatável para alguém, que não era fã de Jornada ou de ficção científica”.

O que você mais gostou sobre interpretar Sete de Nove?

Ryan: “Ela era uma grande personagem para atuar. Foi muito belamente escrita. E foi divertido vê-la crescer e mudar, se tornar mais humana e aprender sobre todas essas coisas. Foi um grande papel para uma atriz”.

Olhando para trás em Voyager, havia qualquer coisa que você gostaria de ter feito como Sete de Nove que você nunca teve uma chance de fazer?

Ryan: “Não, eu realmente não acho que houve alguma coisa que eu queria fazer que não consegui com esse personagem. Fizemos tudo que podíamos fazer. E eu acho que foi uma boa hora para dizer adeus e seguir em frente. Não sei quanto tempo mais ela teria sido interessante”.

Se fossemos encontrar com os personagens 10 anos depois da Voyager retornar à Terra, o que você acha que Sete de Nove teria feito?

Ryan: “Bem, a partir daquilo que nos mostraram no último episódio, eu suponho que ela teria casado com Chakotay. E estaria vivendo com os seres humanos. Quem sabe?”

Em termos globais, como é que você resumiria seu tempo em Voyager?

Ryan: “De muitas maneiras, foram notáveis quatro anos. Foi difícil. Mas foi realmente incrível. Ela foi uma maravilhosa e rica personagem, que tive de interpretar. Foi ótimo trabalhar com as pessoas com quem convivi. Foi muito divertido. Foi divertido educar o meu filho no espaço por quatro anos. Ele vinha ao set o tempo todo. Ele a adorava”.

Robert Picardo também comentou a respeito de seu personagem e sua relação com Jerry Ryan.

O Doutor foi muito mais do que uma coleção de uns e zeros. Ele começou como um programa de computador, mas acabou sendo um ser senciente. Você acredita que a diferença na sua origem contribuiu para o seu desenvolvimento ao longo dos anos?

Picardo: “O Doutor foi programado com a capacidade de aprender, e modificar seu comportamento com as novas informações. A ele foram dadas subrotinas primitivas emocionais, supostamente a fim de que ele tivesse empatia com seus pacientes, uma forma de conduta, por assim dizer, para que ele pudesse adaptar-se e aprender”.

“Acho que sua maior qualidade, como um holograma, que é, francamente, provavelmente, a maior qualidade que qualquer humano poderia ter, é que ele realmente desejava expandir seus próprios horizontes, para aprender mais, e para se tornar mais um membro valioso da tripulação. Aquelas eram as suas mais brilhantes qualidades’.

“Foi divertido para mim como ator, pois ele também tinha uma grande quantidade de qualidades negativas. O médico pode ser muito egoísta, arrogante, petulante, e covarde. Estas foram todas muito legais para interpretar. Eu não tinha de ser heróico, corajoso e fiel a maneira que muitos oficiais da Frota tinham de ser, porque o meu design original era estritamente para situações de emergência médica. Quando era colocado em outra situação, não tinha que responder da maneira mais heróica. Esse tipo de margem de manobra e liberdade fizeram o personagem muito legal para se interpretar”.

Você mencionou algumas das mudanças que vieram quando Sete de Nove aderiu à tripulação. Como você acha que Sete mudou o Doutor?

doutor-e-7-de-9Picardo: “Obviamente, isso me deu um grande arco de personagem. De outra maneira, no entanto, Sete de Nove tomou algumas histórias do Doutor. As três primeiras temporadas, o médico tinha o direito a todas estas questões: Eu gostaria de ter um nome, eu gostaria do meu espaço pessoal, eu gostaria do respeito da tripulação, como se eu fosse um único indivíduo e não apenas uma peça de tecnologia”.

“Quando veio Sete, como uma humana que tinha sido assimilada e estava agora tentando recuperar a sua humanidade, todos os debates sobre o que constitui uma pessoa e cada um dos direitos individuais tornaram-se enredo para ela. Eu renunciei algumas histórias como personagem, quando Sete entrou a bordo, mas busquei muito mais histórias sobre a nossa relação”.

“Eu não queria fazer histórias sobre direitos individuais por sete anos, porque, vamos ser realistas, eles exploraram o terreno com Data, em A Nova Geração, com muito sucesso. Meu esforço conjunto com o personagem era fazê-lo parecer tão diferente quanto possível, a partir de Data, porque Brent Spiner foi tão indelével nesse papel que não havia nenhum ponto para tentar competir. Acho que foi uma grande coisa o personagem Sete de Nove ter começado a carregar essas histórias e o médico muitas vezes foi levado em diferentes direções.

Ele passou de ser de aluno a tutor.

Picardo: “Exatamente. Ele passou a ser uma espécie de mentor espalhafatoso, que foi divertido. Um tutor que não sabe muito tanto quanto ele acha que sabe.

Onde você gostaria de ver o Doutor ir, uma vez que ele voltou para a Terra?

Picardo: “É engraçado, Ethan Phillips (Nelix) e eu temos uma peça teatral, que escrevemos com Ted Kopulos, chamada “House Call” (Atendimento à Domicílio), que lida com o que aconteceu com todos os membros da tripulação da Voyager depois que voltamos. É um dos favoritos dos fãs em convenções”.

“Ela fez-nos pensar sobre o que realmente aconteceu com todos, uma vez que chegamos em casa. Acho que o Doutor é um conferencista na Academia da Frota, com compromissos por todo o universo. Ele é um cantor convidado ocasional de orquestras sinfônicas, embora ele ainda não tenha sido convidado pela Sinfônica de San Francisco, o que o amargura”.

Fonte: TrekMovie