Veja tem avaliação positiva, e publicidade no Brasil tem início [Atualizado x3]

burgerkingComo reportam diversos leitores do TB, a exposição de material sobre Star Trek está começando a ganhar corpo no Brasil, com mais reportagens comentando a nova produção sendo publicadas, os spots de TV sendo vistos em horário nobre na Rede Globo, e o Burger King já está com sua promoção de distribuir brinquedos e itens colecionáveis do filme juntamente com algumas de suas refeições. Adicionalmente, a Veja da semana conta com a sua crítica — confira a seguir algumas passagens desta e de outras críticas sobre o filme.

Isabela Boscov, para a Veja:

O Star Trek de J.J. Abrams é uma delícia de filme, capaz de apaziguar fãs e de agradar também a quem não liga a mínima para a série. (….) O filme mostra como um punhado de jovens cadetes da Federação se junta por acaso na viagem inaugural da Enterprise e, ao final da missão, terminará por se amalgamar em sua tripulação clássica. Mas dá aos personagens muito o que fazer, em uma trama surpreendentemente sólida. Chris Pine e Zachary Quinto (o Sylar de Heroes), que interpretam os icônicos Capitão Kirk e Sr. Spock, não são um arraso, mas seguram as pontas em parceria com atores de presença como Karl Urban (que revela um insuspeitado talento cômico no papel do Dr. McCoy) e Simon Pegg (o pândego engenheiro de bordo Scotty) – além de Eric Bana, que finalmente achou de novo um desses papéis em que aparece com força, o de Nero, um vilão de inspiração, digamos, palestina.

Mark Adams, para o Daily Mirror

Fique de olho em Star Trek ser o primeiro dos grandes sucessos no verão. É um maravilhos entertenimento de ficção-científica que vai agradar a fãs de longa data da legendária série de TV e também para aqueles buscando apenas por uma noite divertida nos cinemas. (….) E ainda que não há muitas dúvidas que os heróis vão conseguir ter sucesso, Star Trek pulsa com aventura e emoções e seu entusiasmo contagiante, e respeitoso o bastante para conseguir prestar respeito para a série de TV cult que veio antes dele. Veja este filme.

[Não creditado], para o Passionforcinema.com

Todos os fãs desta Jornada podem respirar aliviados agora. Nós adoramos. Foi além de nossas expectativas. O diretor J.J. Abrams coloca a trama no banco do motorista e os efeitos especiais no banco do passageiro e acerta no resultado. Esta jornada de duas horas e sete minutos é absolutamente agradável e excitante. (….) Se você é um fã de Jornada nas Estrelas, conte as horas até o Dia D; se você não é, apenas embarque junto com os fãs, pois este é um passeio que você vai realmente aproveitar!

Qwaider, para o Sweetest Memories:

O filme seguiu em um ritmo bem agradável, com bastante tempo para desenvolvimento de personagens que veio bem a calhar para ligar os personagens originais com os novos rostos. Uma ótima decisão por Abrams, eu estou certo. Mas muito bem trabalhado para benefício do dramático climax desta obra de arte. Este filme é obrigação de qualquer trekkies de assistir (ouviu isto Rei Abdullah?) e mesmo não-trekkies vão apreciar cada momento já que não precisa de conhecimento prévio nenhum. Começa bem do básico. Merece totalmente o selo de 10/10 na minha Escada Qwaider.

Com estas adicionais, são 51 críticas que conseguimos encontrar até o momento, sendo 47 positivas, 3 neutras e apenas 1 negativa. No Rotten Tomatoes até o final do dia 2, há 17 críticas listadas com um tomatometer de 100%; no MetaCritic apenas duas, ambas positivas.

Atualização das 11:04, com mais duas, também positivas:

Jayson Peters, para o Nerdvana do East Valley Tribune:

Jornada nas Estrelas vive. Levou onze tentativas, mas finalmente alguém conseguiu fazer um filme que completamente captura o espírito do “Comboio para as Estrelas” de Gene Roddenberry. E é até mesmo um dos filmes de número ímpar! J.J. Abrams não apenas conseguiu reinventar a tripulação original da nave Enterprise com novas caras como Zachary Quinto e Chris Pine, ele também conseguiu se manter fiel para as quatro décadas de legado acumulado.

Dr. Popcorn, para o seu blog:

Para mim, Star Trek fez a mesma coisa [que o Cavaleiro das Trevas]. Eu nunca havia visto os 10 filmes de Jornada nas Estrelas e apenas um par de episódios da série de TV. E ainda assim, eu absolutamente adorei Star Trek. Do início ao fim. Da mesma forma que o filme do Batman no ano passado, este filme aqui foi apenas e tão somente um filme muito bom mesmo. (8.5 em 10)

Atualização das 16:26, com mais uma (sim, você adivinhou) positiva:

Scott Mantz, para o Access Hollywood:

Finalmente, uma viagem de Jornada nas Estrelas que audaciosamente vai aonde nenhuma outra Jornada jamais esteve. Vibrante e idealmente dirigido por J.J. Abrams (“Missão: Impossível III”) e com um esperto roteiro co-escrito por Roberto Orci e Alex Kurtzman (“Transformers”), o décimo-primeiro filme na longa série não é apenas um ótimo filme de Jornada nas Estrelas — é um ótimo filme, pura e simplesmente. E por esta razão apenas, Gene Roddenberry – que criou Jornada nas Estrelas 43 anos atrás — ficaria orgulhoso.

E atualização das 17:20 — já sabem a rotina:

Roz Laws, para o Sunday Mercury:

A ação é de primeira, mas o que faz deste filme tão agradável são seus ótimos personagens e ser emocional e com coração, incluindo um surpreendente interesse romântico para a multi-linguística Uhura (Zoe Saldana). É um filme visualmente estonteante, não apenas pelos impressionantes efeitos visuais, mas também pelo detalhismo de fundo e as várias raças e criaturas deste universo. 4 estrelas.

Alex Wellman, para o Wembely & Kingsbury Times:

A ação é bem fotografada e com ritmo muito mais rápido do que lentos filmes de Jornada anteriores e mostra para George Lucas exatamente em quê ele errou com suas cansativas prequels de Star Wars. Destaque para Zachary Quinto como Spock, Simon Pegg como Scotty e Chris Pine como Capitão (a ser) Kirk e há bastante dicas, citações e homenagens ao passado para agradar aos verdadeiros fãs. 4/5.