Mulgrew fala da série Voyager e de Star Trek

captain JanewayDurante o lançamento de promoção do mais novo game, Dragon Age Origins, a atriz Kate Mulgrew (capitão Janeway) que cedeu sua voz para o joguinho, foi entrevistada pelo site SciFi Now, onde defendeu a série em que participou, Voyager, e falou um pouco sobre o novo filme da franquia, Star Trek

Qual é a sua melhor recordação da série Voyager?

Mulgrew: “As amizades, eu acho. Não posso escolher uma, mas posso dizer que fiz amizade com Bob Picardo (Doutor) e McNeill Robbie (Tom Paris) e outros, grandes amigos, amigos para sempre. Certas verdades, e intimidades foram compartilhadas durante sete anos e foram profundamente comoventes. Então, na medida em que o trabalho foi por quase uma década da minha vida, essas amizades me permitiram abraçá-las completamente”. 

Como capitão da Frota Estelar do sexo feminino, pode-se argumentar que você incorporou a mensagem de Roddenberry da igualdade muito mais do que Kirk e Picard fizeram? 

Mulgrew: “Claro que sim! Eu acho que Roddenberry queria muito por um capitão para explorar a sua própria humanidade, através de todas as outras espécies exóticas que ele ou ela iria encontrar. E eu acho que me foi permitido isso, eu lutei por isso. Eu disse para os produtores, no início, que só tinha realmente uma maneira de ir aqui. Você tinha que me deixar comandar da raiz de minha própria natureza, que é para “amar e proteger “, que consiste em introduzir um grau de leveza sobre esta nave que se perdeu no espaço, que é formar amizades. Eu queria que ela se desenvolvesse ao longo dos sete anos, e acho que consegui isso. Espero que tenha feito”.

A série atraiu algumas críticas dos fãs por causa do humanização dos Borgs ao longo dos anos. Você diria que eles se tornaram menos eficazes como adversários quando a série continuou?

Mulgrew: “Eu não sei, eu quero dizer que Sete de Nove foi uma personagem muito forte e poderosa para trazer a bordo, na humanização da espécie, por isso talvez que suavize essa relação contraditória, mas eu não acho que de algum modo tenham atenuado o horror deste confronto final entre Janeway e a Rainha Borg. Eu não acredito que, por um minuto, quando você viu o cubo Borg aproximando-se da Voyager, não sentiu um frio terrível na sua espinha. Penso que com os Borgs, a resistência é inútil, e na pessoa de Sete de Nove, era apenas uma forma de tentar uma maior compreensão da visão de Roddenberry”. 

Há um episódio que se destaca para você como um favorito? 

Mulgrew: “Eu amei Death Wish (Desejo Fatal segunda temporada). A discussão sobre o suicídio no continuum, porque eu achava que foi a primeira vez que realmente vimos Janeway em um dilema. E isso é o melhor de Jornada, quando o dilema é filosófico. Eu também adorei Counterpoint (Contraponto – quinta temporada), onde eu poderia ter um pouco de amor. Eu amei Endgame (episódio final), onde teve a minha mão em quase todos os aspectos disso. Eu gostei muito deles. Alguns deixaram um pouco a desejar, mas a maioria, eu creio que ficou muito bem feito”. 

Você já viu o novo filme de Star Trek? 

Mulgrew: “Não, eu imagino que vou ser solicitada para falar disso o tempo todo. Eu não assisti, mas não por qualquer motivo ruim, foi por motivo de comodismo. Eu fiz a minha Jornada, e quero aproveitar isso quando eu ver o filme, eu quero estar confortável quando eu ver isso, então eu vou esperar até que eu possa vê-lo na minha sala. Entendo que ambos os jovens (Pine e Quinto) são extraordinários. Eu tenho certeza que foi muito bem feito. Eu só quero vê-lo no conforto da minha casa”. 

Você consideraria um retorno da personagem de Janeway? 

Mulgrew: “Eu gostaria, eu adoraria voltar a fazer Janeway. Eu adoraria fazer ela em um filme, seria ótimo”. 

Portanto, se J.J. Abrams viesse a oferecer …? 

Mulgrew: “Eu adoraria fazer isso! Eu acho que ele seria sábio fazê-lo, não é? Ele deveria por Picard e eu lá dentro. Acho que essa é uma idéia brilhante”.

Fonte: TrekWeb.