Stewart grato por ser identificado como Picard

Patrick Stewart, o capitão Jean Luc Picard de A Nova Geração,  esteve recentemente em dois eventos promovidos pelos fãs de Jornada. Um na cidade de São Francisco (EUA) e outro em  Sydney (Austrália), onde comentou sobre o seu título de nobreza concedido na Inglaterra, a gratidão por Jornada ter influenciado sua vida,  sua volta aos palcos de teatro, e expressou o desejo de participar novamente da franquia na continuação de Star Trek

Na convenção Star Trek Con, que se realizou em São Francisco, Stewart explicou ao SF Chronicle porque não tem feito muitos filmes recentemente. “Tenho estado quase que exclusivamente centrado no teatro nos últimos cinco anos, porque eu tenho um monte de coisas para atualizar”, comentou. “É tudo que eu sempre quis fazer”.

Quando começou sua carreira, Stewart não esperava trabalhar no cinema ou na TV, mas atuar no palco…, “Eu não tinha a ambição de trabalhar na televisão, não tinha a ambição de trabalhar em filme, porque parecia improvável e inverosímel”, disse ele. “Tudo que eu sempre quis foi estar no palco, porque o palco era bom, de forma crua, o lugar mais seguro para estar. Muito mais seguro do que o mundo exterior. … Tudo o que aconteceu foi um acidente. Um acidente maravilhoso”.

Um acidente que o levou a dois importantes papéis. Mas para o ator isso já é o bastante, “Minha sensação é de que você não pode ter muitas franquias em uma carreira. Meu caro amigo Ian McKellen esteve em X-Men, O Senhor dos Anéis e em breve fará três, com O Hobbit“.

Hoje aos setenta anos, Patrick Stewart recebe sua primeira condecoração pela Rainha Elizabeth II, o título de Sir. A cerimônia foi realizada no início deste ano, no Palácio de Buckingham. O título é uma homenagem aos serviços prestados por ele ao país. Além de contribuir para a arte, Stewart também é atuante em obras beneficentes.

O ator acredita que o título só veio por sua interpretação como Jean-Luc Picard e Professor Xavier, “É um resultado”, disse ele. “Como o resultado acumulado de Jornada e X-Men … Quando eu voltei para o Reino Unido, após 15 anos afastado, eu queria e fiz uma peça de Ibsen (The Master Builder). … Não é um escritor que encha teatros. O que Jornada fez foi me levar para fora do mundo de ator shakespeariano elitista, com um público muito pequeno, e me colocar num palco internacional. … Depois que o papel acabou, eu fui capaz de montar projetos de estágio que eu nunca teria sido capaz de fazer antes”.

Ao contrário do que muitos pensam, Stewart nunca se ressentiu de ser identificado com o capitão francês. “Não, eu sou grato por isso”, disse ele. “Eu fiz uma peça sozinho que foi muito bem, A Christmas Carol. … Nós vendemos a primeira semana na Broadway através dos fã-clubes de Jornada. Esse foi o marketing! E eles encheram o lugar. Não importa porque eles vieram. … Ian e eu, dividimos um camarim durante sete meses, fazendo Waiting for Godot. Eu acho que estamos criando significativamente um novo público para o teatro ao vivo”.

Já em sua passagem por Sydney na convenção OzTrek2, ele fez seus comentários sobre o seu trabalho em Jornada. Em primeiro lugar, falando a respeito de sua participação em A Nova Geração, Stewart disse que foi a alegria no set de filmagens e das cenas hilárias que o fizeram “rolar no chão de tanto rir”, que ele guarda na lembrança até hoje. Perguntado se estaria interessado em fazer o trabalho de voz, caso houvesse uma série de animação relacionada a A Nova Geração, Stewart disse que “provavelmente não”.

Quanto a reimaginação da franquia nas mãos de J. J. Abrams, Stewart disse que gostou muito do trabalho que Leonard Nimoy fez no filme e, se mostrou interessado em participar também, “Se eu fosse convidado a fazer um papel especial, como Leonard, no filme novo, eu aceitaria. Eles são um grupo de pessoas incrivelmente talentosas”.

Rumores vindos do AICN dão conta de que Stewart estaria cogitando trabalhar num filme já dirigido por George Miller, o remake de Mad Max, cujo ator principal seria Tom Hardy, o mesmo que fez Shinzon em Star Trek: Nemesis. Mas tal notícia não foi confirmada oficialmente ainda.

Fonte: Trek Movie e TrekToday