Burman fala sobre a maquiagem de Star Trek

O veterano maquiador Barney Burman liderou sua equipe para criar os aliens no filme Star Trek, que foi feito principalmente com maquiagem tradicional e não em CGI. O trabalho rendeu a Burman (e outros dois artistas da equipe) uma indicação ao Oscar. Burman falou ao  Los Angeles Times sobre os desafios desse trabalho.

Barney Burman é descendente de uma família conhecida por ter grandes maquiadores em Hollywood. Seu pai, Tom, já foi indicado ao Oscar e vencedor do Emmy, cujos créditos incluem O Planeta dos Macacos (1968) e Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Enquanto que seu avô, Ellis Burman fez próteses e adereços para o original Wolf Man (1941) e The Twilight Zone. Burman criou efeitos para uma série de programas de televisão, incluindo Tropic Thunder, Valkyrie, Blades of Glory, Alias e muitos outros. Seu trabalho para J.J. Abrams, em Star Trek, rendeu-lhe sua primeira indicação ao Oscar. Esse desafio constituiu numa mistura das interpretações nos desenhos de composição icônica com novas versões de raças alienígenas da série. Veja alguns trechos mais importantes dessa entrevista. 

Como você chegou a Jornada?

Burman: “Eu tinha trabalhado com J.J. Abrams em Missão: Impossível 3, e foi quando descobri que ele estava indo fazer Star Trek. Eu enviei um convite para ele para que soubesse que eu estaria interessado … Vários meses depois, recebi um telefonema de J.J. para um projeto da HBO chamado Anatomy of Hope, e ele me trouxe a bordo. Perguntei sobre Star Trek, mas certamente não pressionei nada. Enquanto eu estava trabalhando na série da HBO, recebi um telefonema dos produtores de Star Trek, que queriam se encontrar comigo. Foi estranho, porque eu estava trabalhando em conjunto com J.J.  e ele não me falou nada do filme, mas também foi bom porque encontrei tempo para conversar com os produtores sobre esse projeto”.

As pessoas que trabalham em Star Trek parecem cair em duas categorias: os fãs ardorosos e aqueles que se lembram da série original, mas não morrem de amores por ela. Qual dessas melhor descreve você?

Burman: “Com certeza a última. Eu gostava da antiga série, mas nunca entrei na nova série. Eu assisti a maioria dos filmes, mas não todos eles, porque eu assisto a muitos filmes, e não porque sou um seguidor. Eu nunca fui a qualquer convenção ou vesti um uniforme de qualquer tipo. E isso foi em parte o que me ajudou a conseguir o emprego. Eu nunca trabalhei em nenhuma das séries, e por eu não ter trabalhado e por não ser um fã ávido, é que abriram as portas para aceitar o trabalho e vê-lo com a perspectiva de J.J., em vez de tentar seguir o cânon estabelecido”.

Quais foram as suas conversas com J.J. sobre a maquiagem?

Burman: “Ele foi muito aberto, e queria ver todas as idéias imagináveis, incluindo o material antigo que tinha ido na mostra, e as coisas novas que ninguém nunca tinha visto. O que ele disse para mim em relação aos aliens foi: “Eu não sei como eles se parecem – só sei que eles têm de estar corretos”. Ele reconheceu que tal coisa era equivalente a encontrar a mulher que vai se casar com uma e outra vez, mas isso é o que tínhamos a fazer. Assim, um casal de designers e pessoas da minha equipe começaram a colocar para fora as ideias”.

O desvio mais significativo no cânon para design de aliens é na maquiagem para os Romulanos. Como isso aconteceu?

Burman: “No início, eu trouxe um artista fantástico e maquiador chamado Joel Harlow, que acabou assumindo os romulanos e fazê-los em conjunto, perto de onde J.J. imaginava. Lá estava eu de volta na minha oficina de trabalho com os alienígenas mais extravagantes. Acabamos fazendo cerca de 36 aliens diferentes, e eu acho que você acaba vendo apenas cerca de seis deles, que é uma pena, mas você sempre sabe que não vai estar certo disso”.

Qual dos desenhos foram os mais complexos para você?

Burman: Todos eles (risos). Eu decidi fazê-los em silicone, em vez de espuma de látex, e eu acho que é a primeira vez que o silicone foi utilizado para Jornada. Tem uma carne com translucidez que a espuma de látex simplesmente não tem. J.J. foi muito bem informado sobre a composição e efeitos de maquiagem, e que tinha visto a diferença, então eu nem quis arriscar. O cara no bar (Long Face Bar Alien, interpretado por Douglas Tait), nós o chamamos de Brian como uma espécie de nome código. Eu fiz esse rosto, muito grande para ele, e o que eu realmente não levei em consideração foi o quanto é mais pesado o silicone que a espuma de látex. Ele foi um dos nossos primeiros aliens, então lutar contra a gravidade sobre ele me ensinou muito a respeito de como abordar a maquiagem depois. Eu tive que, literalmente, cavar grandes pedaços de silicone e fina-los e, em seguida, colá-los maiores do que eram inicialmente deveriam ser de modo que a gravidade iria assentá-los de volta no lugar”.

Parece que a física é uma das muitas ciências e aplicações que você tem que estar ciente em relação ao seu trabalho.

Burman: “É verdade. Eu estava falando com alguém recentemente, e eles disseram: “Uau, você tem que ser um engenheiro e um artista e um físico e um professor, ou pelo menos informados sobre isso”. E eu acho que a gente faz isso. Há um monte de coisas que você aprende e aceita como verdadeiro – você não pensa realmente sobre seus usos práticos no mundo real”.

Onde você se situa sobre o debate entre os efeitos de CGI e efeitos de constituição física?

Burman: “Eu gosto do CGI quando é bem feito. Acho que uma combinação de efeitos CGI e maquiagem pode ser uma coisa realmente maravilhosa. O Labirinto do Fauno, por exemplo, foi um exemplo realmente maravilhoso, quando usado tão perfeitamente. Inicialmente, J.J. e eu tinhamos falado sobre a combinação deles, onde iríamos apagar partes do corpo dos seres humanos para fazê-los de formas mais exóticas, mas, infelizmente, eu acho que o tempo e orçamento proibiram esse tipo de trabalho”.

Qual é o seu projeto de sonho?

Burman: “Eu adoraria entrar em qualquer coisa que estivesse relacionado com um parque de diversões dos anos 30 ou 40 – como um show de horrores. Quando eu era jovem, meu pai tinha um livro chamado “Pessoas Muito Especiais” que tinha todas essas anomalias – gêmeos siameses e hydrocephalias e similares. Eu sempre tive um sonho sobre um filme que percebesse as pessoas de uma forma muito responsável. Eu nunca iria tentar fazer troça deles – Eu gostaria de fazer personagens como os que vivemos e torná-los simpáticos. Eu quero que as pessoas saibam que eles eram pessoas reais, mas eu adoraria fazer tudo com maquiagem.

A outra coisa é um projeto de maquiagem enorme como O Mágico de Oz ou Planeta dos Macacos ou mesmo Dick Tracy. Isso seria uma coisa maravilhosa para refazer”.

Como a vida mudou desde que recebeu a indicação ao Oscar?

Burman: “Foi uma semana muito interessante. Estive recebendo um lote de convites para shows diferentes, ambos dentro e fora do país. Também tenho alguns projetos que estão prestes a começar, por isso tenho todo esse tempo livre em minhas mãos. Essa é a dicotomia agora – Eu sinto como se eu devesse ir a 100 mph no trabalho, mas eu só estou esperando por alguém que dê o tiro de partida. Eu não estou preocupado, mas ansioso. Eu continuo a pensar no exemplo extremo de Hilary Swank, que ganhou o Oscar, mas foi para Astro Burger depois”.

Fonte: Trek Movie