Star Trek leva Oscar de Melhor Maquiagem

A 82ª Academy Awards deu a franquia de Jornada nas Estrelas uma premiação inédita. Star Trek fez história levando para casa o primeiro Oscar, por Melhor Maquiagem. Além disso, o compositor do filme, Michael Giacchino, foi premiado por seu trabalho na trilha sonora de Up – Altas Aventuras. Chris Pine e Zoe Saldana apareceram como apresentadores. J. J. Abrams e Zachary Quinto estiveram presentes na festa Vanity Fair.

Star Trek concorreu a quatro categorias. E como era esperado ganhou o prêmio de Melhor Maquiagem, batendo tanto Il Divo quanto The Young Victoria. O prêmio foi compartilhado por Barney Burman, Mindy Hall Harlow e Joel.

A categoria de Maquiagem foi apresentada pelo comediante Ben Stiller (Uma Noite No Museu), que se diz trekker, mas apareceu personificado como um Na’vi, de Avatar. Ele brincou dizendo que gostaria de ter usado as orelhas de Spock, admitindo que tem dois pares delas autografadas por Leonard Nimoy.

Quanto às outras três categorias em que Star Trek competiu não houve surpresa. Ele perdeu nas categorias de Edição de Melhor Som e Melhor Mixagem de Som para Guerra ao Terror, e Melhores Efeitos Visuais para Avatar. Compartilhando o prêmio de Efeitos Visuais em Avatar esteve presente o supervisor em CGI Joe Letteri, que trabalhou em Star Trek VI: A Terra Desconhecida .

A noite foi um marco na história da franquia. Quatro filmes anteriores tinham sido indicados a estatueta: Star Trek: O Filme (3 indicações), Star Trek IV: A Volta Para Casa (4 indicações),Trek VI: A Terra Desconhecida (2 indicações) e Star Trek: Primeiro Contato (1 indicação). No entanto, o filme de J.J. Abrams é o primeiro e único filme de Jornada, até o momento, a ganhar um Oscar.

Como esperado, o compositor de Star Trek, Michael Giacchino, mostrou que 2009 foi o seu grande ano. Ele também recebeu a estatueta por sua trilha de Up – Altas Aventuras, o que cá entre nós, foi mais do que merecido.

A grande surpresa ficou por conta de Guerra ao Terror, o grande vencedor da noite, com seis premiações, deixando para trás o badalado Avatar, de James Cameron, que recebeu apenas três estatuetas: fotografia, direção de arte e efeitos especiais.

Na cerimônia do Oscar, algumas estrelas de Star Trek, estiveram presentes. Primeiro foi Chris Pine (Kirk), que apresentou clipes de Distrito 9, um dos candidatos para a categoria de Melhor Filme.

Zoe Saldana (Uhura), juntamente com Carey Mulligan, apresentaram três Oscars de curta-metragem. Tyler Perry, que teve participação em Star Trek como o comandante da Academia da Frota, apresentou o Oscar de Melhor Edição.

Já J. J. Abrams e o ator Zachary Quinto (Spock) estiveram no Vanity Fair Oscar, a festa que ocorre após a cerimônia de entrega da estatueta.

Veja a relação dos ganhadores.

Ator coadjuvante: Christoph Waltz (“Bastardos Inglórios”)
Longa de animação: “Up – Altas Aventuras”
Canção original: “The Weary Kind” (“Coração Louco”)
Roteiro original: Mark Boal (“Guerra ao Terror”)
Curta-metragem de animação: “Logorama”
Documentário de curta-metragem: “Music by Prudence”
Curta-metragem: “The New Tenants”
Maquiagem: “Star Trek
Roteiro adaptado: Geoffrey Fletcher (“Preciosa”)
Atriz coadjuvante: Mo’nique (“Preciosa”)
Direção de arte: “Avatar”
Figurino: “Young Victoria”
Edição de som: “Guerra ao Terror”
Som: “Guerra ao Terror”
Fotografia: Mauro Fiore (“Avatar”)
Trilha sonora: Michael Giacchino (“Up – Altas Aventuras”)
Efeitos especiais: “Avatar”
Documentário: “The Cove”
Montagem: “Guerra ao Terror”
Filme estrangeiro: “O Segredo de Seus Olhos” (Argentina)
Ator: Jeff Bridges (“Coração Louco”)
Atriz: Sandra Bullock (“Um Sonho Possível”)
Direção: Kathryn Bigelow (“Guerra ao Terror”)
Filme: “Guerra ao Terror”

Fonte: Trek Movie e IG.