Celebridades de Jornada na FedCon XIX

No início de maio mais de 5.000 pessoas puderam ver e confraternizar com várias celebridades na FedCon XIX, a maior convenção sobre ficção científica da Europa. Este ano ela foi realizada em Bonn, na Alemanha. Jornada foi representada pelos atores Michael Dorn, Terry Farrell, Plakson Suzie, Chase Masterson, Martha Hackett e Intiraymi Manu. Veja detalhes a seguir, incluindo fotos.

O site Trek Movie fez um resumo do que aconteceu de mais importante por lá.

Terry Farell

A expectativa era grande pela presença de Terry Farell, a triz que interpretou Jadzia Dax em Deep Space Nine. Quando o mestre de cerimônias da FedCon, Ed Wasser, anunciou que Farrell não poderia comparecer, foi uma decepção geral. Uma mensagem em vídeo, gravada e passada num telão, mostrou a atriz justificando a ausência em razão de não ter conseguido embarcar a tempo da Pensilvânia (EUA) para Bonn. Na verdade tudo não passou de uma pegadinha com o público, devido ao fato de que Farrell tinha cancelado várias aparições em FedCons passadas.  A atriz apareceu no palco um instante depois e os fãs acolheram com aplausos estrondosos. Entre palestras, fotografias e sessões de autógrafos, ela teve tempo para procurar dentro da convenção mercadorias e ficar com os  fã nas salas de convenções. 

Durante sua estada no palco, ela procurou matar à curiosidade dos fãs a respeito de sua vida atual e de seu trabalho na franquia. A atriz disse que , aos 46 anos, gosta de ser mãe e dona de casa agora, observando que “ser mãe é muito mais fácil do que interpretar, porque você não tem que se manter em forma e não ter seu retrato tirado todo o tempo”.

Quanto a pergunta sobre a cena da morte de Jadzia, Terry Farrell reiterou que os escritores não procuraram sua opinião de como Jadzia poderia sair da série. A atriz teria preferido uma saída diferente para seu personagem, já que uma vez morta a impediria de um possível retorno como atriz convidada. Ela afirmou que não estava apenas decepcionada com a morte de Jadzia, mas também com a forma como isso foi incorporado ao enredo. “Ser morta por Dukat que saiu do nada, pareceu inútil”, disse aos fãs. A melhor alternativa? Em sua opinião, teria sido muito mais dramático se Worf tivesse tomado uma decisão diferente no episódio da sexta temporada, Change of Heart (O Coração de um Guerreiro), deixando-a morrer no mundo alienígena para ter sucesso em recuperar uma fonte de informações valiosas.

Nota 1: O episódio O Coração de Um Guerreiro é o 16º da penúltima temporada e a trama envolve Worf e Jadzia em uma missão para recuperar um informante da Federação no mundo do Dominion, na qual Dax é ferida e Worf deve escolher entre completar a missão ou salvar sua esposa.

Nota 2: Segundo os rumores da época, durante a renovação do contrato dos atores com o estúdio para a última temporada, Farrell não chegou a um acordo e foi a única a deixar a série. Além disso, outros acontecimentos culminaram na insatisfação da atriz e na sua posterior saída. Para mais detalhes veja o artigo no TrekBrasilis intitulado Verdades e mentiras de Deep Space Nine.

 Michael Dorn

Michael Dorn é o ator com mais aparições em Jornada. Ele esteve nas séries A Nova Geração e Deep Space Nine, além de ter participado em cinco filmes, incluindo o sexto da série original. Dorn contou muitas histórias sobre seus anos como o mais conhecido Klingon, Worf. Uma coisa que ele compartilha com seu personagem: tanto ódio aos Pingos, “porque eles são muito bonitos”, brincou. Michael Dorn disse à sua platéia que tinha sempre considerado Worf como o homem másculo, não muito interessado em esforço intelectual, mas sim em esportes, bebidas e mulheres e ainda brincou com os fãs ao dizer que a melhor coisa para ele ao encarnar Worf foram as mulheres com quem contracenou.

Questionado sobre sua transição para Deep Space Nine, o ator brincou ao dizer que tornou-se uma decisão muito fácil uma vez que ele ouviu falar sobre o seu salário. Dorn observou que a boa atmosfera no set de filmagens foi a diferença mais marcante durante seu período na franquia, uma vez que o elenco de A Nova Geração nunca perdeu uma oportunidade de brincadeira e risadas. O ator disse que inicialmente sentiu definiu Deep Space Nine como “andar em uma catedral”, acrescentando que ainda mantem contato com seus colegas de elenco, mesmo após o fim da série.

Suzie Plakson

Outra presente a convenção foi a atriz Suzie Plakson. Suzie, que está com 51 anos, já fez várias personagens femininas em Jornada, como a Vulcana Selar e a Klingon K´Eheler em A Nova Geração, a entidade feminina dos “Q” em Voyager e a andoriana Tarah em Enterprise.

A atriz, que agora explora seu talento na música, onde lançou um álbum chamado “”I Didn’t Wanna Do It”, lembrou que ficou muito animada quando soube que K’Ehleyr iria morrer, porque ela nunca tinha feito uma cena de morte antes. Então, recebeu o script e ficou muito desapontada ao ler as palavras “K’Ehleyr é encontrada morta”. Isso significava que ela estaria apenas deitada no chão imóvel, ao invés de agir nos últimos momentos de vida de seu personagem. Com um comentário crítico sobre os papéis femininos do gênero, Suzie observou que os autores, provavelmente, teriam escrito uma cena dramática e cheia de ação para um personagem masculino que tivesse o mesmo destino.

Martha Hackett

A atriz Martha Hackett também comentou a respeito de seu trabalho em Jornada. Durante a apresentação ao público, Martha contou que chegou a fazer um teste para o papel de Jadzia, mas como sabemos não foi chamada. No entanto, os produtores Berman e Braga a convidaram para fazer uma Terrelian no episódio final de A Nova Geração (All Good Things …”). Infelizmente sua cena foi cortada na edição. A atriz lembra que a maquiagem desse personagem foi uma das mais demoradas e complicadas que ela já fez. Conforme seu relato, era necessário várias horas para aplicar e remover a máscara, “Foi um daqueles trabalhos onde os atores tem de respirar através de canudos durante a aplicação”, comentou.

 Mas foi somente durante a série Voyager que ela conseguiu um papel de destaque, a traiçoeira personagem Seska.

Martha revelou que a personagem começou como convidada para um arco. Seska não foi planejada com antecedência, mas surgiu iterativamente em cada novo script. A gravidez da atriz levou a uma coincidência especial: quando Hackett estava se preparando para informar aos produtores de sua gravidez, ela recebeu um script em que a gravidez de Seska foi revelada. Questionada sobre se realmente Seska amava Chakotay, a atriz respondeu: “Sim, por sua própria maneira”.

Chase Masterson

Um dos momentos mais divertidos da festa foi quando a atriz Chase Masterson entrou no palco. Demonstrando suas habilidades para entreter o público, Chase (literalmente) enrolou-se na bandeira alemã para a Cerimônia de Abertura e trouxe para a multidão uma variedade de canções de jazz. Ao estilo Marylin Monroe, ela pediu a um corajoso da platéia para se juntar ao palco. O termo “corajoso” ficou claro quando ela empolgadamente retirou o cinto do uniforme da Frota Estelar vestido pelo convidado, que, no entanto, conseguiu manter o seu uniforme até o final da canção, já que sua esposa estava assistindo o painel também.

No bate papo com o público presente, Chase Masterson descreveu como ela chegou ao papel de Leeta na série Deep Space Nine: O namorado dela na época era um grande fã de Jornada. Ele só permitia que ela o chamasse apenas durante o intervalo comercial, qunado os episódios da série passavam na TV. Ela ficou impressionada com aquele amor a franquia e falou com seu agente que gostaria de estar nessa série. Masterson fez o teste para o papel do amor de Jake Sisko, Mardah, mas não conseguiu a vaga. Como os produtores ficaram impressionados com sua performance, mais tarde criaram o papel de Leeta especificamente para ela. A atriz também contracenou com o ator Robert Picardo, que fez Lewis Zimmerman no episódio de Deep Space NineDoutor Bashir, Eu Presumo. Segundo a atriz, Picardo foi muito divertido ao inserir linhas diferentes no diálogo, por conta própria, resultando em situações engraçadas.

Manu Intiraymi

Manu Intiraymi fez o papel de Icheb em 11 episódios de Voyager, onde era um jovem ex-borg. O ator falou sobre seu trabalho atual, incluindo um drama sobre a 2 ª Guerra Mundial. Lembrando do período na franquia, Intiraymi mencionou que atuar em frente a bela Jeri Ryan (Sete de Nove) tornou-se difícil ao longo do tempo para um garoto na puberdade, como ele. Embora seja grato por todas as oportunidades que abriram para ele, devido a sua participação em Voyager , Manu disse que há uma coisa que ele não perde por um segundo: o apelido de “Menino Borg”. O ator comentou, em tom de gozação, que depois que seu agente negociou um aumento salarial, os autores começaram a colocar Icheb em condições de risco de vida, a cada novo script. Manu alegou ter entendido a mensagem do estúdio.

Outro que esteve presente a convenção foi  James Cawley, produtor do fanfilm Star Trek: Phase II . Ele mencionou seus mais recentes trabalhos, “Enemy: Starfleet” e “The Child“, sendo que Enemy: Starfleet está quase completo, e ficará disponível na internet no mês de Junho, enquanto que The Child somente será lançado no ano que vem.