Meteoro traz artigo sobre HQs de Jornada

A nova edição da HQ nacional Almanaque Meteoro, publicada por Roberto Guedes, traz um artigo a respeito da história de Jornada nas Estrelas nas revistas em quadrinhos. Escrito por Sandro José dos Santos, o material aborda desde os clássicos da editora Gold Key, até o que saiu pela Wildstorm. Uma continuação, com os títulos da IDW Publishing, está prevista para as próximas edições do Almanaque.

De acordo com a editora, a segunda edição do Almanaque Meteoro dá continuidade às aventuras do super-herói Meteoro, criação do roteirista e editor Roberto Guedes, com desenhos de Aluísio de Souza e Júlio Cesar Zvir.

A empolgante saga de Roger Mandari continua. Chegou o momento de o Mascarado Voador encarar seu primeiro supervilão: Chino, O Executor. De quebra, a primeira aparição do Encapuzado, o chefão do submundo (o cara que tentou matar o pai do herói no primeiro número). E ainda ficamos com a pergunta que não quer calar “Qual é a de Laura Lopez?” – aquela gata do Colégio Central.

Também neste número, a estreia de Zan-Garr, um príncipe cigano que percorreu as terras da Ásia e da Europa em meados do primeiro século da Era Cristã, surge para defender um homem inocente da fúria e crueldade dos soldados romanos. Arte do jovem prodígio Fábio Cerqueira.

Já O Patrulheiro Audacioso é outra série criada por Guedes protagonizada por um sujeito que parece fazer mágica com sua moto, combatendo toda e qualquer espécie de marginais pelas estradas do interior do país. Lápis de Aluísio de Souza (o mesmo desenhista de Meteoro) e arte-final de André Valle – que também é o roteirista do conto de horror O Último Vampiro, desenhado pelo professor de arte Leopoldo Alves.

Nas matérias, além da de Star Trek, o Almanaque Meteoro 2 traz o especialista em Disney Cesar Brito e Gérson Fasano com curiosidades interessantíssimas sobre os gibis Pato Donald e Dico, O Artilheiro; enquanto que o cartunista Bira Dantas vem com uma divertida pin-up colorida.

Por fim, uma reportagem especial de13 páginas assinada por Guedes, mapeia a trajetória das Histórias em Quadrinhos no Brasil, desde Angelo Agostini, passando pela fase dos Suplementos, do nascimento de editoras como Ebal, Abril e RGE e dos gibis da Edrel, Vecchi e Grafipar, até chegar aos dias atuais. A arte da capa é uma produção do mestre Sebastião Seabra, com cores de Zé Borba.

Assim como ocorreu com a primeira edição, Almanaque Meteoro 2 possui uma tiragem limitada. Para adquirir seu exemplar, basta entrar em contato com Roberto Guedes através de seu blog – http://guedes-manifesto.blogspot.com/ – ou diretamente pelo e-mail [email protected]. O preço é o mesmo para qualquer parte do Brasil, com frete já incluso.

Almanaque Meteoro 2 é no formato 16 x 23 cm, com 52 páginas e custa R$ 5.