Atores recordam trabalho em Jornada na TrekCon10

Mesmo não havendo nenhuma novidade a respeito da produção do novo filme de Star Trek, as convenções de Jornada continuam com bom público e muitos convidados especiais. Dessa vez foi a Star Trek convention de Las Vegas protagonizar uma das maiores reuniões de celebridades da franquia. Se fizeram presentes Brent Spiner, Patrick Stewart, Jeri Ryan, Avery Brooks, Nana Visitor, Rene Auberjonois, Armin Shimermane e até os inseparáveis William Shatner e Leonard Nimoy deram o ar da graça por lá. Além disso temos o roteirista e produtor Brannon Braga falando sobre as séries em que trabalhou.

Produzido pela The Creation Star Trek Con, a TrekCon 2010 está sendo realizada em Las Vegas e é uma das convenções de Jornada que reune um maior número de celebridades da franquia. Elenco de todas as séries estiveram presentes ao evento. Mas não ficou só nas apresentações. Ao que parece, este acontecimento foi o que mais trouxe fãs com vestuários característicos das séries. O registro do FedCon (outra convenção famosa), no início deste ano, foi de 507 fantasias, mas o TrekCon chegou a 543 pessoas trajadas com uniformes e outros vestuários da franquia, estabelecendo um novo recorde em convenções (ainda não aprovado pelo Guinness Book).

Aqui vai um resumo do que ocorreu neste vento.

Tivemos parte do elenco da série original presente num bate papo com o público. 

Walter Koenig

Walter Koenig (Chekov) começou com uma reflexão a respeito de que ele foi o primeiro convidado do elenco original para uma convenção trekker por volta da década de 70 (depois do fim da série), observando com humor que “os tempos mudaram”, pois ele costumava ser pago (US $ 300) para aparecer. Koenig falou sobre sua aparição no episódio do fanfilm Star Trek: Phase II, “To Serve All My Days”, escrito por Dorothy Fontana, salientando que ele entendia que alguns fãs ficaram chateados ao ver Chekov morrer, mas sentia que era uma espécie de “e se fosse assim?”. Koenig disse que ficou satisfeito com a forma como ele saiu, mas não com o “compromisso” que o fizeram aparecer como uma seqüência de sonho.

O ator disse que está trabalhando em um graphic novel sobre vampiros, e espera que venha a se tornar um filme, observando que “é uma tomada que ninguém tinha feito antes”.  A ele foi perguntado sobre Star Trek, e a performance de Anton Yelchin, e novamente falou muito bem do filme e de Anton dizendo que achou que sua atuação foi “excelente” e que não tinha queixas, notando que “era uma época diferente e uma experiência diferente”.

George Takei.

George Takei  surgiu no palco com o seu habitual entusiasmo e sorriso radiante, salientando que Jornada tem resistido ao longo de décadas, dizendo que “temos vivido muito e prosperado”. Takei deu uma atualização sobre os seus projetos recentes, como o filme dirigido por Tom Hanks, Larry Crowne. Revelou que ele tem apenas uma filmagem do piloto para um programa infantil chamado Supah Ninjahs, da Nickelodeon, onde interpreta um ninja grande mestre, e espera que o piloto se transforme numa uma série. Takei falou também sobre sua próxima peça musical, sobre sua família, os campos de internamento japonês na Segunda Guerra Mundial, a campanha pela conscientização das uniões de mesmo sexo e que as pessoas não se esqueçam do “negro na história americana”.

Quanto ao tema Star Trek, Takei mostrou-se muito entusiasmado com o filme, dizendo que J.J. Abrams foi “um cineasta incrível”, que fez uma “ficção científica romântica incrivelmente boa”. Ele também falou muito bem do elenco dizendo que Chris Pine foi “absolutamente brilhante”, além de elogiar, John Cho, Zachary Quinto e Karl Urban.

Leonard Nimoy.

A dupla mais conhecida de Jornada, William Shatner e Leonard Nimoy também apareceu e divertiu a platéia. O destaque foi (e não poderia ser outro) sobre a sequência de Star Trek. Nimoy começou sua resposta elogiando o novo Spock, de Zachary Quinto, como “muito talentoso e bem treinado” ator, ele está “muito orgulhoso de que [Spock] tenha uma nova vida, e está sendo interpretado por um homem muito talentoso”. Nimoy negou os boatos de que poderá aparecer no próximo filme Star Trek, observando que os autores usaram-no efetivamente para “preencher a lacuna” no primeiro filme, mas ele não “vê a necessidade de aparecer na sequência”. A platéia, claro, não concordou, com uma salva de palmas para mostrar que o queria de volta. Nimoy, então, ofereceu este raio de esperança para os fãs, observando que “eu aprendi na minha carreira em Jornada- que nunca diga nunca”.

Nimoy revelou seus episódios favoritos da série original: “Amok Time”, “Devil in the Dark”, “This Side of Paradise” e “Space Seed” e observou que, para estes e outros episódios, os grandes escritores como DC Fontana e Theodore Sturgeon não conseguiram crédito suficiente para a qualidade de Jornada. Também lhe foi perguntado se achava que A Nova Geração fez jus a série original. O ator disse que não gosta de compará-los, mas comentou que a nova série “tinha qualidades próprias e tonalidade própria”. Nimoy admitiu que ele ficou cético quando soube “que estavam fazendo uma série sem a gente”, mas depois viu que era um bom espectáculo com a sua qualidade própria “que merecia ficar por um longo tempo.”

Um momento engraçado foi quando um jovem fã perguntou sobre como foi dirigir cenas do pon farr em Star Trek III: À Procura de Spock, e ele se vira para a multidão respondendo “Pon Farr é um assunto delicado”. Foi interessante observar como muitos garotos estavam na platéia fazendo perguntas, que era algo que Nimoy observou como uma coisa boa ver Star Trek incentivando outra geração.

William Shatner.

Após terminar o tempo de Nimoy, a platéia se virou para Shatner que começou a falar sobre seus vários projetos, como a série, $ # * O que Meu Pai Diz, Raw Nerve, e seu novo documentário The Captains. Uma das perguntas feitas a ele foi por que ele não foi ver o novo filme de J. J. Abrams, Star Trek. Shatner respondeu com um grito “eu tenho uma surpresa … Eu vi! Vi que o filme foi maravilhoso!” Bill, em seguida, lembrou que após a reunião com J.J. Abrams antes do filme ser feito ele ” ficou sentado ao lado do telefone, mas ele nunca tocou” até que Leonard Nimoy o comunicou com a notícia de seu retorno como Spock e resposta de Bill foi “eles estão fazendo isso sem mim?”.

Quanto a produção de The Captains, Shatner confirmou que Chris Pine, o novo Kirk, vai ser incluído. Ele relembrou entrevistar Avery Brooks, falando sobre como ficou impressionado com seu currículo como um professor, músico e ator.  Shatner também revelou que pediu a George Takei para participar do documentário e Takei declinou o convite.

Shatner disse que um dos momentos mais difíceis de sua carreira em Jornada foi quando recebeu a notícia de que seu pai havia falecido, durante a produção de “The Devil in the Dark”. Ele foi informado da morte de seu pai ao meio-dia e tinha seis horas para pegar o próximo vôo, assim decidiu tentar “trabalhar em meio tempo, mas foi uma luta”, acrescentando que teve o apoio de todos do elenco e principalmente de Leonard Nimoy.

Bill comentou ainda que aprendeu algumas lições duras ao dirigir o quinto filme da franquia, especialmente sobre como lidar com um orçamento, observando, “Eu tinha 30 milhões e investi 29 deles antes de começar a filmar”.

John deLancie.

Outro que se fez presente foi o ator John deLancie, o enigmático “Q”. Ele recordou que começou o seu tempo no palco e que seu último trabalho foi para compor com a Orquestra de Cleveland. DeLancie falou também da participação em um longametragem sci-fi chamado Recriator.

O ator foi questionado sobre as diferenças entre as relações de “Q” com os capitães Picard e Janeway, com quem contracenou. De Lancie disse que mesmo que fosse uma boa amizade com Kate Mulgrew sentiu que o relacionamento com Picard foi “mais plenamente realizado”. Ele revelou que os executivos da Paramount estavam preocupados com qualquer insinuação de romance entre Janeway e “Q”, mesmo que ele gostasse da idéia. Sobre a natureza de “Q” como personagem, De Lancie declarou várias vezes que não vê o personagem como um cara ruim ou mal. Sua parte favorita de ser “Q” foi a idéia de ter “o poder infinito, e não responsabilidades”. Um fã perguntou sobre retornar em um futuro filme de Star Trek. O ator disse que estava aberto a isso, mas considerou que “a maneira mais fácil de fazê-lo, seria como uma voz”. Ele sugeriu que “a nave está indo para algum lugar e você ouvi: – “você não tem a força”.

Avery Brooks.

Das estrelas de Deep Spasce Nine tivemos a presença de Avery Brooks (Sisko). O ator anunciou que tem um novo álbum, que está disponível para compra na convenção e, em seguida sentou-se num piano no palco e tocou um pouco de jazz. Brooks falou então sobre seu trabalho na franquia. Disse que uma de suas melhores lembranças em Deep Space Nine foi assistir Cirroc Lofton (Jake Sisko) crescendo durante a série. Perguntado se gostaria de fazer um longametragem de Deep Space Nine como Sisko, ele respondeu, “Se eles me pedirem, quem mais eu poderia interpretar?”. Ao ator foi perguntado se ele estaria interessado em aparecer do lado de J.J. Abrams numa continuação de Star Trek, “eu estou ficando velho, é melhor se apressarem!”, brincou.

Painel Dominion

Um outro grupo de Deep Space Nine apareceu para debater no painel sobre o “Dominion”. Jeffrey Combs (Vorta Weyoun), Casey Biggs (Damar), Salome Jens (a Fundadora que comandou a invasão), Alaimo Marc (Gul Dukat) e Andy Robinson (Garak) falaram sobre a natureza das suas funções. Alaimo nunca quis que o Cardassianos fossem vistos como ameaçadores na série, e ele ficou contente por Dukat não ter sido unidimensional. Biggs observou que os bandidos nunca pensam que são maus, “Hitler achava que era um bom rapaz”. Combs comentou o prazer de fazer seu papel como o Vorta Weyoun e que ele também não o vê como o mal, apenas um gerente de nível médio, como aquele cara que se encontraria com você e seria muito gentil, para depois demiti-lo no dia seguinte. Ele também disse que achou que foi um desafio interpretar um personagem que é geneticamente codificado para ser de uma maneira e, portanto, não evolui como personagem. Robinson disse não achar que a comparação com os nazistas fosse boa para os Cardassianos, e acredita que o Império Romano ou os prussianos foram mais competentes. Robinson também insinuou que Garak não era o mais heterossexual dos Cardassianos na agitação, observando que “sexualmente, eu acho que ele tinha outras tendências”, mesmo dizendo que ele inicialmente parecia o Liberace (pianista gay americano) pela sua atuação, mas que “desapareceu gradualmente”, conforme a série avançava.

Brannon Braga.

Brannon Braga, o escritor mais criticado pelos fãs, chegou à convenção em Las Vegas para interagir com o público. Braga respondeu as perguntas sobre seu tempo em A Nova Geração, Voyager e Enterprise, revelando algumas informações e detalhes novos. Veja uma discriminação abaixo do que ele comentou.

Sobre A Nova Geração:

. Em seu primeiro dia como estagiário na série, Braga conheceu seu mentor, Michael Piller, que estava escrevendo “Best of Both Worlds, Part 2”, observando, “Eu cheguei apenas no momento certo”;

. Não era fã da série antes de se juntar a Gene Roddenberry que o encorajou a não assistir o original, “porque ele queria que A Nova Geração fosse diferente”, dizendo depois, “é claro, que eu me tornei um fã”;

. Apesar de Ron Moore e Rene Echevarria terem sido manifestados através da aceitação dos fãs, a Paramount deixou de considerar essa aceitação porque se tornou um “pesadelo legal”;

. Michael Piller pediu-lhe para se juntar a Deep Space Nine, já no final da sexta temporada de A Nova Geração, mas ele declinou porque “queria ver a série concluída” e lembrou que foi a decisão certa, porque ele e Ron Moore começaram a escrever o final “All Good Things”, no qual ele se orgulha e que “investido muito” nisso.

Sobre Voyager:

. Para ele “foi mais divertido” trabalhar em Voyager, e considera que os seus melhores episódios foram “Dark Frontier” e “Someone to Watch Over Me”;

. Braga disse que espera que “não haja futuros filmes ou séries de televisão no tempo original estabelecido após Voyager, mas observa que por agora o único trabalho que está sendo feito é o novo universo,  filme de J.J. Abrams, que ele disse ter gostado.

Sobre Enterprise:

. A idéia original era para a série Enterprise ser “mais parecida com o filme de J.J. Abrams e a construção da Frota Estelar”, sendo mais “ligada à terra e a coragem”, como na primeira temporada, todos terminando na Terra com o lançamento da primeira nave espacial;

. O estúdio não gostou da idéia e queria que fosse “uma série sobre a nave” e não sendo definida no passado. Então, eles introduziram A Guerra Fria Temporal para adicionar um elemento futuro;

. A Guerra Fria Temporal surgiu como idéia para uma diferente série de TV de Braga;

. Ele confirmou que originalmente T’Pol seria T’Pau mas foi alterado para evitar ter de lidar com o “direito legal” do escritor que criou a personagem, e também porque T’Pol era mais fácil de pronunciar;

. A razão da Enterprise NX-01 parecer mais futurista do que a da série original foi porque “nós tivemos que fazê-la parecer legal”, notando que “não podíamos voltar para as cores fortes dos anos sessenta, nós queríamos fazer algo antigo, mas que satisfizesse as platéias contemporâneas”, também observou que a aparência da Enterprise no filme Star Trek, “a ponte parece mais futurista do que qualquer coisa já vista em Jornada”;

. Também observou quanto as diferenças no design, “quem se importa? Eu acho que é mais sobre personagens do que design de produção”;

. Pensei que a “metáfora da AIDS” no episódio Stigma fosse o melhor exemplo da Enterprise tratando de questões morais, “parte dos episódios de Jornada, na melhor das hipóteses, lidam com as questões de uma forma oblíqua”.

Quanto aos seus novos projetos Braga disse que a série Terra Nova terá estréia em maio de 2011 e terá lugar “em um futuro distante e num passado distante, ao mesmo tempo”. Disse ainda que ele “sempre gravitou” sobre viajar no tempo, porque “ela me permite manipular a realidade, como muitos dos meus episódios de A Nova Geração tendiam a ser bizarros e do tipo reviravolta e com muitas coisas estranhas”. Jurou que não faria a viagem no tempo de novo, mas está a fazendo novamente com Terra Nova.

Aguardem pela segunda parte desse encontro de celebridades com os elencos de Voyager, Enterprise e A Nova Geração.

Fonte: TrekMovie