Star Trek: Raças Alienígenas lida com a diversidade

Jornada nas Estrelas faz 44 anos hoje (8/9), e para celebrar a data, a Devir Livraria lançou mais uma edição das histórias em quadrinhos que vêm sendo publicada desde 2007 pela IDW Publishing lá fora. Star Trek: Raças Alienígenas é o quarto álbum dessa linha de HQs que aparece no Brasil. Com 152 páginas coloridas e capa cartonada, o volume reúne os seis números de Star Trek: Alien Spotlight – Volume 1, que saiu nos Estados Unidos de setembro de 2007 a fevereiro de 2008.

Alien Spotlight foi, assim como no Brasil, o quarto título publicado pela IDW. São seis histórias enfocando a diversidade racial em Star Trek, em contos independentes. Gorns, Vulcanos, Andorianos, Órions, Borgs e Romulanos compõem essa coletânea, mas os humanos da Federação não foram esquecidos, e muitos menos a USS Enterprise que, em suas versões comandadas por Christopher Pike e Jean-Luc Picard, está presente.

O primeiro capítulo do álbum tem como tema os Gorns, numa rápida aventura envolvendo o capitão e o primeiro-oficial da USS Reliant, Clark Terrell e Pavel Chekov. Os eventos se passam antes de Jornada nas Estrelas 2: A Ira de Khan, e mostram uma missão rotineira a bordo do shuttle Kepler que, ao se deparar com os Gorns, muda de figura. Já a segunda história traz uma das primeiras missões de Spock na Enterprise, sob o comando de Pike. O preconceito dos humanos para com o vulcano é latente, mas Spock parece não se importar muito com isso.

Andorianos, o terceiro conto, se passa durante o sétimo ano de A Nova Geração, cerca de uma semana depois de All Good Things…, e enfoca Ortees Sharad, natural de Andoria e analista de inteligência da Frota Estelar. Órions joga uma luz sobre Pike, agora no cargo de Capitão da Frota (uma espécie de diplomata) tendo de mediar em Babel, com a ajuda de uma deliciosa escrava de Órion e sendo atrapalhado por tellaritas ranzinzas.

A penúltima história, Borgs, se passa ao final de Voyager, mas com a tripulação da USS Enterprise-E como protagonista e Janeway numa rápida aparição. Picard tem de lidar com um feixe de energia temporal Borg, que está assimilando o passado da galáxia. É um confronto de lógica entre o eterno Locutus e a Rainha Borg, com um final inesperado.

John Byrne, um dos mais conceituados artistas e roteiristas das histórias em quadrinhos, assina o capítulo final de Star Trek: Raças Alienígenas em Romulanos, que talvez seja, ao lado de Vulcanos (a parte 2 da publicação), a melhor história da revista. Nela, conhecemos o extravagante Pretor de Romulus, que lança uma novíssima nave com inédito sistema de camuflagem numa ofensiva para atacar um posto avançado da Federação nos limites da Zona Neutra.  É o prólogo do clássico episódio da série original Balance of Terror.

Temos portanto uma publicação de ótima qualidade, com boas e criativas histórias e belos desenhos. Uma excelente aquisição para o acervo de qualquer fã de Jornada nas Estrelas. Algumas amostras das páginas de Star Trek: Raças Alienígenas podem ser encontradas aqui, no site da Devir. A publicação custa R$ 37,50 e está à venda em livrarias e no próprio site da editora.