Resistência é inútil, e São Paulo perde Gemini

O domingo foi de tristeza para os cinéfilos de São Paulo. As duas salas do tradicional Cine Gemini, muito defasado em suas instalações, fecharam as portas ontem (26/9) após 35 anos de atividades na Avenida Paulista.

Para os fãs de Jornada nas Estrelas, o local tinha um significado ainda mais especial do que apenas um espaço de fácil acesso para se assistir filmes. Lá foram realizados alguns eventos trekkers, como convenções da Frota Estelar Brasil em 1993 e 1994, além de uma sessão especial, em 22 de fevereiro de 1997, para a exibição de Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato em seu fim de semana de estreia.  As salas, inauguradas em maio de 1975, também tiveram em sua programação todos os filmes de Star Trek para o cinema quando de seus lançamentos, com exceção dos dois últimos.

Essa exibição de Primeiro Contato para uma sala com cerca de 350 trekkers em 1997 foi organizada também pela Frota Estelar Brasil, fã-clube paulista que estava em seu auge nesta época. Como a Paramount não liberou uma cópia para pré-estreia, o clube se mobilizou para encher uma sessão na tarde de sábado, o dia 22/2/97, e conseguiu.

Vibrando como uma torcida de futebol assistindo seu time em campo, os trekkers, muitos fantasiados, aplaudiram os nomes dos atores durantes os créditos iniciais, chegando a urrar quando o nome do criador Gene Roddenberry apareceu. A cada vitória contra os borgs, todos se mostravam felizes e emocionados com o que se via em tela. Ao final, de pé, aplausos gerais durante os letreiros, o que espantou os funcionários do cinema que faziam fila na sala de projeção para ver os “malucos” naquela sessão.

O Gemini fica na memória de quem o frequentou, e na lembrança coletiva da comunidade trekker juntando-se ao Cine Comodoro como espaço de convívio dos fãs na época das famosas convenções em São Paulo, sempre recordadas com prazer pelos saudosistas.

Confira aqui a matéria do jornal O Estado de S.Paulo sobre do fechamento do Gemini na noite deste domingo. O G1.com.br também traz uma matéria sobre o tema, aqui.