Uma entrevista com Robert Picardo

O site oficial da franquia, Star Trek.com, convidou o ator Robert Picardo, o Doutor de Voyager, para responder as perguntas elaboradas pelos fãs internautas. Picardo respondeu sobre o trabalho na série, o clima de bastidores, a possibilidade de participação no game Star Trek Online, em fanfilms e muito mais. Aqui vai a primeira parte dos melhores momentos dessa conversa exclusiva.

Você já ouviu falar sobre a possibilidade de uma reunião do projeto Voyager?

“A única coisa que ouço de um projecto de reencontro de Voyager é quando os rapazes de Voyager se reúnem. Nós nos reunimos duas vezes por ano para jantar, e nós temos feito isso desde que a série terminou.”

Combinando uma série de questões relacionadas aqui, há alguma chance de que estaria disposto a participar em novo filme de Voyager ou talvez se envolva com o jogo Star Trek Online?

“Star Trek Online é voz somente, certo? Esse é um jogo online. Eu sei que Zachary Quinto está fazendo um médico holográfico. Eu não tenho sido abordado sobre o projeto. Eu não me oponho a fazê-lo, mas não fui contatado. Discutiu-se também de eu fazer um dos filmes da New Voyages (fanfilm). Mandaram-me algumas ideias de script, mas eu não ouvi mais do que isso depois. Por isso, é sempre possível eu aparecer no mundo novo de Jornada, mas não há planos atuais, nada iminente.”

Por que eles nunca deram ao Doutor um nome, e você que têm um nome pessoal ou apelido para ele?

“Chamei-o de Dr. elegância, na verdade. Era como eu me referia a ele, e ao (produtor executivo) Brannon Braga. A razão pela qual não quis o nome do Doutor foi por minha causa. Eu sugeri ao (produtor executivo) Rick Berman, pouco antes da série estrear, que se eles estavam para fazer um enredo sobre o Doutor ter ou não um nome e qual deveria ser, então talvez não devessemos matar o suspense ao anunciar-me nos créditos de abertura como Doc Zimmerman. Na verdade, eles já tinham feito o meu quadro de crédito com o nome de Doc Zimmerman. Rick concordou comigo que poderia comprometer o suspense de qual o nome o Doutor poderia ter. Aí, mudaram meu crédito de Doc Zimmerman, interpretado por Robert Picardo, para Doutor, interpretado por Robert Picardo. E então eles continuaram a fazer essa brincadeira durante as sete temporadas, porque eu acho que a idéia de um programa de computador indeciso é intrinsecamente engraçado. Uma vez tenha recebido a permissão para escolher um nome, o fato de que eu não conseguia decidir sobre qual foi realmente uma coisa engraçada.”

Como o ator, como importante foi para você que não fez apenas o Doutor, mas também o seu criador?

“É sempre divertido interpretar o seu gêmeo, mal ou não. Neste caso, eu acho que a brincadeira foi que o Doc Zimmerman era mais raivoso e mais difícl de se conviver do que o seu descendente tecnológico. Então foi divertido fazer ambos. A parte mais difícil que nós decidimos tentar bagunçar o cabelo do Doc Zimmerman, e eu não tenho muito cabelo para bagunçar. Então isso foi um desafio.”

Porque você não escolheu raspar todo o cabelo, como Patrick Stewart?

“Essa pergunta realmente refere-se a uma decisão que eu teria feito antes do piloto Voyager sair. Bem, é difícil dizer. Eu raspei minha cabeça para determinados papéis ao longo dos anos. Mas eu acho, francamente, eu teria ficado muito parecido com Patrick Stewart se tivesse raspado tudo em Voyager. Além disso, tendo sobrenome Picardo, que soa tão perto do personagem de Patrick, Picard, teria sido um indício claro de quem eu estava tentando roubar.”

Como você acha que teria acontecido se eles nunca descobrissem o emissor portátil e o Doutor – e, portanto, você, teria sido confinado neste cenário por sete anos?

“Eu acho que teria começado um pouco doido, mas longe de ser tão maluco como eu teria sido se fosse escalado para fazer o Neelix. Estive muito perto de conseguir esse papel, por pouco. Eu acho que as 5.448 horas que o Ethan Phillips gastou na cadeira de maquiagem (Preparando-se para fazer Neelix) teria me levado a loucura, para não mencionar a claustrofobia.”

Quem no cenário de Voyager foi o mais divertido de trabalhar?

“Ah, isso não é justo. Eu me diverti muito com todos, realmente. Posso dizer que eu tive a maior diversão com Ethan Phillips, McNeill Robbie, Kate Mulgrew e Ryan Jeri. Esses foram os que eu ri na maioria das vezes. Eu tive muita diversão ao trabalhar com Jeri. Depois que eu descobri que ela não me processaria por assédio sexual se eu ficasse dentro de certos limites. Ethan sempre tentou me fazer rir, e muitas vezes ele conseguiu fazer isso. Robbie tem um senso de humor muito seco e atraente para mim. E Kate é apenas intensa, e muito divertida de se trabalhar, “Porque não havia esconderijo com Kate. Na verdade, Tim Russ é muito engraçado também. Ele é um grande pregador de peças. Certamente nos fez rir, mas o personagem Tuvok não deixa muito espaço para o humor. Se você assistir filmes do Funnyordie.com (site de comédias) que ele e eu fizemos juntos (chamado de Chad and the Alien Toupee), você pode ver o quão engraçado ele é, quando ele tem a chance de interpretar para dar risos. Eu assisti com minha esposa e ele arrancou mais risadas dela do que de mim.”

Veja em breve a segunda parte dessa entrevista.