Nichols sugeriu fazer a mãe de Uhura

A atriz Nichelle Nichols concedeu uma entrevista ao site Star Trek.com onde comentou sobre o novo filme de Jornada, sob a direção de J. J. Abrams. Falou ainda quanto a nova Uhura, e seu encontro no estúdio com a atriz que agora interpreta o persongem, Zoe Saldana. Ela também revelou que chegou a sugerir a Abrams que poderia participar de Star Trek, fazendo a mãe ou a avó de Uhura.  A entrevista foi dividida em duas partes. A seguir a primeira parte.

O que você achou do novo filme e da reformulação de Uhura? E você chegou a pensar: “Minha Uhura não faria isso?”

Primeiro, eu adorei o filme. Eu amei o fato de que J.J. fez grande uso de tecnologia que nós não tivemos, e que todos pensavam que tínhamos. Como um filme, eu adorei, porque eu sou realmente doida por J.J. e por Zoe. “Uhura não faria isso …” Você tem que entender e admitir o fato de que este é um prequel. Deixe-me lhe contar uma história e vou tentar mantê-la curta. J.J. me convidou para almoçar. Passamos um período maravilhoso. Foi depois da hora do almoço habitual, de modo que tivemos o restaurante só para nós e pudemos tomar um copo de vinho, inclinarmos para trás e conversarmos – sem todos olhando e se perguntando, “O que eles estão dizendo?”. Nós conversamos sobre o personagem, a reformulação e o filme, e eu achei que foi maravilhoso que ele tenha tomado seu tempo para conversar com vários dos atores (da série original) antes de seguir. Ele não precisava fazer isso.”

“Ele me perguntou aqui e ali, e conversamos a respeito de que ele teria adorado que eu estivesse no filme e em que lugar do filme estaria. Eu disse: “Eu adoraria interpretar a mãe ou a avó dela.” E ele respondeu: “Você parece muito jovem para fazer mesmo a mãe, muito menos a avó.” Eu disse que é como as mulheres se parecerão daqui a 300 anos, e que provavelmente vão viver até os 150 e talvez mais. Ele olhou para mim e disse: “Bem … Humm.” Eu continuei, “boa saúde e longevidade será simples”. Terminamos o almoço e foi na época da greve dos escritores e além disso estava vindo uma greve dos atores. Então, havia uma preocupação e ele teve de vê-lo finalizado. Tudo o que já foi escrito poderia ser feito. Eles (grevistas) não podiam parar com isso. Mas podiam para com algo novo.”

No final das contas, a ameaça de greve impediu até mesmo a possibilidade de você estar no filme. Mas essa história sobre o seu almoço com Abrams tem mais do que isso. Por favor, continue …

“J.J. e seu braço-direito, que estava conosco, foram caminhando para o meu carro. Na verdade, eles estavam se dirigindo para o meu carro. Começou a chover e ele disse: “Ei, Nichelle, você tem tempo? Por que você não vem ao estúdio? “Ele disse que Zoe não estava no set, infelizmente, mas que quase todo mundo estava lá, e ele queria que eu fosse ver o cenário. Eu disse, “Oh, eu adoraria”, e fomos por todo o cenário. Eu entrei e lá estava o cenário principal e meu coração parou. Como eu estava chegando alguém disse: “Madame, cuidado, há cabos e coisas aqui embaixo”. Eu disse, “Bem, eu estou acostumada a eles”. Ele olhou para mim e respondeu: “Oh, meu Deus, essa voz. Claro que você sabe. Olá, Sra. Nichols. Como você está? “Ele apertou minha mão e continuou:” Como é bom te ver”. Fomos mais para dentro dos sets e eu conheci alguns dos atores e, em seguida J.J., que havia desaparecido por alguns minutos, veio de volta.”

“Tudo se acalmou e a próxima coisa, você sabe, eles estavam trazendo a cadeira do diretor J.J. Eles trouxeram três, um para ele, um para seu assistente e uma para a mulher do script. Eles me sentaram e no que disse J.J. Abrams: “Eu já volto. Cuide de Nichelle”. Eu fiquei sentada lá e eles estavam reorganizando e recebendo as câmeras. Eu tive pequena conversa com as pessoas de lá e eu me admirei, a cerca de 10 metros de distância, em caminhada, desta bela jovem com um rabo de cavalo e puxando para cima o zíper nas costas de seu uniforme. E ela disse: “Estamos filmando agora? Eles apenas me chamaram …”. Ela está olhando ao redor, olhando para ver qual é a configuração.”

“Bem, é Zoe, que era suposto não estar trabalhando nesse dia. J.J. a chamou, supostamente para algumas cenas que ele não comandou, e que queria fazer. Ela não obteve uma resposta do assistente e ela olha na minha direção e diz: “Bem, quanto mais cedo ele … AAAAHHHH!” Quando ela me viu mais nada saiu de sua boca, exceto “AAAAHHHH! e “De jeito nenhum!” Agora ela sabia que foi trazida ao meu encontro. E ele me colocou lá, também, para conhecê-la. Não é legal? E há uma grande foto de nós no set. Então tiraram fora sua cadeira de diretor e colocaram-na perto de mim, e pelas próximas duas horas tivemos a maior conversa, e eu me apaixonei por ela. Ela é tão linda e tão boa e tão engraçada, e você pensaria que já nos conhecíamos por todas as nossas vidas, ou pelo menos toda a vida dela.”

O que você achou da relação Uhura e Spock no filme?

“A única maneira que eu poderia explicar isso é que ela era uma recruta e esta era sua primeira viagem. Foi na missão de cinco anos onde nenhum homem ou a mulher tinha ido antes. Então J.J. tinha o direito, como o diretor do prequel, de mostrar os personagens como jovens. Os recrutas da NASA treinam durante um ano, duas vezes, antes de sairem em sua primeira missão. Como jovens, eles estão animados e são novos e estão indo nesta missão, e há romance e assim por diante. Kirk chamou a atenção dela por várias vezes e ele chamava a atenção de todo mundo, porque era bonito – e sabia disso. Ela chamou a atenção dele, mas Spock a fascinava, o lado sério dela. Agora, estou fazendo a minha história sobre o que aconteceu, mas que ele viu nela o seu lado humano e ela tocou um lado dele que era supostamente discreto.”

“Agora, voltando a minha participação em Jornada como Uhura e Leonard (Nimoy) como Spock. Houve sempre uma ligação entre Uhura e Spock. Era o início dos anos 60, então você não podia fazer o que você pode fazer agora, mas se você se lembra, Uhura se relaciona com Spock. Quando ela viu o capitão perdido no espaço lá fora, no seu espelho, era Spock quem a consolou quando ela saiu gritando para fora de seu quarto. Quando Spock necessitava de um especialista para ajudar a salvar a nave, você se lembra que Uhura monta algo e relata de volta para ele as famosas palavras: “Eu não sei se eu posso fazer isso. Estou com medo”. E Uhura era a única pessoa que poderia fazer uma paródia sobre Spock. Lembra-se da música (em “Charlie X”)? Essas foram as dicas, a meu ver.”

Saldana está fazendo Uhura agora e no futuro. Você vê ela construindo o personagem na sua interpretação?

“OK, deixa eu te contar outra pequena história sobre Zoe e sua aproximação a esse papel. Zoe interpreta exatamente como eu estava dizendo, uma jovem recruta. Eles estão se divertindo. É emocionante. Eles são sérios sobre sua formação, mas quando estão de folga são como os jovens (geralmente são). Eu não encontrei Zoe até a metade das filmagens. Enquanto nós nos sentamos lá por duas horas, ela me perguntou coisas. Ela disse: “Como você abordou Uhura? Estou muito animada para conhecê-la, e diga-me sobre isso. “Então eu disse a ela: “Criei-a como uma pessoa séria, mas não tão séria”. Eu disse a ela que Uhura era tão séria quanto o câncer, quando estava a serviço, mas quando estava de folga, ela poderia estar no canto da sala de recreação, e provocando Spock com essa canção sobre ele.”

“Então, eu fiquei falando, falando, falando, não sabendo o que Zoe tinha filmado ainda, não sabia como ela abordou o personagem. Ela me perguntou sobre o meu passado, meus pais, e eu contei a ela sobre isso. Eu lhe disse que criei os pais de Uhura e que eles foram um pouco como meus pais, que deveriam ter esperado mais de mim. Blá, blá, blá. Blá, blá, blá. E Zoe ficou muito séria. Ela disse, “Oh, meu Deus, eu desejava te conhecer, falar com você antes de começar a filmar.” Eu disse: “Eu tenho certeza que você está trazendo algo de novo e belo”. Ela apenas olhou para mim e respondeu: “Sim, mas eu vejo Uhura em uma luz totalmente nova.”

“Tudo bem, essa parte da história termina. Eu mantive um bom relacionamento com J.J. e com todos. Eu fui (na época da filmagem) a uma  premiere em Catalina Island, que foi logo após a estréia aqui em Los Angeles, não pude ir à estréia de Los Angeles, porque eu estava em uma grande convenção, grande sucesso na Alemanha. Quando acabou eu entendi o que a moça falou: “Eu gostaria de ter falado com você antes que eu começasse”, porque ela estava interpretando com luz e glamour no início. O tempo que eu falei para ela foi o tempo em que eles foram, então, para a nave. Você se lembra da cena em que ela diz (a Spock em Star Trek): “Não, eu vou! Me foi prometido isto, e eu estou indo”, e eles tiveram que levá-la? Ela estava destinada a ir em frente. Ela beijou Spock de uma maneira diferente e disse: “Eu te vejo a bordo”. Quando ela entrou a bordo era uma Uhura madura em cada forma e maneira que eu havia criado o personagem.”

Aguardem pela segunda parte dessa entrevista.