Entrevista com David Gerrold, Parte II

Na primeira parte da entrevista com David Gerrold, o escritor falou de suas experiências nos episódios “The Trouble with Tribbles”, “The Cloud Minders” e “I, Mudd”. Agora, em sua segunda edição, com o Star Trek.com, Gerrold falou das séries A Nova Geração, Deep Space Nine, do primeiro longametragem da franquia e do fanfilm Star Trek: Phase II, bem como opinou a respeito de Star Trek.

Nós iremos rever a Série Animada em uma conversa em separado, por isso vamos continuar na linha do tempo e parar em Star Trek: O Filme, em que você fez uma aparição. Como isso aconteceu?

“Eu sempre quis fazer o bit extra e isso nunca aconteceu na série original. Eu mencionei a Gene (Roddenberry), quando eles estavam planejando Star Trek: O Filme. Ele concordou, e no começo eu ia ter uma linha de diálogo em uma das cenas no início, quando uma estação espacial explode. Mas eles deram essa linha para David Gautreaux, que teria feito Xon na série de TV que não aconteceu. Mas então eles tiveram a chamada de elenco  para os fãs e eles deram uma lista a Robert Wise das pessoas que realmente tinham que incluir, e eu estava nessa lista. Quando eu apareci, Robert Wise, disse: “David, você não precisa se preocupar. Você está na lista”. Ele era um homem extremamente gracioso.”

“A filmagem foi muito divertida. Eles convidaram, eu não sei, cerca de 400 fãs e várias pessoas que tinham sido relacionadas com a série. Era como uma convenção de Jornada. Acabou por ser apenas um dia de trabalho. Robert Wise ficou muito impressionado com os fãs, porque ele tinha programado dois dias de filmagem com a gente, mas os fãs estavam muito bem como todo mundo deixando sua marca – quer dizer, quem queria ser conhecido como o cara que errou no filme? – Com esse objetivo todas as gravações ele precisou de em um dia.”

Você também apareceu em Deep Space Nine, na celebração do 30 º aniversário com o  episódio “Trials and Tribble-ations”. Nós sabemos que há uma história interessante por trás dos bastidores, mas, por favor, compartilhe com aqueles que não sabem …

“Eu liguei para eles e disse: -“Ei, eu ouvi falar que vocês estão fazendo uma coisa sobre Pingos”. Rick Berman respondeu: “Não. Não, nós não estamos. Se o fizermos, vamos chamá-lo”. Tudo bem. Não é grande coisa. Um dia liguei novamente e ele disse: “Não, David, se fizermos alguma coisa, vamos deixar você saber”. Eu repliquei, “Oh, ok. O que devo dizer ao repórter do New York Times que vai me ligar de volta em meia hora? Ele está preparando uma grande reportagem sobre o 30 º aniversário de Jornada e o episódio de Deep Space Nine“. Houve uma longa pausa, desconfortável e, finalmente, ele disse:” OK, o que você quer?”. Eu disse: “Bem, talvez fosse muito bom para a imprensa ter o conhecimento do cara que realmente criou Pingos. Eu acho que seria divertido fazer um extra”. Então eu entrei e eu fui um figurante por um ou dois dias, e foi muito divertido. O episódio foi escrito de forma brilhante e ainda mais brilhante produzido. Os valores de produção foram impressionantes. E o diretor, Jonathan West, era um cara extremamente simpático. Houve um momento no set onde eles tinham uma fita (de filmagens de “The Trouble with Tribbles”) – isso foi no dia do vídeo – e eles estavam tentando corresponder a cena que eles estavam prestes a filmar para o (antigo ) episódio, então eles estavam correndo rápido a fita real através da máquina, olhando para a cena.”

“Aqui está todo o elenco e a equipe de produção, cerca de 30 pessoas, olhando para o monitor. Eles não sabem quem eu sou, a maioria deles. E depois de um momento, eu disse: “Na verdade, você está indo na direção errada (na fita)”.  Todos eles se viraram e olharam para mim com jeito de: “Quem diabos é você?” –  Jonathan – que cara maravilhoso – disse: “Se alguém deve saber, esse alguém é ele. Ele escreveu esse episódio”. Houve uma pausa de novo e todos olharam para mim, com cara de,” Ah, porisso é que ele está aqui!”. Jonathan perguntou-me outras questões mais tarde, como:” Existem muitos Pingos nesta filmagem?”. Esse tipo de coisa. Por isso, foi bom estar lá e ser reconhecido e incluído, e eu achei que todo mundo naquele episódio fez um trabalho brilhante.”

A Nova Geração é um assunto delicado para você. Você estava lá no início com Roddenberry e outras pessoas importantes que ajudaram a desenvolver a série. Você ficou por uma temporada. Mas seu nome está longe de ser encontrado nos créditos. Leve-nos através do seu ano com A Nova Geração   e porque você deixou. E, no final, quais você acha que foram as suas principais contribuições?

“Eu acho que uma coisa era a idéia de criar um grande conjunto e dividir o herói entre um capitão que é mais antigo, mais atencioso e experiente e também um Primeiro Oficial que realmente leva as equipes na missão. Eu senti que era a maneira mais sensata de criar uma série de Jornada. Foi uma sugestão, na qual fiz caminho de volta quando eu escrevi esses livros. Acho que foi provavelmente uma das melhores coisas que eu adicionei a A Nova Geração . Gene gostou muito da idéia.”

Alguma vez se arrependeu de ter saído de A Nova Geração depois do ano um?

“Não. E vou dizer porquê. Parte do problema em A Nova Geração  era o advogado de Gene (Leonard Maizlish) o que tornou impossível para qualquer pessoa fazer qualquer trabalho real. Ele estava reescrevendo scripts. Ele estava cometendo violações da associação (dos escritores). As pessoas estavam muito infelizes. Foi um dos piores ambientes de trabalho que eu já tinha estado. Assim, quando meu contrato seguiu para a renovação, pedi para Gene não renovar. Mais tarde, descobri que Maizlish estava dizendo às pessoas o que eu era um encrenqueiro, que eu tinha sido demitido, porque eu estava mentalmente doente, que eu nunca fiz nada de útil para a série – uma difamação da pior espécie. Então, meu advogado o chamou e disse: “Você continua falando e nós vamos pegar o seu carro, sua casa, seu cachorro, etc”, e ele se calou rápido. Maizlish era um homem indigno. Felizmente, o meu advogado, era um peso-pesado de Hollywood, e quando ele disse: “Hmmm”, esse foi um “Hmmmm” muito caro, especialmente pelo alvo. Agora eu investi muito tempo e energia, 20 anos, em ser parte de algo realmente muito especial, mas depois que eu saí do programa eu andei dando volta no quarteirão e decidi que era hora de ter minha própria vida e a minha própria carreira, distinta de Jornada. Eu fiz, realmente. Eu escrevi livros e fiz outros programas de TV, mas eu só queria sair dessa arena inteiro.”

“Então eu botei na minha mente que eu ia fazer duas coisas. Estava escrevendo apenas os livros que eu queria escrever, e eu ia adotar um filho, que era algo que eu estava adiando por um tempo um pouco longo demais. Eu fui e encontrei um menino pequeno maravilhoso que tinha oito anos na época, que tinham tido uma vida muito áspera no sistema da assistência social. Se você já leu The Martian Child, então você sabe como ele se tornou meu filho. Foi a maior aventura da minha vida. E enquanto ele estava na escola, me concentrei em livros que eu queria escrever, e eu acho que a escrita que eu fiz na década de 90 era a cabeça e ombros acima de qualquer coisa que eu nunca tinha feito antes. Eu fiz mais dois  The War Against the Chtorr. Eu fiz uma trilogia maravilhosa para adultos jovens para os livros Tor (Jumping Off the Planet, Bouncing Off the Moon, Leaping to the Stars). Eu fiz um livro (Worlds of Wonder), que foi (cerca de) todas as lições que aprendi com os melhores escritores de ficção científica. E eu fiz as novelas Star Wolf, também.”

“Dez anos depois de deixar A Nova Geração, olhei para trás e vi que eu tinha 10 livros em impressão os quais eu não teria feito de outra maneira, e eu tenho um filho. E enquanto A Nova Geração estava no ar por sete dos 10 anos, nunca tinha vivido bastante até a magia e o espírito da Série Clássica. Pelo menos não parece o caminho para mim. Se você for a uma convenção de Jornada, não há emoção para todos os atores, é claro, mas quando Bill Shatner e Leonard Nimoy estão no palco, é algo além de apenas a excitação, e eu acho que isso mostra que a série original ainda tem um lugar muito especial nos corações dos fãs.”

“Meus sentimentos sobre A Nova Geração são misturados. Bob Justman disse certa vez que devia tudo à dedicação e ao entusiasmo dos fãs. E eu sempre achei que os fãs merecem o melhor que poderíamos dar a eles. Isso é o que eu queria fazer. Isso pode ofender algumas pessoas, mas eu nunca me senti que A Nova Geração fosse agir de acordo com essa promessa – pelo menos não no início, e não de forma consistente – e eu acho que é porque os escritores estavam sendo contidos. Se você for a uma convenção e ouvir os fãs falarem sobre a série, eles são muito claros sobre o que os faziam descontentes. Eles queixam-se de Wesley o super-gênio. Eles queixam-se da conversa científica sem nexo. Eles queixam-se de resolver problemas com um monte de “tech, tech, tech” nos últimos cinco minutos do episódio. E para ser honesto, eu acho que os fãs tinham razão – na maior parte.”

“Desse modo eu era muito mais feliz trabalhando em minhas próprias histórias, onde eu poderia me desafiar. Em 2000, eu estava me sentindo como se estivesse começando a atingir minha paz. O livro que eu escrevi sobre meu filho (The Martian Child) foi uma das coisas mais apaixonadas e alegres que eu já tinha escrito e que não teria acontecido se eu tivesse ficado com Jornada, porque eu não teria tido tempo para fazê-lo. A história ganhou um Hugo e Nebula e acabou por ser feito em um filme estrelado por John Cusack. Eu não poderia ter previsto que ia acontecer, mas em retrospecto deixar Jornada foi uma coisa boa para mim por muitas razões diferentes. E ter um filho foi a maior aventura de todas.”

Outra razão pela qual você deixou A Nova Geração teve a ver com “Blood and Fire”, um script que não foi produzido e causou um incêndio internamente e para você pessoalmente. Você escreveu um script que empurrou Jornada em um limite que nunca havia sido abordado: a introdução de personagens gays, e ele finalmente foi abandonado, apesar do apoio público inicial de Gene Roddenberry …

“A longa história com “Blood and Fire” é que um mês depois que A Nova Geração ter sido anunciada Gene e eu estávamos em uma convenção em Boston. Nós tínhamos sido convidados, antes que alguém soubesse que ia haver uma série nova de Jornada, então não havia muita emoção na convenção, porque esta seria a primeira vez Gene falaria em público sobre a nova série. Havia 3.000 pessoas na sala de espera ouvindo a notícia. Eles tinham um monte de perguntas. Mas não havia realmente nada a dizer ainda. Ainda estávamos dentro dos escritórios e realmente não tinhamos tomado qualquer decisão séria sobre o que o novo show seria. Assim era na maior parte apenas promessas de que iríamos fazer o melhor para capturarmos a força (da franquia) de novo.”

“Um fã perguntou: – “Bem, você vai ter tripulantes gay, porque nos anos 60, você tinha negros, asiáticos, latinos, etc?” Gene disse: “Você sabe, você está certo. Está na hora. Nós deveríamos”. Eu estava sentado ao lado, anotando, claro. Então, lá estava ele. Gene havia dito isso na frente de uma platéia de 3.000 pessoas em novembro de 1986. Fiquei um pouco surpreso e encantado que Gene estava disposto a ir com isso. Nós voltamos para Los Angeles e Gene disse novamente em uma reunião, e alguém nessa reunião – não vou dizer quem, falou: – “O que, vamos ter um tenente Tutti-Frutti?”. Gene respondeu: “Não, está na hora. E eu prometi que os fãs vão ter personagens gays.”

“Em seguida, Rick Berman, que ainda não estava a bordo da série, mas ainda era um executivo de estúdio, passou por nós um memorando dizendo: “Aqui estão algumas das histórias que eu acho que vocês podem fazer”. Era um anúncio de três páginas, eu acho , cerca de 50 idéias, e a terceira era um história sobre AIDS. E eu pensei: – “Bem, eu tenho isso de Gene e Rick, assim com o estúdio não tem problema”. Agora, a minha causa na época era com doadores de sangue, e eu sabia que as pessoas ficaram tão aterrorizados com AIDS que tinham mesmo parado de doar sangue. Então eu queria que “Blood and Fire” fosse sobre o medo da Aids – e não a doença, mas o medo – e um dos pontos do enredo envolvidos com a tripulação doar sangue para salvar a vida da equipe visitante. Eu pensei: “Se fizermos isso direito, onde os doadores de sangue eram parte da solução do problema, poderíamos colocar uma placa no final dizendo aos espectadores que eles poderiam doar sangue para salvar vidas, também”. Pensei que fosse algo que Jornada deveria estar fazendo, sensibilização social sobre um problema, e se fizessemos o certo, provavelmente poderíamos gerar um milhão de doadores de sangue novos nesta altura em que havia uma escassez crítica.”

Você escreveu o roteiro e …

“Houve dois personagens que não eram muito importantes para a história, mas eles eram o tipo de personagens de fundo que você precisava. Em um ponto Riker diz a um deles, “Há quanto tempo vocês estão juntos?” O cara responde: “Desde a Academia”. É isso aí. Isso é tudo que você precisa saber sobre seu relacionamento. Se você fosse um garoto, você acha que eles eram apenas bons amigos. Se você fosse um adulto, poderia entender. Mas eu mostrei o script e foi o mesmo que jogar merda no ventilador. Houve uma enxurrada de notas, prós e contras. Um memorando dizia, “Nós estaremos no ar às quatro da tarde em alguns lugares e estamos recebendo cartas iradas de mamães”. Minha resposta foi: “Se as pessoas escrevem cartas, mostram que elas estão envolvidas na série, e é exatamente isso o que queremos. Queremos eles envolvidos, e um pouco de controvérsia será ótimo para nós”. E continuei:” Gene fez uma promessa para os fãs. Se não for aqui, onde? Se não for agora, quando?”. Mas o episódio ficou arquivado de qualquer forma e foi quando eu soube que não ia ser autorizado a escrever as histórias as melhores que deveríamos ter escrito. A série original era sobre correr riscos. Se nós não estávamos indo nos arriscar, não estávamos fazendo Jornada. Então eu deixei o meu contrato terminar e saí para fazer as outras coisas que eu te falei.

(Nota do Editor:. “Blood and Fire”, posteriormente tornou-se a base de uma série de livros de Gerrold, Star Wolf. Posteriormente, ele revisou “Blood and Fire” e um roteiro de filme dirigido para o fanfilm Star Trek: Phase II).

Para algumas pessoas, você é um cara de Jornada que já fez alguns trabalhos de outros e outras pessoas acham que você é um cara de ficção científica que já teve uma ligação com Jornada. Para os nossos leitores que não estão familiarizados com o seu trabalho fora de Jornada, quais são os que lhe dão mais orgulho?

“Bem, eu estou realmente orgulhoso da trilogia de jovens adultos que fiz para o Tor Books – Jumping Off the Planet, Bouncing Off the Moon e Leaping to the Stars (conhecidos colectivamente como Dingilliad). Foi concebido desde o início para ser uma reinvenção do juvenil Heinlein, e fiquei muito satisfeito com o quão bem eles acaberam. Eles receberam boas críticas. Eles ganharam alguns prêmios. Mas eu adorava o burburinho que recebi de leitores, como as pessoas reagiram com as histórias. E depois há a série Star Wolf, que começou quando eu disse: “Eu tenho uma idéia de Jornada eu não posso usar em Jornada. Vou escrever um romance”. Eu sabia que tinha crescido em uma série, em determinado momento, e procurava desenvolvê-la em um programa de TV. Esses scripts ainda estavam flutuando. Fiquei muito orgulhoso disso. Há também (o vencedor do Hugo e Nebula)  The Man Who Folded Himself. Mas todos perguntam sobre a série se livros The War Against the Chtorrans. Estou trabalhando em cinco livros agora, enquanto falamos. Tem estado quase completado por um longo tempo, mas há cenas que são difíceis de juntar e eu continuo indo para trás para tentar corrigi-las. Eu sei o que eu quero fazer, eu só quero fazer isso da melhor maneira possível.”

Você ainda está envolvido com o fanfilm StarTrek:PhaseII? Se não você deve escrever e dirigir um episódio dos Pingos?

“Quem sabe é James Cawley. Nós não fechamos toda uma história para ele ainda. Eu estava brincando com a idéia de “Fuga do Planeta dos Pingos”, significando que iríamos para um planeta tão hostil e mortal que cada indivíduo red shirt (camisa vermelha) morre antes do episódio  terminar. Essa é uma maneira de abordá-lo. Mas todos querem que ele seja uma comédia também. Eu não tenho nenhuma idéia de como ou quando vamos fazê-lo, mas se James está empenhado em ver isso acontecer, vamos nos sentar, conversar e fazer acontecer. Eu apenas fiz uma história para eles no verão passado que é chamado de Origins. Voltamos para a Enterprise da era-Pike e Kirk jovem tem que ir a bordo da Enterprise como cadete, porque seu DNA é fundamental para resolver um problema. Isso nos levou a ver o jovem Spock, o jovem Kirk, McCoy jovem, Scotty jovem, e nós tivemos muita diversão com brincadeiras que eram proféticas, onde quanto mais você sabe sobre os personagens, mais engraçadas são as piadas. Eles estão no meio da edição e tem um monte de efeitos, mas eu acho que vai ser um episódio divertido. Eu co-escrevi e dirigi esse, também.”

Vamos fechar a conversa num círculo completo. Houve um Pingo em Star Trek (2009). Você achou engraçado quando viu isso?

“Eu realmente não vi isso na primeira vez que assisti. Alguém tinha apontado para isso, onde ele estava. Mas eu sabia que estava lá, porque J.J. (Abrams) me disse quando eu visitei o set: “Nós carregamos um Pingo” E eu fiquei encantado. Harve Bennett fez a mesma coisa com um dos filmes da série original. Eu acho que é sempre divertido quando um dos programas ou filmes carregam um Pingo. É uma mensagem, um aviso amigável que os Pingos são uma parte permanente do universo de Jornada.”