Por onde anda…..Ronny Cox, o capitão Jellico

Ronny Cox é um ator veterano, que está focando hoje sua energia em outra carreira como cantor-compositor. Ele já gravou vários álbuns e faz turnês constantemente, com sua banda. Cox falou ao Star Trek.com de sua breve participação em A Nova Geração, como Edward Jellico, o capitão que comandou a USS Enterprise-D no episódio “Chain of Command”. 

Ronny Cox sempre gostou de fazer duas coisas como artista: música e teatro. Ele trabalhou em  Deliverance, Forças do Destino,  O Vingador do Futuro, Robocop – O Policial do Futuro, Um Tira da Pesada, Assassinato a Sangue Frio, Stargate SG1, entre outros.

Os fãs de Jornada vão lembrar dele como o Capitão Edward Jellico no episódio duplo de A Nova Geração “Chain of Command” (Cadeia de Comando). O capitão Jellico assumiu o comando da Enterprise-D, enquanto Picard participava de uma missão clandestina, durante a qual Picard foi capturado e torturado pelos Cardassianos. Jellico não sabia exatamente fazer amigos a bordo da Enterprise, criando conflitos com seu Primeiro Oficial, Riker.

Vamos voltar no tempo para 1992, a sexta temporada de A Nova Geração em “Cadeia de Comando”…

“Sabemos que Picard estava sendo torturado pelos Cardassianos, mas praticamente tudo sobre a nave estava entre Riker e Jellico. E eu adorei esse aspecto. Gene Roddenberry não gostava de conflito entre os personagens, por isso meu personagem foi o primeiro a entrar nisso e do tipo que irritava a todos. Eu gostava do aspecto dele. Eu também gostava que ele fosse um cara que seguia estritamente as regras. Adorei quando Picard voltou para a Enterprise no final e Jellico diz: “Aqui está a sua nave de volta, do jeito que você deixou … talvez um pouco melhor.”

Foi o seu papel o resultado de um teste ou um convite, e no papel, o que você achou de Jellico?

“Foi um convite. Eu amei o roteiro. Adorei fazer a série. Eu tenho que te dizer, que eu fiz um monte de coisas na minha carreira, e tenho pessoas na minha família que pensam que essa é a única coisa de algum valor que eu já fiz. (Risos) Eu também tenho uma resposta trivial. Sou um dos poucos atores, que não era regular da série, que teve um registro de capitão em A Nova Geração.”

Alguns fãs acham que ele é muito desagradável …

“Eu sei, e eu nunca o vi como um personagem desagradável. Acho que houve um monte de coisas que ele fez que foram realmente importantes para esse episódio. Troi ter de vestir um uniforme? Dá um tempo! Ela era uma oficial de uma nave e estava correndo por aí com seus peitos saindo? Vou lhe dizer outra coisa que as pessoas podem não saber. Jellico levou os peixes ornamentais (conhecidos como Livingston) para fora da sala do capitão. E aqui está um segredo: Patrick (Stewart) odiava os peixes na sala. Patrick estava sempre querendo tirá-los da sala. Seu ponto de vista é – em um certo ponto bem aceito: “Nós estamos fazendo uma série sobre as espécies do universo, sobre a dignidade de diferentes espécies, e temos uma espécie capturada nadando na sala?” Isso é imoral. Assim, ele nunca quis o peixe lá. Então, visualmente, eu conseguia entender porque os produtores queriam fazer isso. Então, eles tiraram o peixe da sala, foi realmente um tipo de ajuda ao Patrick.”

Pessoas envolvidas com a A Nova Geração foram muito protetoras da cadeira do capitão Stewart. Como todos reagiram ao tê-lo lá? E você trouxe a Jellico muito de sua atitude?

“Todo mundo foi maravilhoso. Eu não poderia ter sido tratado mais cordialmente por todos como fui. E eu não estou dizendo isso para me gabar, mas eu sou conhecido não só como um bom ator, mas como uma das pessoas mais agradáveis ​​do mundo. Eu não acredito na relação dos aspectos mais sombrios de personagens comigo. Quando se termina (a gravação), sou Ronny.”

Você está ciente de que “Cadeia de Comando – Parte Dois” é bem considerada entre os fãs? É geralmente classificado entre os cinco melhores de todos os episódios de A Nova Geração.

“Eu tinha ouvido isso. Sinto-me honrado por isso. Eu adorei fazer Jellico. Como eu disse, eu nunca vi ele como um vilão. Ele era um pouco mais que um osso duro de roer, mas não um vilão. Eu achei que ele lidou com os Cardassianos muito bem e pensei que ele comandava muito bem a Enterprise, embora num estilo completamente diferente de Picard. Mas esse episódio teve muita coisa para ele. Patrick foi brilhante. Assim como Jonathan (Frakes). Assim foi David Warner. E a história era irresistível.”

Já houve conversa de Jellico ser trazido a bordo de novo?

“Sim, houve. E, então, apenas não aconteceu. Você sabe como as coisas são. Todo mundo ficou satisfeito com Jellico e eu teria esclarecido algumas plataformas de trabalho em que mostraria outra vez, mas eu só fiz esses dois (episódios).”

Vamos mudar para o presente, que na verdade tem uma conexão com Jornada. Você filmou recentemente Truth Be Told, um filme de família que vai ao ar em 16 de abril na Fox e foi dirigido por Jonathan Frakes. Por favor, dê-nos uma previsão.

“É uma pequena história maravilhosa definida no Novo México, e estou muito contente de estar aqui filmando no Novo México, que é o meu estado de origem. Eu faço uma espécie de personagem imponente, um fazendeiro muito rico, que é um magnata de negócios e também é dono de emissoras de rádio e televisão. A estrutura da história é que há uma mulher jovem, que está sendo interpretada por Candace Cameron (Bure), que é uma conselheira matrimonial, e David James Elliott é um ex-futebolista. Meu personagem está interessado em mandar fazer um show de aconselhamento matrimonial para a sua estação, e as coisas acontecem a partir daí. Candace e David são o par romântico dele, e eu acho que vai ser muito bom.”

Qual você diria que vem mais naturalmente a você, ator ou cantor?

“Eu acho que ambos são de uma única peça. Eu realmente não posso separá-los. No melhor dos mundos possíveis, eu iria conseguir fazer as duas coisas. Na verdade, eles estão pensando em usar a minha música no filme de TV com Jonathan. O filme é um piloto, por isso, se vamos para uma série, estaria em curso um papel para mim e, espero, uma oportunidade contínua de cantar, também. Mas eu adoro música, música acústica. Provavelmente eu comecei a cantar antes de começar a atuar. Eu estava gravando álbuns quando ainda estava no colégio. Eu gravei no estúdio de Norman Petty em Clovis, Novo México, que é onde Buddy Holly gravou “Peggy Sue” e  The Fireballs gravaram “Sugar Shack”. Consegui meu primeiro filme, Deliverance, porque eu poderia tocar guitarra. Meu segundo grande filme foi Bound for Glory. Esse foi o filme de Woody Guthrie, e assim eu escolhi e cantei nele. Minha primeira série de televisão foi um show chamado  Apple’s Way, e eu cantava uma canção em cada semana.”

“No início de minha carreira todos sabiam que eu era esse ator do Novo México, que também cantava a música. O que aconteceu foi que durante os últimos 25 ou 30 anos eu tive tanto sucesso fazendo caras de autoridade – como Jellico em Jornada, o senador Kinsey em Stargate, ou o Presidente, ou militar, ou o cara de O Vingador do Futuro, RobocopUm Tira da Pesada – que quando as pessoas me vêem com uma guitarra na mão é surpresa para eles.”