Por onde anda….Lee Meriwether?

A atriz Lee Meriwether ficou mais conhecida como a famosa Mulher Gato do filme seriado humorístico Batman: O Homem Morcego, nos anos 60. Ela também fez a Dra. Ann MacGregor em O Túnel do Tempo e, claro, como convidada na série original interpretou Losira no episódio “That Which Survives”. Meriwether completou 76 anos em maio, e conversou com o StarTrek.com falando de seu trabalho dentro e fora de Jornada. Ela também esteve no 45º Oficial Creation Entertainment em Las Vegas.

Vamos começar com Jornada. Como você conseguiu o papel de Losira?

“Eu não tenho idéia. Eu já pensei e pensei sobre isso, e acho que me foi oferecido o papel. Eu não fiz o teste de leitura para ele, eu sei disso, porque eu teria ficado terrivelmente nervosa.”

O que você lembra mais sobre “That Which Survives”?

“Foi extremamente difícil de fazer Losira porque ela era uma imagem computadorizada, mas ela tinha uma alma. Ela tinha sido, quando estava viva, realmente a comandante, maravilhosa e compassiva dos Kalandans e cuidou de seu povo, que você descobre no final do episódio. Ela era tão conflituosa e eu posso te dizer, mesmo todos estes anos mais tarde, tendo interpretado Losira está me ajudando agora, ao fazer  Long Day’s Journey into Night, que estaremos apresentando em um teatro perto em Studio City. Literalmente, você tem que dividir sua mente para  Long Day’s Journey into Night, e é isso que eu tive de fazer, pela primeira vez, quando fizemos Jornada. Eu tinha de matar, mas não queria matar, mas não poderia ser mais dramática. Você não pode telégrafar esse tipo de coisa ou ele vai parecer falso. Assim, fazer Losira foi um grande desafio.”

De volta quando você filmou “That Which Survives” disse a frase agora famosa: “Eu sou apenas … para você”. Isso pareceu para você brilhante ou idiota?

“Oh, eu adorei. Eu adorei. Eu achei que foi perfeito. Foi a forma que a Losira tinha para expressar que o que ela tinha que fazer. “Eu sou … para você e eu devo tocar em você e você deve morrer”. Eu sabia que no entanto eu não queria isso. Foi a linha perfeita para expressar o Yin e Yang. Acho que foi uma linha muito inventiva no diálogo, um script muito inventivo. E eu pensei que a tecnologia que eles usaram foi fascinante. Hoje em dia eles podem fazê-lo assim, porque estamos neste mundo digital. Mas em 1969, quando fizemos Jornada, tiveram que voltar o filme para que eu me tornasse três. Foi simplesmente fantástico, e ainda se sustenta.”

A maquiagem, cabelo e figurino foram certamente inesquecíveis, também …

“Oh, com certeza. Para esse traje, as calças de cintura baixa eram legais e as calças de pijama eram muito legais. Então havia essas grandes calças largas, e você acabava tendo que cobrir o umbigo. Eu tinha essa calça e então, de repente, aqui está este retalho chegando por cima do meu umbigo, e ao redor.”

Estamos sentados aqui em Las Vegas e você subiu ao palco para falar sobre Jornada com milhares de fãs. É surpreendente para você que 42 anos depois de filmar “That Which Survives”, as pessoas ainda querem ouvir você como uma convidada e ter de assinar fotos de você como Losira?

“Eu acho que é maravilhoso. É um crédito para o episódio. As pessoas adoram Jornada e qualquer coisa a ver com a série. Eu não acho que seja necessariamente que eles estão querendo me conhecer ou falar comigo, é mais porque sou parte da história dessa série incrível e esse maravilhoso legado que Gene Roddenberry deu ao mundo. E Jornada é mundial. Eu ainda recebo e-mails de fãs de toda parte. Você usei a palavra “incrível”, e isso é o que é.”

Você teve uma carreira longa e bem sucedida. Será que é correto adivinhar que quando as pessoas te reconhecem elas querem conversar sobre Batman,Jornada , O Túnel do Tempo, Barnaby Jones e All My Children?

“São aqueles (créditos), sim. O que é engraçado é como se tivessem que olhar para mim ou saber como eu sou agora para fazer a conexão ou estar em algo como esta convenção, porque eu pareço totalmente diferente agora. Em Jornada, eu tinha o cabelo escuro e toda a maquiagem, e agora meu cabelo é cinza. Mas uma vez que está claro quem eu sou, as pessoas vão dizer: “Eu amei esse episódio. Lembro-me tudo sobre ele”. Se você me perguntasse em que seriado a maioria das pessoas me reconhecem, provavelmente é Barnaby Jones, o que fiz mais tarde (por várias temporadas).”

Você ainda está atuando, fazendo teatro em Los Angeles, fazendo o personagem recorrente de Ruth Martin em All My Children, e filmes como Cooler próxima comédia. É o amor do ofício, necessidade, ou ambos?

“São as duas coisas. Alguém precisa pagar as contas, especialmente nestes dias. Espero continuar trabalhando direto até o fim. Não é a câmera que eu amo mais que o palco. Teatro sempre foi o meu primeiro amor. É onde eu estou indo. É onde eu queria trabalhar. Eu queria trabalhar com crianças, fazer teatro infantil, lá atrás, quando eu era muito altruísta. Ser capaz de ter uma audiência gratificando seu trabalho é o que eu amo. Não é tanto o aplauso, mas o silêncio de seu interesse. Eles estão ouvindo. Sabem quando você os tem e quando você os perde. Cinema e televisão, a câmera está ali e você tem que trabalhar muito mais duro para não notar e não fazer nada, porque uma câmera apenas amplia tudo que você faz. Então eu amo tudo isso. Eu adoraria fazer mais filmes e na televisão, mas acho que o palco tem algo a ver com eu não estar fazendo muito filme e televisão agora.”

Conte-nos um pouco sobre seus outros projetos futuros.

“Eu fiz um filme chamado Cooler, que é um de baixo orçamento, a coisa de pagamento baixo onde você é um tipo de voluntário do seu tempo. E eu vou estar fazendo Branca de Neve e os Sete Anões novamente para Theatre West, para o nosso Storybook Theatre, em Los Angeles. É para as crianças, e que vai ser divertido. Já fiz isso antes e eu serei a Rainha Malvada. As crianças adoram, é para três a nove anos de idade e muito interativo. Então eles ficam em cima do palco e ajudam e dizem a Branca de Neve: “Ela é a Rainha Malvada”. E é um musical. Então, tentando agir e cantar e lidar com três anos de idade não é fácil. É um desafio, mas é muito divertido. Isso vai ser em outubro. Eu também estou trabalhando na produção de  Long Day’s Journey into Night, e que estará no mesmo teatro. Então, eu estou muito ocupada e muito feliz.”