Entrevista com Brent Spiner

Após um longo tempo afastado da franquia de Jornada, o ator Brent Spiner teve a oportunidade de contracenar com seu colega de A Nova Geração Wil Wheaton (Wesley Crusher) no episódio “The Russian Rocket Reaction”, da divertida comédia The Big Bang Theory. Em entrevista ao StarTrek.com, Spiner falou do episódio, de seus novos projetos e relembrou seus anos no universo de A Nova Geração e Enterprise.

Trabalhar com o elenco de The Big Bang Theory foi algo agradável para Spiner. “Foi divertido”, disse ele. “Eu gostei. É uma série muito engraçada e inteligente, com atores realmente bons e escritores muito talentosos. Por isso, foi um barato estar lá por uma semana. Foi, mal comparando, com o trabalho que eu estava acostumado a fazer em Jornada.”

O fãs podem ver Spiner novamente em um papel futuro na série. “Estou realmente apenas na ponta do show, por isso é muito breve, mas estou esperançoso de que eles venham me trazer de volta mais uma vez, que eu acho que é uma possibilidade real.”

Spiner também apreciou a chance de se reunir com Wil Wheaton mais uma vez, “Foi ótimo trabalhar com Wil”, disse ele. “Eu o vejo muito porque estamos em convenções juntos, mas quando estávamos à espera nos bastidores para fazer a cena, ele disse: – Eu acho que esta é a primeira vez em anos que nós trabalhamos juntos- Ele estava em Nemesis , mas sua cena foi cortada, de modo que não conta. E eu não acho que estava na cena com ele.”

Lembrando seu papel em A Nova Geração, Spiner disse que não teve dificuldades em adaptar um comportamento ao personagem, já que não havia parâmetro desse tipo naquela época, “Eu acho que adptei com bastante rapidez, porque eu percebi muito cedo que não havia realmente nenhum precedente para isto, que eu poderia fazer praticamente qualquer coisa que eu queria e o público iria aceitá-lo ou não. Mas não havia ninguém para dizer: “Oh, não é isso que um andróide iria fazer” ou “Isso não é como um andróide iria se comportar”, porque não havia outros andróides naquele momento na televisão. Mesmo no processo de teste, houve a questão do: – “Devemos interpretar esse personagem como uma máquina, como um robô, ou devemos deixá-lo mais perto de ser uma pessoa?” – E todos nós concordamos, finalmente, que seria realmente tedioso se eu o fizesse como uma máquina e um robô por sete anos. Então, decidimos torná-lo muito mais uma pessoa que estava crescendo em sua humanidade, com o passar do tempo.”

Ao ser perguntado sobre seu episódio favorito na série, Spiner disse não ter preferência, “Eu realmente não olho para a série como episódios. Para mim, foi um episódio de sete anos que passou e assim por diante. Eu só vi os primeiros 20, da primeira temporada, e realmente não assisti nenhum deles depois disso. Eu passei tanto tempo fazendo a série, lendo os scripts e aprendendo as linhas dos diálogos, que pensei que meu tempo seria melhor gasto fazendo algo diferente do que ficar vendo-os. Então, eu realmente não sei. As pessoas vêm até mim e dizem: “Meu episódio favorito foi … “, e eu não sei qual foi o episódio. Se passar a série na televisão e fizermos uma pausa por alguns segundos, eu não tenho lembrança de quais mesmo foram os episódios de Data.”

E quanto a um episódio bem ruim? “Hmm, houve um episódio que nós todos odiamos. Foi logo no início. Não me lembro o nome dele. Não foi aquele onde matamos Denise (Crosby), mas foi aquele em que algum tipo de tribo de pessoas tinha tesão por Denise. Foi um episódio acidentalmente racista. Foi logo no início, no terceiro ou quarto episódio. (Nota do editor – episódio “Code of Honor”, onde mostra um povo alienígena negro de costume bárbaro).

Envelhecimento foi algo que esteve na mente de Spiner, quando ele interpretrou Data de volta em A Nova Geração. “Eu realmente pensava sobre isso no início porque eu não era jovem quando consegui o papel”, disse ele. “Eu estava com 38 quando comecei a fazer Data. Então, ocorreu-me: – “Quanto tempo isso vai durar?” – Eu olhei bem para a minha idade na época, e pensei: – “Se eu fosse dez anos mais jovem, eu poderia fazer isso por 30 anos” – Mas eu não era. Eu estava chegando aos quarenta. E pensei: – ‘Quanto tempo vou parecer aceitavelmente jovem para continuar a fazer este papel?” – Felizmente, durou tanto tempo quanto pode.”

Sobre sua participação em Enterprise, comentou, “Isso foi divertido. Era um grupo bom de pessoas e foi uma grande parte do grupo que eu estava acostumado a trabalhar. LeVar (Burton) dirigiu um dos episódios. Foi um barato. E eu conhecia Scott (Bakula) antes, então foi divertido.”

Outro trabalho de Spiner, recente, é Fresh Hell, uma série nova pela Internet, e descrita pelo ator como uma “situação tragédia”, “É uma comédia, mas também é triste e as entrelinhas de tudo isso é realmente muito séria”, disse ele. “Refere-se a todo mundo agora que está perdendo seu emprego. Em minha mente, há um segundo incidente, um incidente ainda maior, é que eu estou ficando velho. Isso é um incidente que está acontecendo com todos. Elas continuam ficando velhas, como você e são colocadas para fora e consumidas.”

Em sua webserie Fresh Hell, Spiner está tendo um grande momento tirando sarro de si próprio e de Hollywood. “Eu fiz um projeto com um cara chamado Chris Ellis, que é um diretor, quase por acidente”, disse Spiner, explicando como Fresh Hell veio a ser produzida. “Nós acabamos de almoçar e eu comentei isso com ele. Ele achou que era uma idéia muito divertida e disse: – “Deixe-me falar com um amigo meu que é um escritor, Harry Hannigan. Eu acho que ele é o cara perfeito para escrever algo assim.”

Hannigan e Spiner se reuniram e a webserie começou a tomar forma. “Então nos reunimos e começamos a falar a história e as idéias e coisas assim”, disse Spiner. “Harry escreveu, filmamos e pensamos: – “Vamos simplesmente jogá-la na Web e ver se alguém está interessado nela” – Felizmente, conseguimos feedback suficiente para quererem fazer mais. Temos cerca de 200 mil visitas até agora, e por isso estamos fazendo um pouco mais.”

Por que uma webseries? “Eu adoraria estar fazendo isso na televisão, mas ninguém ofereceu-me a minha própria série agora”, disse Spiner. “As pessoas me perguntam: – ‘Por que você está fazendo uma série pela Web?” – Além do óbvio, de que as redes não estão exatamente batendo a porta, a outra resposta óbvia é: – “Por que não?” – A todo mundo eu digo: – “Bem, isso é o futuro”- Em minha mente, na verdade, não é o futuro. É agora. Então é muito divertido em todos os tipos de níveis.”

Para Spiner há mais liberdade na internet, em oposição às emissoras, para esse tipo de produção, “… Não temos qualquer censura”, disse o ator, “Nós não temos ninguém dizendo: – “Você não pode dizer isso ou não pode fazer aquilo” – Nós não vamos cancelar, a menos que decidamos cancelar. E, provavelmente, o aspecto mais divertido é o quanto interativo isso é com um grande público. Nós obtemos feedback imediato de todo o mundo. Não é como colocarmos para treze semanas ou qualquer coisa assim e vermos se podemos obter uma venda para outro país. É em todo o mundo, logo que você possa disponibilizá-lo.”

Além Fresh Hell, Spiner tem estado trabalhando em outros projetos. Recentemente, ele teve um papel de convidado em um episódio da série Alphas para SyFy. Spiner também dará sua voz ao vilão Curinga do desenho animado Young Justice.

Fonte: TrekWeb e TrekToday.