A remasterização de A Nova Geração, Parte I

Na próxima semana a série A Nova Geração começa a sua celebração do 25º aniversário com o lançamento de “Star Trek: The Next Generation – The Next Level” em Blu-ray. o site TrekMovie conversou com o casal de veteranos designers Mike e Denise Okuda para obter mais informações sobre como está sendo trazida a série para o formato HD.

Para este projeto, qual é o papel de vocês e como ele difere de quando vocês trabalhavam na remasterização da série original?

Mike Okuda: “Na série original remasterizada eramos os produtores criativos junto com Dave Rossi. Aqui estamos como consultores para a CBS e estamos lidando com efeitos visuais, mas também estamos ajudando-os numa base global.”

Tem havido muita discussão e, talvez, alguma confusão, de como o projeto de recriar A Nova Geração difere da remasterização da série original. Você pode comparar e contrastar os dois?

Mike Okuda: “No seu coração, eles são muito semelhantes. Que é levar o filme de maior qualidade e apresentá-lo na melhor qualidade possível. No que diz respeito aos efeitos visuais, há uma diferença substancial. Com a série original, os  elementos do filme original não estavam disponíveis – apenas os compósitos. E assim por digitalização em HD não parecia tão bom porque o estado das impressoras de arte óptica na época tinha limitações. Para A Nova Geração, a Paramount carinhosamente preservou praticamente todos os elementos do filme, por isso é possível re-compositar os efeitos visuais – assim chegando muito próximo à filmagem original.”

Denise Okuda: “Estamos realmente muito impressionados com o arquivamento que se passou na Paramount e agora com o pessoal da CBS, encontrando todos os elementos do filme. Foi uma caça ao tesouro e até agora estamos muito satisfeitos.”

Então, em certo sentido, é um tanto mais complicado e menos complicado.

Mike Okuda: “Para a série original, basicamente, você leva o pedaço de negativo e digitaliza-o. Considerando aqui que o negativo da câmera original nunca foi cortado, então todas as peças têm de ser digitalizadas e remontadas. Essa parte dela é extremamente mais complicado.”

Mas com os efeitos, basta encontrar a foto original e digitalizar, tornando um pouco mais fácil.

Mike Okuda: “Eu odeio usar a palavra “apenas”, porque ainda é uma quantidade muito grande de trabalho. A Nova Geração deu muito trabalho no controle de movimento de arte e alguns surpreendentes compósitos de tela azul. Assim, reconstruir-los de uma forma que corresponda ao visual e ao sentimento do original não é uma tarefa trivial. “The Next Level” foi um projeto enorme, enorme. Havia mais de 200 tomadas de efeitos em “Encounter at Farpoint”.”

Com relação aos efeitos originalmente feitos no vídeo – como phasers, os fótons, transportadores – estão todos sendo refeitos em CG?

Mike Okuda: “Ao longo da série, muitas técnicas diferentes foram utilizadas. Por exemplo, para alguns phasers e fótons foram dos elementos do filme, os outros foram puramente criações de vídeo. Por exemplo, a bela filmagem de Deneb IV (“Encounter at Farpoint”) era na verdade uma pintura fosca feita pela Industrial Light and Magic, e que foi feito no filme. O planeta está parecendo muito morto com o que foi feito na foto original. Considerando que, em “Sins of the Father”, o planeta só existia na resolução de vídeo, e assim Max Gabl da CBS Digital realmente fez um novo planeta.”

Falando em “Sins of the Father”, eu notei que a cena de abertura da Enterprise e da nave Klingon parecia um pouco diferente. Foi gerado por computador? E como você escolheu quando usar uma versão CGI da Enterprise ou das outras naves?

Mike Okuda: “Praticamente todos as filmagens da nave são os elementos do filme original. Ocasionalmente, um elemento de filme não vai ser encontrado ou não poderá ser usado por qualquer razão técnica. Nesse caso particular, que não era uma Enterprise de CG, era na verdade uma nova pintura fosca. No entanto, eles têm uma Enterprise digital, porque sabemos que será necessário em algum ponto.

Notei também que os 13 segundos em “Sins of the Father” tiveram de ser aumentados, porque o elemento filme original não pôde ser encontrado. Então isso vai ser extremamente raro, ou ocorrerá por um dos quatro episódios?

Mike Okuda: “Até agora tem sido extremamente raro, mas isso vai acontecer.”